domingo, 24 de junho de 2012


UFU divulga nova data para vestibular cancelado

Segundo o reitor Alfredo Júlio, um inquérito administrativo já foi instaurado para averiguar o envolvimento do funcionário no vazamento das questões

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) vai confirmar, no final da manhã desta segunda-feira (25), as datas para realização das novas provas do processo seletivo do segundo semestre (2012-2). O cancelamento dos exames anteriores, aplicados nos dias 2 e 3 de junho, a primeira fase, e a segunda fase no sábado (23), foi comunicado neste domingo (24) pelo reitor da instituição, Alfredo Júlio Neto, durante coletiva na sede da Polícia Federal de Uberlândia. Segundo Alfredo Júlio, as novas provas de múltipla escolha deverão ser aplicadas na segunda quinzena de julho, provavelmente nos dias 14 e 15.
Na noite deste sábado, o vazamento de 20 questões das duas fases a uma aluna de um curso intensivo pré-vestibular foi confirmado pela Reitoria da UFU, o Ministério Público Federal (MPF) e a Polícia Federal (PF), que cumpriu mandado de busca e apreensão na casa da suspeita, no início da manhã de hoje.
Surpreendida pelos policiais federais, a candidata a uma vaga no curso de Medicina, que já é graduada no curso de Enfermagem da UFU, confessou que havia recebido de um funcionário da instituição cópias das provas de múltipla escolha, no início do mês, e das questões discursivas, que estavam programadas para sábado e ontem.
O procurador federal Cléber Eustáquio Neves afirmou que o MPF foi alertado pela direção do curso pré-vestibular no último dia 6, três dias depois da realização da primeira etapa, porque os professores do cursinho desconfiaram das perguntas que a candidata fazia em sala de aula. Com a realização do primeiro dia de provas discursivas, no sábado, confirmou-se a suspeita de que a enfermeira teve acesso às provas das duas etapas do vestibular da UFU.
De acordo com o delegado Ricardo Ruiz da Silva, a PF vai investigar se as cópias das provas foram comercializadas pelo funcionário da UFU. “A suspeita está colaborando com as investigações e, por isso, não houve necessidade de efetuar sua prisão. O funcionário da UFU pode ser punido pelo crime com uma pena de dois a seis anos de reclusão, que podem ser acrescidos em 1/3, por se tratar de um servidor público federal”, disse o delegado.
O reitor Alfredo Júlio afirmou que um inquérito administrativo já foi instaurado para averiguar o envolvimento do funcionário no vazamento das questões. “Não houve ação esquematizada de uma quadrilha, com a intenção de fraudar o vestibular da UFU. O servidor trabalhava na impressão das provas de vestibular há mais de 10 anos e acreditamos que ele seja amigo da candidata que teve acesso às questões. Segundo o regimento interno da UFU, o funcionário pode até ser demitido”, afirmou Alfredo Júlio.
Candidatos terão que reiniciar processo - Com o cancelamento das duas etapas do vestibular da UFU, todos os 17.086 candidatos já inscritos serão obrigados a reiniciar o processo, independentemente da nota que obtiveram na primeira fase. Segundo o reitor, a UFU consegue elaborar novas provas de múltipla escolha, para a primeira fase, no prazo mínimo de 15 dias. Por conta disso, a nova prova deve ser aplicada nos dias 14 e 15 de julho.
Na primeira fase do processo seletivo, realizada nos dias 2 e 3 de junho, a UFU ofertou 1.534 vagas em 43 opções de cursos. Medicina (com 139,6 candidatos por vaga), Engenharia Civil (27,1) e Direito noturno (22,4) foram os cursos mais procurados pelos vestibulandos.
Com o cancelamento do vestibular, muitos estudantes se reuniram na porta da reitoria para pedir mais esclarecimentos e saber quais serão as próximas medidas que serão tomadas pela universidade quanto ao vestibular. Os candidatos carregam faixas com dizeres: “UFU virou circo, mas os vestibulandos não são palhaços” e “Vergonha UFU”.
Fonte: Jornal Correio de Uberlândia

Nenhum comentário:

Postar um comentário