sábado, 30 de junho de 2012


UMAS & OUTRAS/EneirManna/Campina Verde
Recursos próprios – Diante da falta de ação da prefeitura de Campina Verde, produtores da região conhecida por “Três Antas” próximo ao distrito de Honorópolis se uniram para custear a contratação de uma máquina para recuperar estrada que dá acesso às suas propriedades.
Segundo os produtores rurais, Heli José e Luiz Carlos “Pacote”, após tentarem, sem êxito, que a prefeitura realizasse a recuperação da estrada, alguns produtores rurais resolveram contratar, com recursos próprios, um trator, uma pá carregadeira e um caminhão para executar a recuperação da estrada que estava praticamente intransitável.
Ainda de acordo com eles, a atitude da comunidade foi tomada pela demora do governo Municipal em realizar as obras prometidas.
“O prefeito anuncia obras e mais obras no município, mas na nossa região essas obras nunca chegaram”, afirmaram eles.

Lixão 2 – A Prefeitura Municipal de Campina Verde continua jogando lixo de forma irregular, já que isso foi conferido pela reportagem, desta vez às margens da rodovia MG-497, próximo a Escola Municipal Agrícola.
O caso do lixão no município é antigo e chegou ao conhecimento do Ministério Público Estadual (MP), no ano de 2006, o qual ajuizou uma Ação Cível Pública tendo o município na ocasião manifestado o desejo de solucionar o problema ambiental, desapropriando terreno a 2 km da zona urbana com o objetivo de implantar o aterro sanitário, aguardando a liberação da área, mediante autorização a ser expedida pelo órgão ambiental competente.

Lixo em energia – Já em junho de 2011 o município informou que realizou audiência pública para discutir a implantação de uma parceria público-privada, para a transformação do lixo em energia.

Só no papel – Conforme o MP, apesar da municipalidade, na ocasião, manifestar o desejo de solucionar o grave problema ambiental e de saúde pública causado pela coleta e deposição de lixo domiciliar e hospitalar em local inadequado e sem qualquer cautela, o que se vê na realidade, é algo bem diferente já que o problema continua.

Burocracia/ Burrocracia? – Ainda de acordo com o Ministério Público, enquanto o município apresenta justificativas de ordem burocrática para explicar o descumprimento da ordem judicial, o problema ambiental se agrava.


Fato – E o desrespeito ao meio ambiente e à ordem judicial continuam, já que em data muito recente esta reportagem pôde conferir através das fotos que ilustram, um caminhão da municipalidade despejando lixo no referido local, mesmo após despacho proferido pelo Ministério Público em março de 2012, requerendo que o Município fosse imediatamente obrigado a providenciar outro local, ainda que improvisado, para depositar o lixo urbano, em condições mínimas de segurança, higiene e respeito ao meio ambiente até a solução definitiva do problema, sob pena da incidência de multa cominatória prevista anteriormente.

Inaugurações – Diante de tantas inaugurações anunciadas nos últimos dias, leitores inconformados nos enviam questionamentos e material fotográfico de locais aonde as obras não chegam. Não bastasse a “novela” da Rua 30 que há mais de um ano vem causando transtornos aos moradores com o famoso tapa-buracos, que qualquer chuvinha destrói outros locais também necessitam com urgência de reparos e manutenção.

Escondido? – É o caso da Praça da Matriz que recebeu recapeamento de parte da via recentemente, mas somente na porta da Igreja. Nas imediações a situação é de calamidade conforme ilustra a foto.

Publicidade Institucional – O Poder Público tem que dá publicidade dos seus atos, mas não fazer propaganda, ou seja, vender uma imagem beneficiar-se em cima das obras públicas. Lamentavelmente, tem sido prática corriqueira no âmbito da Administração Pública de diversas unidades federativas a publicidade institucional efetuada em desacordo com a prescrição constitucional, seja porque o dinheiro público é utilizado para autopromoção pessoal do governante de plantão – e essa autopromoção é feita diretamente ou de modo dissimulado – seja porque o dinheiro público é utilizado para publicidade oficial que nada tem de educativa, informativa ou de orientação social.

Espaço aberto – Neste  espaço procuramos reproduzir as informações, sugestões e diversas manifestações que nos chegam de nossos leitores. As opiniões e sugestões são sempre bem-vindas, para que possamos melhorar nosso trabalho!

*** “A liberdade de expressão é um direito fundamental consagrado na Constituição Federal de 1988, no capítulo que trata dos Direitos e Garantias fundamentais e funciona como um verdadeiro termômetro no Estado Democrático. Quando a liberdade de expressão começa a ser cerceada em determinado Estado, a tendência é que este se torne autoritário. A liberdade de expressão serve como instrumento decisivo de controle de atividade governamental e do próprio exercício do poder. O princípio democrático tem um elemento indissociável que é a liberdade de expressão, em contraposição a esse elemento, existe a censura que representa a supressão do Estado democrático. A divergência de idéias e o direito de expressar opiniões não podem ser restringidos para que a verdadeira democracia possa ser vivenciada”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário