quinta-feira, 26 de janeiro de 2012


Vacina que protege contra sete doenças de uma só vez será fabricada em Minas
A previsão é de que a imunização comece a ser feita pelo SUS em cinco anos.
Foi assinado no último dia 18, em Brasília, um acordo entre o Ministério da Saúde e três laboratórios públicos brasileiros, que autoriza Minas a fabricar uma vacina que protege contra sete doenças, de uma só vez.
O ministro Alexandre Padilha esteve reunido com os presidentes da Fundação Ezequiel Dias, o Instituto Butatã de São Paulo e também a presidência da Fundação Oswaldo Cruz, do Rio de Janeiro.
A expectativa do governo federal é de que a vacina esteja disponível para o Sistema Único de Saúde (SUS) nos próximos cinco anos. Ela trará proteção contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, poliomielite ou paralisia infantil e dois tipos de meningite.
O farmacêutico bioquímico da Funed, Homero Jackson de Jesus Lopes, explicou detalhes deste acordo.
"Essa vacina já existe no mercado internacional. O Ministério está preocupado em facilitar a logística de aplicação na população brasileira atendida pelo SUS. Então, se você pode, com uma dose única, agrupar sete vacinas, você facilitará toda a logística de imunização das nossas crianças.", disse.
Quanto aos riscos, ele afirmou que é uma questão de tempo para que os testes sejam realizados.
"Isso só será disponibilizado após todos os testes serem realizados. Precisamos desse tempo todo para o desenvolvimento, fazer os testes clínicos para, realmente, dentro de cinco anos, estarmos em condições de aplicarmos essa vacina na população.", finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário