sábado, 1 de dezembro de 2012


Campina Verde – Cidade mais uma vez foi beneficiada pela Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele
  Campanha alerta sobre os riscos de câncer de pele

 A médica dermatologista Carolina Dantas que atendeu de forma voluntária em Campina Verde por ocasião da 14ª Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele.

O excesso de exposição ao sol leva ao risco real de câncer de pele. Tanto que a cada ano se intensificam as campanhas de combate a este tipo de doença, com o objetivo de tentar reduzir o número de casos, que só faz aumentar.
É com o objetivo de colaborar para a mudança deste quadro que, pelo quarto ano consecutivo, a médica dermatologista, Carolina Dantas disponibilizou de forma voluntária, mais um dia de atendimento em Campina Verde, aderindo a Campanha Nacional do Câncer de Pele, sob a orientação da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
A campanha que é realizada em 23 estados brasileiros e no distrito federal simultaneamente, sob a orientação da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), privilegiou a cidade de Campina Verde através da iniciativa da médica paulista, Carolina Dantas que faz parte da Sociedade Brasileira de Dermatologia e é sócia-proprietária do Instituto de Estética “Harmonia”, localizado em Sorocaba-SP e que teve o incentivo desde o primeiro ano, do presidente do Sindicato Rural e membro da Loja Maçônica desta cidade, Rondon Paulo.
Na ocasião da primeira campanha em Campina Verde, Rondon Paulo teve conhecimento desta ação através da médica Carolina Dantas e solicitou a ela a possibilidade de incluir a cidade no rol de atendimentos.
“Asseguramos o nosso compromisso de incluir o município na campanha, visando beneficiar principalmente pessoas carentes, pois a prevenção do câncer da pele não é tão difundida entre a população. Para a inclusão na campanha é necessário que se faça uma ação antecipada, já que a Sociedade Brasileira de Dermatologia fornece material de apoio para a realização do evento, portanto é preciso que algum médico dermatologista demonstre o seu interesse em atuar de forma voluntária no atendimento aos pacientes e foi o que fizemos e tivemos êxito em conseguir a inclusão do município de Campina Verde numa campanha que é realizada a nível nacional, apesar de que no estado de Minas, realizam a campanha somente as cidades de Alfenas, Belo Horizonte, Barbacena, Campina Verde, Juiz de Fora, Patos de Minas e Uberlândia”, contou ela.
De acordo com Carolina Dantas, a 14ª Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele realizada em Campina Verde atendeu 66 pessoas, das quais 20 foram encaminhados para a cidade de Barretos por suspeita de câncer de pele e outras 15 foram encaminhadas para a cidade de Uberlândia para tratamento de lesões pré-cancerígenas, ou seja, mais de 50% dos pacientes tiveram encaminhamento externo o que mostra a importância do diagnostico precoce, ressaltou.
O atendimento que teve duração de aproximadamente seis horas contou com a colaboração de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde local, os quais já haviam realizado um trabalho prévio de triagem dos pacientes a serem atendidos para minimizar a demanda.
”O câncer de pele é o mais frequente no corpo humano e possui alta incidência na nossa região, por causa do clima. No entanto, apresenta elevados percentuais de cura se for detectado precocemente. Por isso, é essencial conscientizar sobre os riscos e a importância da prevenção”, explica a dermatologista.
Quanto aos meios de prevenção a médica explica que “o uso de bonés, roupas, sombrinhas e filtros solares adequados ainda são os principais meios de proteção contra os raios solares e, consequentemente, contra o câncer de pele. A doença é causada, principalmente, pelos raios ultravioletas, que penetram na pele e provocam o crescimento descontrolado das células.
Como a incidência dos raios ultravioletas está cada vez mais agressiva em todo o planeta, as pessoas de todos os raças e tipos devem estar atentas e se protegerem quando expostas ao sol.
As pessoas que têm maior risco são as pele clara, sardas, cabelos claros ou ruivos e olhos claros. Além destes, os que possuem antecedentes familiares com histórico da doença, queimaduras solares, incapacidade para bronzear e pintas”, explicou a médica Carolina Dantas.
Ao finalizar a entrevista, Carolina Dantas ressaltou sua satisfação em prestar o atendimento mais uma vez em Campina Verde, dizendo que, “estou orgulhosa de ter participado da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele, em Campina Verde, por mais um ano, onde, de certa forma não foi uma ação fácil, já que tive que deslocar de longe para vir realizar o atendimento, mas é um ato muito gratificante em minha profissão, pois além de cumprir um compromisso assumido tenho consciência de que estou contribuindo e agindo ativamente na luta contra a doença nesta cidade. Pessoas que realmente necessitavam tiveram atendimento e foram orientadas e conscientizadas sobre a importância da foto-proteção e, quando necessário, foram encaminhadas, através do município para tratamento gratuito. A nossa missão mais uma vez foi cumprida, o que se fez possível graças a este incentivo incondicional de nosso amigo Rondon Paulo. Gostaria de agradecer ainda aos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Campina Verde que estiveram participando e colaborando no atendimento, pois sabemos que foi uma participação voluntária os quais de forma solidária estiveram auxiliando de forma efetiva para que a campanha pudesse acontecer”, finalizou ela.
 A médica Carolina Dantas juntamente com profissionais da saúde desta cidade que estiveram participando da campanha

Nenhum comentário:

Postar um comentário