quinta-feira, 21 de março de 2019

Operação Tanque Cheio prende secretário municipal e dono de posto de gasolina em Iturama


O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e a Polícia Militar, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) de Uberaba, deflagraram, na manhã desta quinta-feira, 21 de março, a operação Tanque Cheio, no município de Iturama.
Foram cumpridos dois mandados de prisão temporária – um contra o secretário municipal de Administração e outro contra o proprietário de um posto de combustível da cidade – e cinco mandados de busca e apreensão na Prefeitura, nas residências dos investigados e no estabelecimento comercial. O secretário municipal de Governo, contra quem também foi expedido mandado de prisão pela Segunda Vara de Iturama, está foragido. 
Os investigados são suspeitos de formarem quadrilha para a prática de delitos contra o erário e a administração pública, tendo desviado recursos municipais por meio de empenhos e notas fiscais falsas. De acordo com o coordenador do Gaeco, promotor José Cícero Barbosa da Silva Júnior, os suspeitos falsificavam esses documentos para justificar supostos gastos do município com abastecimentos de viaturas policiais. No entanto, apesar da existência de convênio, ficou comprovado que esses abastecimentos nunca ocorreram, porque Iturama possui um posto de combustível instalado na sede da Polícia Militar, o qual abastece as viaturas com recursos oriundos do próprio Estado, e não da Prefeitura. 
Ainda segundo o Gaeco, as investigações tiveram início em novembro do ano passado, quando o prefeito de Iturama foi a uma rádio local para falar da crise vivenciada pelo município e citou supostos gastos com o abastecimento de viaturas, o que despertou a atenção dos órgãos investigadores. 
A operação Tanque Cheio apreendeu notas fiscais, notas de empenho, celulares dos suspeitos e, no posto de combustível, R$16 mil em espécie de origem suspeita. As provas colhidas serão analisadas para possível oferecimento de denúncia contra os investigados. 
Fonte: Ministério Público de Minas Gerais 
Superintendência de Comunicação Integrada


Abaixo entrevista do coordenador do Gaeco, promotor de Justiça, José Cícero Barbosa da Silva Júnior, publicada pelo repórter Beto Brasil.



Nenhum comentário:

Postar um comentário