segunda-feira, 11 de abril de 2011

Projeto Rede de Vizinhos Rurais Protegidos - cooperação e segurança para a população


O município de Campina Verde começa a implantação do projeto “Rede de Vizinhos Rurais Protegidos”, desenvolvido pela Polícia Militar em parceria com a população. O objetivo é levar segurança ao campo por meio de uma rede de solidariedade, onde os próprios vizinhos funcionam como “câmeras vivas” adotando estratégias de prevenção sob orientação da Polícia Militar, protegendo-se mutuamente e interagindo de forma solidária. O projeto já foi implantado em vários municípios da circunscrição da 3ª Companhia Independente sendo pioneiro o Distrito de São Sebastião do Pontal, agora chegou a vez de Campina Verde também ter os benefícios desse Projeto.




Em duas reuniões já realizadas, na semana passada, na sede do Sindicato Rural, o comandante da Terceira Companhia de Polícia Militar Independente, Major Ivan José Tavares explicou sobre o funcionamento do programa aos proprietários rurais, imprensa e diretores do Sindicato Rural, sendo a entidade uma das parceiras da polícia militar neste município.
O comandante enfatizou a importância e a necessidade das parcerias já que apesar do projeto ser desenvolvido pela Policia Militar, ele precisa de suporte em cada município para o bom andamento do mesmo.
Ele adiantou que nesta data (11/04) seis viaturas com um numero considerável de militares, estariam se deslocando para esta cidade, onde irão permanecer, por aproximadamente 30 dias, com a função de realizar um trabalho de mapeamento em toda área rural do município. Este mapeamento é que irá possibilitar o cumprimento do programa, já que a partir dele a base central da polícia militar terá o controle de todas as propriedades rurais do município, bem como sua exata localização.


Para instalação desta base central do Projeto Rede de Vizinhos Rurais Protegidos em Campina Verde, o presidente do Sindicato Rural, Rondon Paulo disponibilizou uma sala na sede da entidade, bem como juntamente com a Cooperativa Agroverde e o município estarão fornecendo o devido suporte para que a policia militar possa realizar o mapeamento e, posteriormente, dar inicio aos trabalhos.
Outra parceria fundamental do projeto, explicou o comandante, é o CONSER – Conselho de Segurança Rural do Município, o qual é presidido por Sinomar Mafra Sampaio, residente no distrito de Honorópolis.
O CONSER abrange todos os municípios da circunscrição da 3ª Companhia Independente, sendo que nele há representantes de cada um destes municípios.


Em Campina Verde, foram empossados como membros do CONSER, representando a Cooperativa Agroverde, Sydney Costa Gonçalves Junior e, representando o Sindicato Rural, o diretor Nelson Lacerda Inácio.
Para o Major Ivan, a existência do conselho para gestar sobre a segurança no campo, inova e resta provado que a sociedade está realmente se organizando, com o apoio da Polícia Militar, principalmente na fomentação dos conselhos o que é de suma importância auxiliar na manutenção da paz social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário