terça-feira, 6 de agosto de 2019

Campina Verde - Vereador Isaías Neto requer homenagem aos profissionais do Samu


Durante sessão ordinária desta terça-feira (06/08), o vereador Isaías Geraldo Nunes Neto "Netinho" requereu ao Presidente do Legislativo que seja realizada homenagem, através de Moção de Aplausos a cada membro do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), pelos relevantes trabalhos prestados no município.
Segundo o vereador, a homenagem, além de ser uma alusão ao Dia do Socorrista, que foi comemorado no dia 11 de julho, ocasião em que o Legislativo estava em recesso, se estende a todos os profissionais que integram o SAMU pelos relevantes trabalhos prestados à população, neste primeiro ano de sua implantação no município. 
Em entrevista ao Blog Notícias Campina Verde, o vereador falou sobre a inciativa de prestar a homenagem pela importância do SAMU neste município, ressaltando que desde a sua implantação, muitas vidas já foram salvas, graças a agilidade e dedicação com que os trabalhadores que atuam na prestação de socorro de emergência se dedicam aos atendimentos. "Somos conhecedores do trabalho de todos, os quais vem demonstrando muita competência e que dedicam suas vidas ao ato de ajudar o próximo e salvar vidas, portanto são merecedores da homenagem , dada à importância da atividade que desenvolvem em benefício do próximo e de toda a comunidade", destacou o vereador Isaías.
O Samu faz parte da Política Nacional de Urgências e Emergências e ajuda a organizar o atendimento na rede pública prestando socorro à população em casos de emergência, sendo um componente assistencial móvel da Rede de Atenção às Urgências. O objetivo é chegar precocemente à vítima, após ter ocorrido um agravo à sua saúde, que possa levar a sofrimento, a sequelas ou mesmo à morte, mediante a condução em veículos tripulados por equipe capacitada.
O serviço no município funciona 24 horas com equipes especializadas, sendo quatro condutores e quatro técnicos em enfermagem, além do  e integrada por um médico. 
Diferencia-se do serviço de resgate dos bombeiros justamente por prestar todos esses atendimentos já no local da ocorrência, ou seja, em residências, locais de trabalho e principalmente em vias públicas.
O Samu é acionado com uma ligação telefônica gratuita para o 192, atendida por técnicos que identificam a emergência e, imediatamente, estão em contato com o médico regulador.
Este faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando os cuidados com o paciente por telefone. Em muitos casos é realizada a transferência em uma UTI móvel com equipe a bordo, porém dependendo da gravidade, o transporte é realizado pelo Helicóptero do Samu Regional, como já ocorreu em alguns casos aqui no município, visando agilizar o atendimento especializado.
A homenagem a ser entregue aos integrantes do SAMU foi aprovada por unanimidade pelos vereadores presentes na sessão e já foi agendada para ocorrer na próxima reunião ordinária do Legislativo que será realizada no dia 20 de agosto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário