quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Roberto Corrêa será homenageado com Ordem Municipal do Mérito "João Batista Siqueira"

Projeto de Decreto Legislativo que concede a Ordem Municipal do Mérito, no Grau de Comendador ao compositor, pesquisador e violeiro Roberto Corrêa é de autoria do vereador Nélio Lacerda Inácio 

Foi aprovado por unanimidade na Câmara Municipal de Campina Verde, Projeto de Decreto Legislativo que dispõe sobre a concessão da Ordem Municipal do Mérito "João Batista Siqueira", no Grau de Comendador ao compositor, pesquisador e violeiro Roberto Corrêa, de autoria do vereador Nélio Inácio Lacerda.
A Condecoração é uma homenagem destinada às pessoas que se distinguem de alguma forma no desenvolvimento do município, de maneira expressiva e notável.
Nascido em Campina Verde, Roberto Corrêa é descendente de uma família de violeiros. Iniciou-se na música ainda criança, através do violão, instrumento que abandonou anos mais tarde para dedicar-se exclusivamente à viola.
Radicado em Brasília desde 1975, graduou-se em Física e Música pela Universidade de Brasília. É doutor na área de Musicologia. Em sua carreira, Roberto'Corrêa lançou 19 discos e apresentou a viola caipira e a viola de cocho nas diversas regiões brasileiras e em 29 países. Realizou recitais em importantes salas de concerto internacionais como o Konzerthaus (Viena), Beijing Concert Hall (Pequim) e Haus der Kulturen der Welt (Berlim). 
Por várias  vezes representou o Brasil, a convite do Itamaraty, em programas de difusão da cultura brasileira no exterior. Como compositor, Roberto Corrêa vem contribuindo para formação do repertório da viola, especialmente solista. Sua música, embora vinculada às tradições musicais interioranas, frequentemente é associada à contemporaneidade e à erudição. Como intérprete, explora as potencialidades do instrumento com virtuosismo técnico. Corrêa desenvolveu técnicas próprias para a viola, sistematizou a técnica de violeiros tradicionais e publicou método referencial para ensino e estudo da viola caipira. 
Como pesquisador das tradições musicais do Brasil, realizou, além de trabalhos independentes, pesquisas com o apoio do CNPq, do INF/Funarte e do Ministério da Cultura. Publicou, entre outros trabalhos, o livro Viola Caipira (Musimed, 1983), uma das primeiras publicações no Brasil sobre o instrumento; e o livro A Arte de Pontear Viola Ed. do Autor, 2000), no qual apresenta seu método para o ensino e a aprendizagem da viola, e sua pesquisa sobre as tradições  do instrumento no Brasil. Realizou e dirigiu projetos que resultaram na publicação de CDs com registro de documentos sonoros da cultura popular tradicional brasileira. Desde 1985 é professor pesquisador  do CEP Escola de Música de Brasília. Compôs trilhas sonoras originais para a TV Globo e a TV Cultura e para espetáculos teatrais. Atuou como colaborador da revista Globo Rural, entre 2000 e 2002, escrevendo artigos sobre o universo cultural caipira, na coluna Raízes.
Autor do Projeto - Vereador Nélio Inácio
Para o autor do projeto, vereador Nélio Inácio, o violeiro Roberto Corrêa efetivamente merece a homenagem pelos relevantes serviços prestados, especialmente nas áreas de arte, música e cultura, tornando-se referência para o município. “Com uma trajetória promissora no meio cultural, Roberto Corrêa eleva o nome de Campina Verde por onde passa, seja no cenário nacional ou internacional através de seu brilhante trabalho e suas apresentações", destacou.
O Projeto de Decreto Legislativo, de autoria do vereador Nélio Inácio que concede a medalha de Ordem Municipal do Mérito, no Grau de Comendador ao compositor, pesquisador e violeiro Roberto Corrêa foi aprovado por unanimidade na Câmara Municipal e tem a co-autoria dos vereadores, Cortopassi Tostes, Lucimar Nunes e João Silva. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário