segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Polícia Ambiental realiza Operação “Piracema Legal”

Foto - Polícia Ambiental
Com o início da Piracema a pesca está proibida desde o dia 1º de novembro deste ano, época em que os peixes sobem os rios e nascentes para desovar e reproduzir. A proibição segue até 28 de fevereiro e o desrespeito às normas caracteriza crime ambiental.
Com intuito de reprimir a pesca no inicio do período defeso, bem como dissuadir a possível intenção de quem porventura queira continuar pescando no período fechado, o 7º Pelotão de Meio Ambiente e Trânsito desencadeou do dia 1º ao dia 04 de novembro a Operação denominada “Piracema Legal”.
A operação privilegiou o Rio Paranaíba, onde durante 04 dias, 03 embarcações patrulharam diuturnamente as águas do Rio em comento. Além de contar com uma equipe realizando patrulha de pesca desembarcada, visitando, fiscalizando e informando moradores ribeirinhos sobre a importância de respeitar o período de Piracema.
A operação foi Comandada pelo Comandante do 7º Pelotão de Meio Ambiente e Transito de Iturama, 1º Sgt Vandevaldo José de Oliveira, que afirmou que durante todo o período de piracema, será realizada uma fiscalização inteligente, visando evitar, que pescadores consigam devastar os rios de nossa região. A meta é manter o máximo possível os policiais nos rios, dessa forma, manter os peixes vivos nos rios para que cumpram sua função natural de reprodução.
A estratégia especial de fiscalização contará com todo o efetivo dos dois Grupos de Policia de Meio Ambiente que compõem o 7º PEl MAT, além dos militares do Grupo de Policia Rodoviária, que realizarão patrulhas mistas, com policias do Meio Ambiente coibindo o transporte de pescado irregular.
A primeira operação obteve o seguinte resultado: 30 molinetes/carretilhas apreendidos, 01 espinhel recolhido, 09 auto de infrações lavrados, totalizando o valor de R$6,104,99.

Com informações: Diário do Triângulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário