sexta-feira, 29 de junho de 2012


FESTA DAS NAÇÕES
Um projeto sociocultural em defesa da vida e pela prevenção das drogas


UM MUNDO SEM DROGAS É POSSÍVEL

Por Pe. Marcus Alexandre Mendes de Andrade, C.M.

DROGAS
São definidas como toda substância, natural ou não, que modifica as funções normais de um organismo. Também são chamadas de entorpecentes ou narcóticos. A maioria das drogas é produzida a partir de plantas (drogas naturais), como a maconha, que é feita com Cannabis sativa, e o ópio, proveniente da flor da Papoula.
Outras são produzidas em laboratórios (drogas sintéticas), como o Ecstasy e o LSD. A maioria causa dependência química ou psicológica, e pode levar à morte em caso de overdose. Existem exames médicos que conseguem detectar a presença de várias drogas no organismo – são chamados de exames toxicológicos.
As pessoas que tentam abandonar as drogas podem sofrer com a síndrome de abstinência, que são reações do organismo à falta da droga.

Pesquisa da UNESP (Universidade Estadual de São Paulo):
1/3 dos usuários de drogas irá morrer. Desses, 85% terão morte violenta.
1/3 consegue cura e 1/3 terá lesões pelo resto da vida.

Drogas naturais
Maconha, ópio, psilocibina (substância encontrada em fungos e cogumelos, a psilocibina tem como principal efeito as alucinações);
DMT - dimetiltriptamina(principal consequência do seu consumo: perturbações no sistema nervoso central);
cafeína (estimulante mais consumido no mundo – está no café, no refrigerante e no chocolate);
cogumelos alucinógenos.

Drogas sintéticas
Anfetaminas: seu principal efeito é o estimulante.
Ecstasy: droga altamente alucinógena, causa forte ansiedade, náuseas, etc.
LSD: outro poderoso alucinógeno que causa dependência psicológica.
Metanfetamina: era utilizada em terapias em muitos países, mas foi banida pelo uso abusivo e consequências devastadoras da droga.

Drogas semi-sintéticas
Heroína: uma das drogas mais devastadoras, altamente viciante.
Cocaína e crack: a cocaína é o pó produzido a partir da folha de coca, e o crack é a versão petrificada dessa droga.
Morfina: é uma droga utilizada principalmente para o alívio de dores em todo o mundo. Também causa dependência química nos seus usuários.
Merla: droga produzida a partir da pasta de coca.

DEPENDÊNCIA
É o desejo de consumir determinadas drogas continuamente. Caracterizada pelas alterações físicas e mentais, causando dificuldades para o usuário, quanto ao seu controle ou a sua abstinência.

Dependência física
Consiste em uma adaptação fisiológica do corpo à droga. O corpo desenvolve uma constante necessidade da droga. Caso ela não seja ministrada, surgirá um conjunto de reações orgânicas conhecidas como síndrome da abstinência.

Dependência psicológica
Acontece quando a pessoa imagina que, para se sentir bem, ou até mesmo sobreviver, ela precisa da droga. Consequentemente, o abandono da droga vai se tornando difícil.

Dependência extrema (tolerância)
Acontece quando, pelo uso contínuo, o organismo do indivíduo vai adquirindo mais resistência à droga, obrigando-o a tomar quantidades maiores, para obter os mesmos efeitos de antes.

RAZÕES DO CONSUMO DE DROGAS
Desejo ou suposição de que elas podem resolver todos os problemas;
Autoafirmação;
Influência de amigos para experimentá-las;
Fácil acesso às drogas, socialmente aceitas, como o álcool e o fumo;
Falta de orientação dos pais e dos familiares;
Incompreensão dos pais e falta de diálogo;
Distúrbios familiares, desajustamento entre os pais ou separação;
Falta de religiosidade;
Medo de não dar conta de ficar sem.

CONSELHO AOS PAIS
            Não tenham em casa bebidas alcoólicas, cigarros e, sobretudo, não bebam nem fumem perto ou longe de seus filhos. Não conservem em casa, ao alcance e visão das crianças, qualquer tipo de medicação, líquida ou em comprimidos, evitando a ingestão dos mesmos, por qualquer motivo, na presença dos filhos.
            A complexidade do problema das drogas é grande e, se quisermos impedir que nossos filhos tenham contato com as drogas, não temos alternativa senão ensinar-lhes como conviver com o problema e, se necessário, no momento certo, dizer-lhes não.
            O problema das drogas é muito mais grave porque atinge a saúde, as atividades sociais, morais e intelectuais do indivíduo. Torna-se ainda mais chocante quando consideramos que as vítimas desse mal não são somente os adultos, mas principalmente jovens, adolescentes e crianças.

Texto: Rotary Clube Uberaba Norte
Realização: Paróquia Nossa Senhora da Medalha Milagrosa, Delegacia de Polícia Civil, Escolas Estaduais e Particulares e Grupo Amor Exigente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário