segunda-feira, 4 de abril de 2011

Campina Verde na marcha em favor do novo Código Florestal

Produtores Rurais de Campina Verde vão participar de manifesto em Brasília

Produtores rurais de Campina Verde estão programando sair em caravana para Brasília, na noite de hoje (04/04), para participar da Marcha pela aprovação do novo Código Florestal.
A ação promovida pela CNA - Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, com a adesão das Federações e Sindicatos Rurais, tem como principal objetivo chamar atenção da sociedade e pressionar os parlamentares para aprovar o projeto que redefine a política ambiental brasileira e cria novas regras de áreas de preservação ambiental e de reserva legal para as propriedades rurais do Brasil. Uma das principais questões que preocupam os produtores é que se o novo código não for votado até junho, prazo final para sua regulamentação, o decreto do governo federal será reeditado e 90% dos produtores rurais de todo o Brasil estarão com suas propriedades na ilegalidade.
De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Campina Verde, Rondon Paulo, a entidade enviará um grupo expressivo de associados para fortalecer o movimento. “É um momento importante para o setor que precisa estar unido para reivindicar o apoio dos parlamentares para votar o projeto do novo código florestal", comenta.
Nesta terça-feira (05/04), o colegiado que discute o substitutivo ao Projeto de Lei 1876/99, que altera o texto, vai se reunir para avaliar 54 notas técnicas enviadas por entidades interessadas no tema. A proposta é chamar atenção da sociedade e pressionar os parlamentares para aprovar o projeto, cuja relatoria foi de Aldo Rebelo (PCdoB-SP), que redefine a política ambiental brasileira e cria novas e definitivas regras de áreas de preservação ambiental e de reserva legal para as propriedades rurais.
A previsão é de que a Marcha reúna pelo menos 20 mil representantes da categoria de todo o País. O deputado federal Paulo Piau (PMDB) – que integra a Comissão do novo Código – considera que esta movimentação é de suma importância, pois quanto mais rápida for a votação, melhor para continuarem produzindo.
Já seu colega de Câmara e de Comissão, Marcos Montes (DEM), a data é importante para mostrar a força do produtor rural à presidência da Casa a fim de sensibilizá-la sobre a importância de se colocar o novo Código Florestal em votação. “É fundamental a presença maciça do produtor em Brasília”, defende. Os integrantes da Marcha serão recebidos com foguetório na Esplanada dos Ministérios onde acontece a concentração do grupo, a partir das 5 horas.

* Eneir Manna

Nenhum comentário:

Postar um comentário