quinta-feira, 7 de abril de 2011

Dia Mundial da Saúde - 07 de Abril

O dia mundial da saúde foi criado em 1948, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), através da preocupação de seus integrantes em manter o bom estado de saúde das pessoas do mundo, bem como alertar sobre os principais problemas que podem atingir a população.
Ter saúde é garantir a condição de bem estar das pessoas, envolvendo os aspectos físicos, mentais e sociais das mesmas, em harmonia, definição dada segundo a OMS.
É necessário que informações acerca da higiene, doenças, lixões, aterros sanitários, dentre outras, cheguem à população, pois dessa forma o governo faz um trabalho preventivo, melhorando a saúde da população e diminuindo gastos com a saúde pública.
Sendo de responsabilidade dos governantes, a saúde pública deve ser levada a sério tanto pelos municípios, estados e governo federal. Esses devem cuidar de aspectos ligados às suas responsabilidades, capacidades e verbas.
Em alusão a data, abaixo uma reportagem com a médica Alessandra Scalon Inácio que falou sobre a doença de Osteoporose.
A osteoporose que é hoje uma verdadeira epidemia. Estudos revelam que uma em cada três mulheres e um em cada oito homens, acima de 50 anos, são portadores da doença. A OMS - Organização Mundial de Saúde - estima que no Brasil existam dez milhões de portadores, sendo que apenas 5% recebem tratamento adequado. Os custos, o tempo de ocupação de leito e a quantidade de pessoas que têm a morte motivada direta e indiretamente pela osteoporose, são maiores do que nos casos de câncer de mama e de próstata. Pesquisas e médicos afirmam que a saúde óssea do brasileiro está comprometida e o risco de adquirir doenças crônicas é cada vez maior. Questões como a tensão pré-menstrual, menopausa, andropausa, estresse e depressão também são fatores que podem agravar o surgimento da doença.
Dra. Alessandra esclarece que a osteoporose é uma doença caracterizada por perda gradual de massa óssea, que enfraquece os ossos, tornando-os mais frágeis e suscetíveis a fraturas.
Embora possa acometer ambos os sexos, é muito mais freqüente nas mulheres, após a menopausa, devido a diminuição dos hormônios femininos, os estrógenos.
“Geralmente, a osteoporose evolui sem sintomas, mas é muito importante a prevenção ou tratamento, porque sua principal conseqüência são as fraturas, que prejudicam muito a qualidade de vida.
As fraturas causadas pela osteoporose são mais freqüentes no quadril, na coluna vértebras e nos punhos, e podem ocorrer mesmo após pequenos traumas.
Na coluna vertebral, as fraturas causam dor lombar, perda de estatura e encurvamento da coluna. No quadril, as fraturas necessitam de cirurgia e hospitalização, estando relacionada a freqüente e importante limitação das atividades diárias e rotineiras limitação das atividades diárias e rotineiras”, explica.

Causa da Osteoporose:
Há diversos fatores que podem aumentar o risco de osteoporose:
- Historia familiar de osteoporose
- Menopausa precoce (antes dos 45 anos);
- Compleição física magra e pequena;
- Fratura anterior causada por pequeno trauma;
- Uso de certas medicações, como corticóides;
- Fumo;
- Álcool em excesso;
- Vida sedentária;
- Dieta pobre em cálcio.

Como prevenir a doença de Osteoporose:
É possível reduzir o risco de osteoporose, mudando alguns hábitos de vida como, por exemplo, deixar de fumar, reduzir o consumo de bebidas alcoólicas, praticar exercícios físicos regularmente com orientação medica e manter uma dieta rica em cálcio, ingerindo alimentos como principalmente o leite e seus derivados e, também ovos, peixes, frutos do mar e vejetais de folhas verdes e escuras.

Diagnóstico da doença:
O diagnóstico da osteoporose é geralmente realizado por meio da densitrometria óssea. Este exame é simples, rápido e indolor, parecido com uma radiografia. É importante salientar que qualquer exame somente deverá ser realizado son orientação médica.

Tratamento:
Para o tratamento da osteoporose existem várias medicações disponíveis. Caso haja necessidade, somente o seu medico está preparado para receitar a melhor alternativa para o seu caso.
A osteoporose, como já dissemos pode provocar fraturas na coluna vertebral, na bacia, no antebraço e no fêmur, às vezes com indicação de cirurgia. Portanto, o idoso deve procurar o ortopedista regularmente, a cada seis meses e ainda levar uma vida saudável no meio de seus familiares.


* Dra. Alessandra Scalon Inácio, especialista em Ortopedia, Traumatologia e Doenças Osteomusculares é proprietária da Clínica de Ortopedia Santo Inácio, localizada na Avenida 17 nº 261, nesta cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário