quinta-feira, 26 de outubro de 2017

IFTM Campina Verde promoveu Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - Campus Avançado Campina Verde realizou pela primeira vez a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia dos dias 23 a 25 .



Aconteceu nos dias 23, 24 e 25 de outubro a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). O evento ocorreu em todo Brasil e pela primeira vez ele aconteceu também no Campus Avançado Campina Verde e teve como tema central o mesmo escolhido pela SNTC, “A matemática está em tudo”. No escopo das atividades ocorreu palestras, oficinas e mesas redondas que teve como abordagem a temática do ensino da matemática, bem como sua aplicação nas áreas de informática, administração e agropecuária. 
Na abertura, aconteceu a apresentação do coral de Libras, comandado pela intérprete de Libras do Campus Avançado Campina Verde, Angelita Barbosa Martins e a palestra ministrada pelo professor Vanderlei Balbino da Costa, da Universidade Federal de Goiás (UFG), intitulada “A função das tecnologias assistivas no processo de inclusão escolar no ensino da matemática para pessoas com deficiência”. 

Ainda no primeiro dia do evento houve a palestra do professor Gleidson Acácio dos Reis que teve como abordagem as mudanças de paradigma do mercado: novos e velhos desafios. As atividades do primeiro dia do evento foram finalizadas com diversas oficinas e mini-cursos, sendo que se destacou a oficina sobre robótica, ministrada pelo Professor Firmiano Alexandre dos Reis Silva, do IFTM Campina verde; o mini-curso intitulado “Aproveitamento de resíduos orgânicos na agricultura: compostagem”, ministrado pelo Professor Henrique Gualberto Vilela Penha, do IFTM Uberlândia e a oficina de Libras, ministrada pelos intérpretes Angelita Barbosa Martins, do IFTM Campina Verde, Fernando da Rocha Silva e Simone Machado da Silva, ambos da Universidade Federal de Goiás (UFG) - Regional Jataí. Além desses profissionais, também participou da oficina o Pedagogo Edimilson Pereira Almeida, como colaborador.
A programação do segundo dia foi composta pela mesa redonda que tratou da relação da matemática com as profissões, composta pelos professores Vanderlei Balbino da Costa e a Professora Valença Faria, de Campina Verde além de palestra “Resultados financeiros com aplicação de drones na agricultura”, proferida por Luís Fernando Camarim da Fonseca, engenheiro agrônomo e Supervisor do Departamento de Agricultura de Precisão da Cooperativa de Produtores Rurais - COOPERCITRUS, com sede em Bebedouro/SP, bem como as oficinas que continuaram durante todo evento.
O terceiro dia foi marcado por uma mesa redonda composta por egressos dos cursos do IFTM  que abordaram as realidades atuais das profissões no mercado de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário