quarta-feira, 21 de agosto de 2019

Campina Verde - SAMU recebe homenagem na Câmara Municipal


Por iniciativa do vereador Isaías Geraldo Nunes Neto "Netinho", a população do município fez seu reconhecimento público ao trabalho de um ano de implantação do SAMU em Campina Verde.

O reconhecimento público foi feito através de uma Moção de Aplausos concedida a cada um dos “samuseiros” que trabalham no município, sendo eles, Dr. Donizete Gurita da Silva (médico); Luciano Gonçalves Lacerda (condutor); Ildeu Arantes Coimbra (condutor); Felipe Alvarenga de Macedo (condutor); Henrique Richard de Morais Macedo (condutor); Ana Paula Boff dos Santos (Técnica em enfermagem); Beatriz Santos Oliveira Borges (Técnica em enfermagem); Saniel Barbosa de Oliveira (Técnico em enfermagem) e Fabíola Lorraine Almeida Rodrigues (Técnica em enfermagem), bem como ao Secretário executivo do SAMU na região, Rodrigo de Alvim Mendonça e ao Presidente do CISTRI/SAMU, Carlos Alves de Oliveira, além de uma placa de homenagem à instituição do 192, que sem nenhuma dúvida mudou a face de atendimento de urgência e emergência na saúde do município, com alta qualidade de seus profissionais.
Para receber a Moção de homenagem de um ano do SAMU no município, o Presidente do CISTRI/SAMU, Carlos A. Oliveira foi representado pelo Secretário Executivo do SAMU, Rodrigo Alvim, já que não foi possível comparecer na ocasião, bem como o médico, Dr. Donizete Gurita que foi representado pelo vereador João Silva. Os demais integrantes do SAMU marcaram presença na Câmara Municipal, onde receberam pessoalmente a homenagem. 
A cerimônia contou com a aprovação unânime de todos os vereadores em prestar essa homenagem aos “anjos da saúde”, assim definido pelo proponente da solenidade, Vereador Isaías Neto.  
Em sua fala, Isaías destacou a importância do serviço, mas sobretudo, enfatizou que quem o desenvolve são homens e mulheres, humanos com todas as suas limitações, porém, capazes de administrarem a emoção que hora toma conta dos mesmos em determinadas cenas e ocorrências a quais são submetidas diuturnamente.
O vereador classificou a implantação do SAMU em Campina Verde como um divisor de águas, o atendimento às emergências, antes e depois do SAMU.

"Os integrantes do SAMU são profissionais dedicados à missão de salvar vidas, portanto, não poderia deixar de prestar esta homenagem, simples, porém de coração à eles que executaram ao longo deste ano, o serviço de salvar vidas e fazem por merecer todos os nossos aplausos e o reconhecimento de toda população do município de Campina Verde", destacou o autor da homenagem, vereador Isaías. 
Implantar o SAMU foi um desafio, afinal para a sua existência é necessário um consórcio de municípios e "o município de Campina Verde, especialmente a Câmara Municipal, onde tudo começou, não mediu esforços para concretizar a implantação. Foi uma das mais sensatas atitudes tomadas pelo governo municipal, mas principalmente  pela Câmara Municipal que aprovou essa medida", destacou o Secretário Executivo do SAMU, Rodrigo Alvim que aproveitou a oportunidade para apresentar um balanço dos trabalhos do SAMU no município, durante este ano de funcionamento.
Ele salientou ainda que o reconhecimento é sempre uma demonstração de respeito e gratidão e no caso do SAMU, é muito gratificante já que trata-se de um reconhecimento público, agradecendo o vereador-autor da homenagem e aos demais pela aprovação unânime.
O Presidente do Legislativo, vereador Marquinho RH também falou sobre a mudança radical proporcionada pelo pré-atendimento hospitalar. Ele destacou a qualidade do serviço e dos profissionais dizendo que o reconhecimento da população é incontestável. "Acho que a Câmara Municipal, através do vereador Isaías deu provas disso e refletiu o desejo da população do município ao propor essa homenagem", destacou ele.
Marquinho agradeceu a presença de todos os integrantes do SAMU, parabenizando pelo trabalho prestado ao município e à população durante este ano de existência, rogando a Deus para que abençoe cada um para que continuem com empenho e dedicação na missão de Salvar Vidas.
O prefeito Fradique Gurita, que também marcou presença na Câmara Municipal, endossou as palavras dos demais oradores, parabenizando o vereador Isaías pela iniciativa, bem como os demais vereadores pela aprovação da homenagem, destacando a relevância dos  serviços do SAMU. "Todos são dignos sim de homenagens porque todo o trabalho é feito com amor, dedicação e conhecimento específico”. O prefeito falou também sobre a construção do local destinado à base do SAMU no município, bem como sobre a parceria e o apoio incondicional da prefeitura, salientando que todas as dificuldades que surgem estão sendo contornadas, graças ao empenho da direção do CISTRI, do secretário Rodrigo Alvim, bem como de todos os envolvidos.  
A reportagem do Blog Notícias Campina Verde, aproveita a oportunidade para destacar a capacidade técnica da equipe dos membros do SAMU no município, o comprometimento de cada profissional, o brilhantismo e a competência da gestão inovadora e humanizada do serviço, o que faz com que a implantação do SAMU, seja uma das mais sensatas atitudes tomadas pelas administrações municipais, tanto a administração anterior que deu início, bem como a atual que abraçou a causa e não mediu esforços para concretizar, mesmo com as dificuldades por que passa o nosso País. Pelo que já pudemos presenciar, e que muito nos gratifica, é a vocação dos profissionais, além disso, a vontade e a dedicação, o que torna combustível essencial para que perdure tal prestação de serviço, tão útil e essencial para a população e que o SAMU continue fazendo história.
O que é o SAMU - O SAMU é o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, que atende os casos de urgência e emergência, financiado pelo Governo Federal, Estadual e Municipais, com a finalidade de melhorar o atendimento a população. Foi criado em 2003 e faz parte do Política Nacional de Urgências e Emergências.
O serviço SAMU 192 presta socorro a população nas residências, locais de trabalho e vias públicas. A equipe é composta por condutores de ambulância, técnicos em enfermagem, enfermeiros e médicos, todos capacitados em atendimento de urgência de natureza traumática, clínica, pediátrica, obstétricas e psiquiátricas.
É responsável pela regulação de todos os atendimentos de urgência via telefone, pelos atendimentos móveis que dispensam as viaturas e pelas transferências de pacientes aos hospitais.
O SAMU possui uma estrutura composta pela Central de Regulação, no caso da região, a referida base fica localizada na cidade de Uberlândia, e  bases descentralizadas. Contém ambulâncias do tipo USB (Unidade de Suporte Básico) e ambulâncias do tipo USA (Unidade de Suporte Avançado- UTIs móveis).
As cidades contempladas e que possuem o serviço do Samu na região são: Abadia dos Dourados; Araguari; Araporã; Cachoeira Dourada; Campina Verde; Canápolis; Capinópolis; Cascalho Rico; Centralina; Coromandel; Douradoquara; Estrela do Sul; Grupiara; Gurinhatã; Indianópolis; Ipiaçu; Irai de Minas; Ituiutaba; Monte Alegre de Minas; Monte Carmelo; Nova Ponte; Patrocínio; Prata; Romaria; Santa Vitória; Tupaciguara.
Fotos: Eneir Manna/William Batista
Todas as fotos da homenagem poderão ser conferidas na página do Blog Notícias Campina Verde no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário