quinta-feira, 5 de maio de 2011

Celebração de missa marca início da safra na Usina BP Biofuels em Campina Verde

A BP Biofuels que no início do mês de março, concluiu a aquisição do controle majoritário da produtora brasileira de etanol e açúcar Companhia Nacional de Açúcar e Álcool (CNAA)
Uma missa celebrada na tarde da última terça-feira (03/05), pelo pároco Pe. João Donizete Dombroski, marcou o início da safra da cana-de-açúcar 2011/2012, na Usina local agora pertencente à empresa BP Biocombustíveis Brasil, setor sucroenergético brasileiro da petrolífera britânica British Petroleum (BP).

Com a presença do Presidente da BP Biocombustiveis Brasil, Mario Lindenhayn, que fez pronunciamento agradecendo a presença de todos, especialmente aos funcionários da empresa, e esclarecendo na oportunidade, sobre a recente aquisição, concluída no mês de março, do controle majoritário pela BP Biofuels, da produtora brasileira de etanol e açúcar CNAA (Companhia Nacional de Açúcar e Álcool).
O valor do negócio, o mesmo anunciado quando o acordo foi fechado, em março, permite que a empresa adquira 83 por cento das ações e refinancie 100 por cento das dívidas de longo prazo da CNAA.
A partir de então, a BP é responsável pela operação de duas usinas de etanol em funcionamento, localizadas em Ituiutaba e em Itumbiara-GO, constando também da operação, o empreendimento em desenvolvimento em Campina Verde, denominado projeto greenfield que deve estar operando na safra 2012/13.
As duas usinas já prontas da CNAA têm capacidade de processamento instalada de 2,5 milhões de toneladas de cana por ano. O objetivo da BP, de acordo com Mario Lindenhayn é expandir essa capacidade para 5 milhões de toneladas no médio prazo para cada uma das unidades. “A capacidade combinada de moagem das três usinas, quando em plena operação, está estimada em 15 milhões de toneladas de cana-de-açúcar por ano”, informou ele.
"A conclusão deste acordo é mais um passo no fortalecimento da atuação da BP no setor sucroenergético brasileiro, uma vez que a CNAA apresenta ativos de qualidade, localizados estrategicamente e com boas práticas de gestão", afirmou o presidente.  
Os planos da BP incluem a construção de unidades de produção do combustível biobutanol vinculadas às usinas da CNAA. O biobutanol é um combustível renovável que pode ser produzido com cana-de-açúcar. Foi desenvolvido pela BP em uma joint venture feita com a DuPont, chamada Butamax, para ser usado como substituto para os combustíveis fósseis.

Fotos: Sidney José Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário