quinta-feira, 11 de junho de 2015

Quatro mulheres e um policial militar de Patrocínio e Monte Carmelo são presos por estelionato, falsificação de documentos e outros crimes
Três homens estão foragidos. A Operação Camaleão identificou que a quadrilha já causou um prejuízo as bancos públicos e privados em dois milhões de reais.
Fonte: Patos Notícias
A Polícia Civil de Patos de Minas realizou a "Operação Camaleão" e prendeu cinco pessoas, sendo quatro mulheres e um policial militar. As prisões aconteceram nos municípios de Patrocínio e Monte Carmelo. Os envolvidos são acusados de estelionato, lavagem de dinheiro, associação criminosa e falsificação de documentos públicos e privados. Segundo as investigações, eles utilizavam senhas e dados bancários para fazer transações indevidas. Três homens estão foragidos.
Os policiais trabalhavam na investigação contra o crime de tráfico de drogas, porém conseguiram levantar informações que levassem a quadrilha de estelionatários. Segundo o delegado Luís Mauro Sampaio, a organização tinha acesso a dados bancários e senhas de clientes dos bancos públicos e privados. Para conseguir as demais informações, um cabo da polícia militar completava os dados da quadrilha através do banco de dados da Secretaria Estadual de Defesa Social. As investigações demoraram meses.
Delegado de Polícia Civil
Luís Mauro Sampaio
O delegado de Polícia Civil, Luís Mauro Sampaio, ainda disse que encontrou em apenas um dos computadores da quadrilha centenas de contas bancárias. Os arquivos com as movimentações financeiras de maior destaque ainda ganhavam nomes como “linda demais” ou “Top de linha”. A quadrilha se esquematizava para desviar cerca de um milhão de reais de uma conta bancária de um cliente do Estado da Bahia.
Luís Mauro disse que até o momento o prejuízo causado aos bancos é de dois milhões de reais, porém ele estima que a quadrilha já tenha desviado mais de cinco milhões. Os criminosos também falsificavam extratos bancários e boletos de pagamentos de contas, fazendo com que o dinheiro pago pelos clientes caísse na conta da quadrilha.
Segundo as investigações, os mentores da quadrilha são João Marcelino Brasão Júnior, de 31 anos, e Régio Luiz Amaral, de 39 anos. Eles descobriram que seriam presos e conseguiram fugir. A quadrilha também contava com a participação de Cleber José Leal, de 41 anos, que, junto aos outros dois, também está foragido.
Quatro mulheres envolvidas estão presas no Presídio Sebastião Satiro. Ana Régia Luiz Amaral, de 31 anos, Eurismar Aparecida de Lima, de 37 anos, Alecandra Luiz Moreira, de 35 anos, e Nayara Rodrigues Eugênio, de 24 anos, foram apresentadas à imprensa na manhã desta quinta-feira (11). Segundo o delegado, quando o cliente das contas eram mulheres, são elas que ligavam para os bancos e faziam a transferência, se passando por estas pessoas.
O policial militar, cabo Rafael Guimarães Veloso Figueiredo Leão, está detido na sede do 15º Batalhão da Polícia Militar em Patos de Minas. Segundo o chefe do 10º Departamento de Polícia Civil, Elber Barra Cordeiro, o militar vai responder pelos crimes na justiça comum. As oito pessoas indiciadas vão responder por estelionato, associação criminosa, lavagem de dinheiro, falsidade ideológica e falsificação de documento público e privado.
As investigações continuam e os policiais agora tentam descobrir como os criminosos teriam acesso aos dados de contas bancárias. Os investigadores apreenderam diversos computadores, impressoras e equipamentos utilizados pela quadrilha. Buscas são feitas para tentar localizar os foragidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário