quarta-feira, 27 de abril de 2011

EMATER de Campina Verde apresenta relatório de atividades em 2010

Geralda da Conceição Costa – Extensionista em Economia Doméstica da EMATER

A equipe da EMATER em Campina Verde marcou presença na ultima reunião ordinária da Câmara Municipal realizada na terça-feira (26/04) para apresentação do relatório anual de atividades neste município.
A servidora, Geralda da Conceição Costa – Extensionista em Economia Doméstica da EMATER fez um relato dos trabalhos realizados em 2010 no município e abriu espaço para questionamentos e discussões com os vereadores em relação ao relatório apresentado bem como sobre as atividades desenvolvidas pelo órgão.
Trata-se de um documento, minucioso, com todas as informações importantes, que foram apresentadas de forma clara e objetiva.  
Inicialmente ela informou que a EMATER-MG é uma empresa vinculada a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas, pioneira da extensão rural no Brasil, está a mais de 62 anos atuando na área de extensão rural.
Atua com o objetivo de aumentar a produção e a produtividade agropecuária e não agropecuária, a geração de emprego e renda e melhorar a segurança alimentar e nutricional dos agricultores familiares e tem como missão “Promover o Desenvolvimento Sustentável por meio da Assistência Técnica e Extensão Rural, assegurando a melhoria da qualidade de vida da Sociedade Mineira”.
Em Campina Verde a EMATER atua com uma equipe formada por: André Augusto Gimenes Cardoso – Engenheiro Agrônomo; Geralda da Conceição Costa – Economista Doméstico, José Martins de Araújo – Engenheiro Agrônomo, Maria Cecília Duarte – Secretária, Pedro Paulo Bonacci – Engenheiro Agrônomo, Wellington Henrique de Assis Silva – Engenheiro Agrônomo e Wanderlei Fernandes Lopes – Técnico em agropecuária, informou ela.
Em 2010, o escritório local da Emater em Campina Verde atendeu 917 Agricultores Familiares, o que representa cerca de 32% do total de agricultores do município.
Sendo atendidos: 706 agricultores assentados da reforma agrária; 459 agricultores atendidos em Meio Ambiente; 146 pessoas (crianças e Idosos) beneficiadas com o programa VITASOPA (No Asilo Padre João Anesi e na Creche Divino Pai Eterno); 14 atendimento a público Urbano; 20 demais agricultores atendidos (que não se enquadram como agricultores familiares) e 05 jovens rurais atendidos pelo órgão no município.
Geralda apresentou através de relatórios e dados numéricos a movimentação financeira ocorrida na cidade, sendo que foi aplicado no município, com a interveniência da EMATER-MG, o valor total de R$ 1.507. 080, 09, em contrapartida ao investimento feito pelo município no valor de R$80.844,12, através de contrato celebrado entre Prefeitura e EMATER-MG,
A servidora relatou ainda que no ano de 2010, foi implantado no município Uma Unidade de Referência Técnica – URT de Milho em parceria com a EMBRAPA e realizado 2 cursos para capacitação de Produtores, sendo um em bovinocultura de leite e outro em processamento de frutas para produção de doces cristalizados.
Dentre os projetos elaborados pelo órgão ela ressaltou a elaboração de 49 Projetos de Crédito Rural PRONAF, emissão de 143 Declaração de Aptidão ao PRONAF – DAP e elaboração de 3 Projetos de Crédito Rural – Fora do PRONAF.
Já sobre o Programa Minas Sem Fome, a Emater realizou a doação de Sementes de Milho, Arroz e hortaliças aos pequenos produtores do município.
Geralda falou da importância da integração entre os poderes que administram o município, EMATER e produtores, o que certamente resultará em excelentes resultados para o setor.
Encerrando, ela agradeceu em nome da equipe da EMATER aos parceiros institucionais pelo apoio, sendo eles: Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores, Associações dos assentados, IMA, IEF, Sindicatos, SICOOB CrediCampina, Banco do Brasil S/A, Cooperativa Agroverde e EMBRAPA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário