terça-feira, 17 de outubro de 2017

Cidade de Prata sediou manifesto nacional nesta segunda-feira (16)
O manifesto "SOS Leite – Balde Cheio, Bolso Vazio" foi organizado pelo Núcleo dos Sindicatos Rurais e Fecoagro Leite Minas

O manifesto do leite aconteceu nesta segunda-feira (16) pela manhã no parque de exposições Virgília Galassi, na cidade de Prata. O manifesto ocorreu em meio a uma das maiores crises da história do setor. Na terça-feira (10) da semana passada o Ministério da Agricultura suspendeu a importação de leite em pó do Uruguai.
O evento começou às 09h e mais de 1.000 produtores aproximadamente compareceram, ocasião em que esteve presente também o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, além de dezenas de autoridades e lideranças do setor. 
Com o lema "SOS Leite - Balde Cheio, Bolso Vazio" o objetivo do movimento foi alertar as autoridades sobre o risco de se aprofundar ainda mais a crise no setor leiteiro. Eles entregaram uma carta com reivindicações ao Ministro da Agricultura.
"As importações estão refletindo negativamente no preço do leite. Com a suspensão anunciada pelo ministro, acreditamos que o preço interno do leite volte a reagir em breve. Mas essa medida precisa ser mantida por um longo período para que essa reação positiva aconteça. Também precisamos de políticas públicas de estímulo ao consumo interno do leite no Brasil. O Produtor de leite precisa se unir. Só assim seremos mais fortes e conseguiremos melhores condições para desenvolvimento da pecuária leiteira do Brasil." disse o presidente da Girolando, Luiz Carlos Rodrigues.
Confira algumas imagens do evento:
sos leite
Público presente no SOS Leite 
Blairo Maggi e outras autoridades presentes no SOS Leite
sos leite
Manifesto SOS Leite sos leite
sos leite
As políticas para o setor leiteiro que foram cobradas no evento são: 
1 - Os produtores de leite e sua cooperativas dizem não às importações desleais e predatórias (formalização de acordo com o Uruguai), não às fraudes, não à reidratação do leite em pó para a fabricação de leite para o consumo direto;
2 - Utilização de produtos lácteos nacionais nas compras governamentais; 

3 - Desoneração da cadeia. 

Pleitos do sistema sindical rural e das associações de produtores: 1 - Investigar práticas de formação de cartel, por parte da indústria de laticínios, na formação de preços pagos aos produtores;
2 - Exigir que as indústrias de laticínios informem com antecedência o preço a ser pago pelo leite (até o penúltimo dia de cada mês, as indústrias deverão informar o preço a ser pago pelo leite entregue no mês subsequente).
Pleitos da FECOAGRO Leite Minas: 1 - Liberação do crédito PIS/COFINS e/ou sua utilização como garantia para linhas de crédito às cooperativas;
2 - Disponibilização de linhas de crédito emergencial e de longo prazo às cooperativas de leite. 

Dever de casa: 
1 - Promoção institucional do leite e seus derivados;
2 - Coordenação da cadeia de leite e derivados. 

Com informações e fotos: Assessoria de Imprensa do evento, da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando e da Equipe MilkPoint. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário