quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Comitiva da Organização Mundial de Saúde Animal visita Minas Gerais
Técnicos estão no país para monitorar ações e atualizar dados do serviço veterinário brasileiro.


Grupo de técnicos da OIE visitou a sede do IMA, na Cidade Administrativa, nesta quarta-feira (19)

Uma comitiva da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) está no Brasil para monitorar as ações do serviço veterinário brasileiro. O objetivo do grupo é acompanhar as iniciativas de controle sanitário do Brasil para atender às exigências do mercado mundial. Nesta quarta-feira (19), os técnicos veterinários da OIE, acompanhados por técnicos da Superintendência Federal da Agricultura de Minas Gerais (SFA-MG) estiveram na sede do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), na Cidade Administrativa.
O Brasil foi um dos primeiros países a aderir ao sistema adotado pela organização para avaliar a evolução dos serviços veterinários no mundo, conhecido como PVS (Performance Vision Strategy), há sete anos, sendo o primeiro na América Latina.
Na abertura do encontro, o diretor geral do IMA, Altino Rodrigues Neto, apresentou informações sobre as ações do Instituto no âmbito da defesa sanitária animal estadual, bem como toda a estrutura que dispõe para a execução deste trabalho que é feito em parceria com o Ministério da Agricultura. Altino mostrou os últimos resultados das etapas de vacinação contra febre aftosa, outras doenças e enfermidades que acometem os animais, além de expor como é feita a execução do serviço de inspeção de produtos de origem animal (leite, carne e derivados), bem como a certificação destes produtos. Para o diretor do IMA, o foco do Governo de Minas é conquistar cada vez mais mercados para os produtos da agropecuária mineira.
Na visita ao Brasil, a missão da OIE deve coletar e analisar as mais recentes informações científicas sobre o controle da doença animal. Essas informações serão colocadas à disposição dos países membros para ajudá-los a melhorar os métodos utilizados para controlar e erradicar as doenças eventualmente detectadas na visita, segundo as diretrizes preparadas pela rede de 277 Centros Colaboradores da OIE e laboratórios de referência em todo o mundo.
A missão da Organização Mundial de Saúde Animal chegou ao Brasil no último dia 10 e deve permanecer no país até o dia 27. Nestes 17 dias, estas equipes vão se reunir com representantes da iniciativa privada, tais como, Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), Sindicato das Industrias de Laticínios de Minas Gerais (Silemg), Associação dos Avicultores de Minas Gerais (Avimig), Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) e Associação dos Suinocultores de Minas Gerais.
Fonte: Agencia Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário