segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Narcio, Zé Maia e prefeitos solicitam agilidade em obras anunciadas pelo Governo

Secretário de Estado Fuad Noman explica programação para asfalto Itapagipe-Campina Verde, Viaduto da Cruzeta, asfalto Frutal-Pirajuba e BR364 ao Garimpo do Bandeira e previsão para liberação dos convênios do Pró-municípios.

Os deputados Narcio Rodrigues e Zé Maia acompanhados dos prefeitos de Itapagipe, Wildirlei Queiroz Menezes Barbosa; de Frutal, Mauri José Alves; de Ituiutaba, Luiz Pedro Correa do Carmo; de Fronteira, Narciso Marcelino de Oliveira e de Gurinhatã, Willian Damasceno de Araújo, além de vereadores e lideranças políticas da região, foram recebidos pelo Secretário de Coordenação de Investimentos do Estado de Minas Gerais, Fuad Noman, na última quarta-feira 19, para solicitarem a retomada e início de obras anunciadas pelo Governador Anastasia, durante visita a Frutal e Itapagipe no ano passado.
Os deputados e as lideranças políticas presentes reivindicam a retomada das obras do Asfalto Frutal-Pirajuba, início do Asfalto Itapagipe-Campina Verde, início do Viaduto da Cruzeta e início do asfalto BR 364-Garimpo do Bandeira. Também solicitaram ao secretário que desse a previsão de liberação dos recursos para os convênios assinados pelo Pró-municípios, que preveem investimentos como recape asfáltico e construção de calçadas.
O secretário tranquilizou os presentes, salientando que o Governador Anastasia ira cumprir os compromissos feitos, pois essa é uma característica de seu governo. Ele disse ainda que o Governo tem recursos assegurados, dependendo apenas das empresas para arcarem com os prazos para entrega das obras.
O secretário de Estado de Ciência Tecnologia e Ensino Superior Narcio Rodrigues disse que foi importante ver o Governo reassumindo compromissos e que é natural o aumento da cobrança pelas obras por parte da população, já que o Governador esteve na região anunciando as mesmas. Ele também agradeceu ao colega Fuad Noman por ter sido parceiro da região quando foi feita a elaboração dos projetos executivos destas obras.
Para o deputado estadual Zé Maia, a audiência com o responsável pelos investimentos do Governo trouxe informações importantes sobre as obras. “Toda vez que o Governo empenha sua palavra ele tem cumprido aquilo que promete. A infraestrutura é fundamental para o desenvolvimento da nossa região e estamos confiantes”, completou.

Asfalto Itapagipe à Campina Verde – O secretário Fuad Noman lembrou que o Governador Anastasia esteve na região dando a ordem de serviço para início da obra à empresa vencedora da licitação Araguaia Engenharia. Esta desistiu do contrato por problemas financeiros gerando um empecilho. Assim, o governo teve que convocar a segunda colocada. Procedimento que levou tempo e atrasou o processo de liberação do contrato. Agora, a nova empreiteira aguarda a ordem de serviço para início da obra. Fuad considerou que a obra já teve início, pois a única ponte do trecho está em construção, mas garantiu que até o fim do primeiro semestre a obra do asfaltamento também terá início.
“É um pedido do deputado Zé Maia e do secretário de Estado Narcio e com certeza nós vamos fazer. Na realidade os prazos dependem de várias coisas como período de chuvas, movimentação das empresas, aspectos orçamentários, não marquei uma data específica, mas o mais rápido possível vamos começar. Com certeza, antes do término do primeiro semestre”, garantiu.
O deputado estadual Zé Maia disse que convidou os prefeitos para a audiência para cobrar do Governo uma resposta efetiva, ter ciência e repassar para a população como estão tramitando os procedimentos.

Viaduto da Cruzeta – O Governo de Minas informou que a obra está autorizada, com recursos orçamentários garantidos e empresa licitada. A previsão de início é ainda neste mês de fevereiro.
“Já está tudo pronto, é uma obra importantíssima, também compromisso do governo por pedido do secretário Narcio Rodrigues, que temos todo interesse por saber da importância desse viaduto para a região então resta só a empresa se mobilizar. Normalmente, o mês de fevereiro é um mês ruim para iniciar obras, por causa das chuvas”, lembrou Fuad Noman.
Narcio destacou a importância da obra para toda região e disse que, ao constatar que a empresa está autorizada a iniciar a mobilização ainda em fevereiro, vai cobrar da mesma (Cia das Obras) para que comece.

Asfalto Frutal à Pirajuba – O secretário Fuad disse que é normal as empresas pararem obras no período chuvoso. “Mesmo que não tenha chovido do final do ano para cá, mas isso é um fenômeno que não estava previsto e as empresas normalmente programam paralisar obras nesse período. O Governo não deve nada a empresa e todas que apresentaram a documentação estão recebendo. É só passar o período da chuva as empresas retomam as obras”, disse.
A empresa Integral Engenharia, responsável por este asfaltamento, deve completar o trecho Frutal-Pirajuba para dar início ao trecho BR 364-Garimpo do Bandeira.
Para Narcio, a empresa deve satisfações à opinião pública por ter paralisado a obra.
“Ficou muito claro que a empresa está devendo explicações a nossa região, porque segundo o secretário ela está com os pagamentos em dia, está com autorização para fazer os dois trechos de estradas (Frutal-Pirajuba e BR 364-Garimpo) e paralisou as obras sem dar uma satisfação à opinião pública. Então, acho que ela precisa retomar as obras, dar o ritmo que ela iniciou no primeiro trecho e iniciar a mobilização para o trecho do Garimpo do Bandeira”, frisou lembrando que “esse é um governo que não anuncia obras que não vai realizar”.
Para Zé Maia, a empresa pode começar a obra imediatamente, já que tem autorização e o governo não deve nada a ela.

Pró-municípios – Sobre os convênios do Pró-municípios, assinados no final de 2013 o secretário informou que a programação é liberar recursos no dia 28 de fevereiro, para uma parte e outros até o final de março. “As prefeituras que não tem nenhum problema de documentação e que tem projeto aprovado pela área técnica do Governo já receberão este mês. As que não forem contempladas agora serão em março. O fato é que em pouco mais de um mês todos serão contemplados”, disse o secretário em entrevista.
Ele lembrou que o programa vai atender cerca de 750 municípios e feito pelo Governo Anastasia, por ter conhecimento da dificuldade dos municípios tocarem obras.
Os que optaram por máquinas praticamente todos já receberam. Já os convênios estão em fase de avaliação de projetos.
O prefeito Dirlei Barbosa agradeceu ao Secretário Narcio e ao deputado Zé Maia que mobilizaram a região para a audiência com o Secretário Fuad Noman. “A preocupação nossa é fazer as obras. O secretário Fuad nos passou segurança de que serão feitas. Temos que compreender que a empresa que ganhou a licitação desistiu e a segunda colocada assumiu, mas o trâmite demora. Até junho começa, nos disse o secretário. Como prefeito, eu questionei, ele nos ouviu. Reivindiquei o pró-municípios e ele disse que sai no máximo até março. O viaduto da Cruzeta, que tem previsão para iniciar agora este mês”, contou. “Acreditamos porque todos os compromissos que o Governador assumiu ele tem cumprido. Isso é bom para todas as cidades vizinhas”, completou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário