domingo, 10 de março de 2013

Região - Polícia Federal intercepta avião com 457 Kg de cocaína e uma pessoa morre durante o confronto com policiais

Sete foram presos e um foi morto durante abordagem em Indianópolis-MG e a polícia ainda procura parte da quadrilha.

Segundo a polícia, suspeitos descarregavam drogas trazidas da Bolívia.
Foram apreendidos 457 kg de pasta base de cocaína 

A Polícia Federal de Uberlândia e Uberaba procura parte da quadrilha de traficantes identificada na tarde de sábado (9), na zona rural de Indianópolis-MG. Cidade localizada a 50 Km de Uberlândia.  Segundo o delegado Daniel Ladeira Carvalho, uma pessoa conseguiu fugir com grande quantidade de drogas e armas antes da abordagem dos policiais, que resultou na morte de um suspeito e prisão de outros sete homens, além da apreensão de 457 kg de pasta base de cocaína e duas caminhonetes, sendo uma dela modelo Pick-up saveiro branca que estava carregada de galões de combustível para reabastecer o avião. Outro veículo, Pick-up, também de cor branca, conseguiu evadir do local.
O delegado informou que a operação teve início na madrugada de sábado (09/03), depois de uma denúncia anônima dizendo que haveria entrega de drogas na região. Como a área de plantação de canavial é extensa, policiais federais e militares de Uberaba, Uberlândia e região fizeram um cerco. “Um avião pousou no local, fez o descarregamento e decolou em seguida. Foi quando localizamos o ponto exato”, disse o delegado.
Avião foi abordado em um canavial na zona rural de Indianópolis/MG 
Em seguida os policiais abordaram os envolvidos da quadrilha, que estavam na pista de voo. Sete homens foram presos, sendo seis de Uberlândia e um de Nova Ponte. De acordo com o delegado, todos têm passagem por tráfico de drogas, roubo e porte ilegal de arma. Eles foram levados para o presídio Professor Jacy de Assis, em Uberlândia.
Algum tempo após as prisões, os bandidos disseram que chegaria outra aeronave carregada com pasta base de cocaína, que provavelmente tenha saído da Bolívia. Policiais se deslocaram novamente para o local e quando o piloto pousou na pista e avistou os policiais, ele tentou arremeter a aeronave contra os mesmos, houve troca de tiros e o homem ficou ferido e morreu no local.
O corpo foi levado para o IML de Patrocínio e foi identificado como Renato Antônio de Biasi, 56 anos, de Lençóis Paulista (SP).
Segundo o delegado, outros envolvidos na quadrilha teriam fugido com a carga da primeira aeronave que pousou na pista. Há suspeita de que um carro possa estar escondido na região com mais drogas e armas. Ainda de acordo com a Polícia Federal, a aeronave usada pelos traficantes é modelo Sêneca e foi avaliado em mais de R$ 1 milhão.
A operação que teve início pela Polícia Federal de Uberaba contou com a participação de federais de Uberlândia e ainda com o apoio de guarnições da Polícia Militar de toda região, inclusive de Patrocínio, Monte Carmelo e Coromandel, além de outras cidades e também do Corpo de Bombeiros de Patrocínio.
Piloto morto já tinha sido preso em 2011 pelo crime de contrabando – A polícia apurou que em novembro de 2011, o piloto Renato Biasi já havia sido foi preso em uma pista clandestina de voo, localizada num canavial no município de Pontal – SP. Nesta ocasião, no momento que a PF chegou, o avião monomotor pilotado por Renato Antônio Biasi, tentou decolar carregado de produtos contrabandeados, mas a policia federal realizou uma manobra arriscada e bateu na asa do avião para impedir a decolagem. Dois automóveis aguardavam o avião na pista para fazer o transporte terrestre dos produtos, que seriam oriundos do Paraguai.
Na ocasião foram presos em flagrante, além do piloto Renato Biasi, mais três elementos pelo crime de contrabando e descaminho.
Com informações e fotos: G1 Triangulo Mineiro e TV Integração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário