terça-feira, 12 de abril de 2011

Uberlândia testa novo implante para coração

O Instituto do Coração do Triângulo Mineiro, em Uberlândia, está entre os centros de pesquisa que vão participar da pesquisa com um novo dispositivo que desobstrui artérias do coração bloqueadas por gordura. O equipamento em teste é feito de polímeros, um material capaz de ser absorvido pelo organismo e que pode evitar inflamações causadas pelos modelos de metal usados até agora.

Ao todo, 70 centros em todo o mundo vão participar da pesquisa que vai envolver mil pacientes. No Brasil, além do Instituto do Coração do Triângulo Mineiro de Uberlândia, o Instituto Dante Pazzanese e no hospital Albert Einstein, em São Paulo, também vai participar da pesquisa que será realizada com 50 brasileiros.

O implante, um stent, é uma espécie de mola colocada via cateter na artéria coronária, para abri-la. A prótese é uma alternativa menos agressiva que a ponte de safena. Após seis meses, quando o dispositivo já tiver cumprido sua função, o novo stent começa a ser absorvido pelo corpo, diferentemente dos metálicos, usados hoje.

* Eneir Manna
Fonte: Jornal Correio de Uberlândia

Nenhum comentário:

Postar um comentário