terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

ANTT e Triunfo definem pedágio de rodovias

Na região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, a privatização abrange 31 municípios, entre eles Araporã, Araxá, Centralina, Monte Alegre de Minas, Prata e Uberaba.

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a Triunfo Participações e Investimentos assinaram no dia 31 de janeiro o contrato de concessão das BRs-060, 153 e 262. O pedágio será de R$ 2,85 para cada 100 quilômetros rodados. O trecho de 1.176 quilômetros liga Brasília a Betim. O percurso passa por 47 cidades no Distrito Federal, Goiás e Minas gerais.
Na região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, a privatização abrange 31 municípios, entre eles Araporã, Araxá, Centralina, Monte Alegre de Minas, Prata e Uberaba.
A concessão tem o período estipulado de 30 anos. Estão previstas 11 praças de pedágio, mas a cobrança só poderá começar depois que a concessionária concluir pelo menos 10% das obras de duplicação.
Segundo informações do Ministério dos Transportes, estima-se que a iniciativa privada desembolsará R$1,639 bilhão nessas duplicações. Além disso, o Programa de Exploração Rodoviária também define nos cinco primeiros anos a implantação de 84 interseções, 38 passarelas, 11 melhorias em acesso, além de 36,5 quilômetros de vias marginais em travessias urbanas. Os investimentos dos cinco primeiros anos, incluindo as duplicações, deverão chegar a R$3,98 bilhões.
Três dos cinco trechos do corredor leiloado têm classificação “regular” e dois têm classificação “boa”, segundo pesquisa da CNT (Confederação Nacional do Transporte) de Rodovias 2013. Os dois melhores trechos são da BR-153 (GO) e da BR-060 (DF).  Trechos das BR-153 (MG), BR-262 (MG) e BR-060 (GO) foram classificados como “regular” pelo levantamento.
O trecho da BR-060 liga Brasília a Goiânia, passando por Anápolis, onde há um importante polo agroindustrial da região Centro-Oeste. O trecho da BR-153 entre Goiânia e a divisa de Minas Gerais com São Paulo é utilizado para escoamento da produção agrícola da região.
Já o trecho da BR-262 que passa pelo Triângulo Mineiro e vai até Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, tem grande fluxo de veículos e liga duas regiões economicamente importantes do Estado.
Com informações: Portal do Sindipesa


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