segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Fiscalização de imóveis fechados e terrenos baldios contribuem para o controle da dengue


Sabemos que a falta de manutenção em terrenos baldios ou em imóveis fechados/abandonados, lançamento indevido de resíduos sólidos pela cidade e sua permanência por longos períodos em calçadas, vias públicas contribuem de forma significativa com o agravamento de riscos à saúde humana e propensão à proliferação de vetores de doenças infecciosas e zoonoses, especialmente a proliferação do mosquito da dengue, o Aedes aegypti.
Em Campina Verde e adjacências, a quantidade de terrenos abandonados e sem fiscalização vem deixando cada vez mais os moradores apavorados, já que de um lado, os proprietários desses terrenos não zelam para que o local não se transforme em depósito de lixo e por consequência, um foco de ratos, proliferação do mosquito da dengue; sem contar o visual desagradável para as pessoas que passam nas proximidades. Do outro lado, falta fiscalização da Prefeitura Municipal.
Para exemplificar tal situação, está se tornando bastante usual as pessoas pedirem “socorro” através das redes sociais em relação aos descasos na fiscalização bem como sobre o aumento significativo de infestação de insetos, além da quantidade de pessoas apresentando sintomas de dengue na cidade.
Em um período de campanha nacional contra o mosquito da dengue é uma vergonha que isso esteja ocorrendo e que a população tenha que conviver com uma realidade descompromissada com um problema nacional: A DENGUE.
Não basta realizar campanha contra a dengue apenas de forma publicitária. Enquanto ela estiver apenas no papel nada será resolvido. É preciso que a população faça sua parte e se não fazem, que as leis sejam cumpridas e que o Poder Público fiscalize e aplique as penalidades legais.
Leis existem para isso e a ausência de responsabilização por parte do município, das pessoas que infringem as obrigações e deveres de postura estabelecida em lei tem, infelizmente, contribuído, sobremaneira para um cenário desolador no perímetro urbano municipal, conforme se vê em vários imóveis abandonados, terrenos sujos e cheios de lixos, calçadas e mesmo em vias públicas.
No ano de 2009, foi apresentado um Projeto de Lei na Câmara Municipal de autoria do então vereador Amarildo Assis, o qual após aprovação no Legislativo e sancionado pelo Prefeito Municipal, se tornou Lei Municipal, o qual, dentre outras providências, autoriza o Poder Executivo a determinar aos Agentes Sanitários a entrarem em imóveis fechados ou abandonados e terrenos vagos.
Assim, é oportuno consignar que, além do Poder de Polícia que o município dispõe, há a necessidade de autuação, daqueles que infringem as posturas municipais, ou seja, não é mera faculdade, mas sim verdadeiro poder-dever, cujo exercício não pode ser renunciado pelo Município, como vem ocorrendo, infelizmente, há muitos anos.
Portanto, se está havendo descaso de parcela da população que não cuida de seu quintal, de seus lotes, de seus imóveis, cumpre à Administração, dentro de seu Poder de Polícia, agir para obstar a continuação do que vem ocorrendo já que o Legislativo cumpriu e vem cumprindo o seu papel, pois, além da inciativa de instituir o Projeto de Lei, temos acompanhado com muita frequência, a cobrança por parte dos vereadores,  inclusive algumas delas publicadas neste veículo de comunicação (http://noticiascampinaverde.blogspot.com.br/), independentemente da postura assumida, se situação ou oposição, preocupando-se com as discussões de interesse coletivo, cobrando, indicando, solicitando o cumprimento da Legislação em vigor, e, infelizmente sem serem atendidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário