sexta-feira, 29 de maio de 2015

Riscos e Perigos das Redes Sociais

Para diminuir os riscos e perigos das redes sociais, é fundamental saber usá-las com consciência
As recentes informações divulgadas pela mídia sobre privacidade na internet têm preocupado os usuários das redes sociais, como Facebook, Instagram, WhatsApp, Twitter, LinkedIn, dentre outras. Aproveitando-se desse temor, surgiram até mesmo mensagens que dão dicas falsas sobre como evitar os malefícios. Entretanto, são os próprios usuários que podem diminuir ou evitar esses riscos, se tomarem alguns cuidados e atitudes conscientes na hora de usar essas ferramentas tão importantes.
É isso o que garantem Marcelo Cruz, CEO da WSI Consultores e máster-franqueado da WSI para o interior de São Paulo; e Marcos Paulo Perfeito, general manager da estrutura máster Brasil da WSI. “Se utilizarmos esses meios de forma adequada, consciente e consequente, as redes sociais podem funcionar a favor do usuário. Basta tomar alguns cuidados e ter o bom senso de saber que tudo, na internet, é público”, afirma Cruz.
O primeiro passo é conhecer as definições de privacidade de cada rede social e escolher se determinadas ações realizadas nela serão públicas, mostradas apenas para amigos ou para grupos específicos. Dentre os fatores que podem gerar riscos no uso das redes sociais, os consultores da WSI destacam a publicação de informações de geolocalização e fotos. “Isso não significa que toda foto expõe o usuário, nem que qualquer check in no Foursquare coloque o usuário em perigo. 
Ele explica que uma imagem pode gerar risco quando expõe, por exemplo, bens e riquezas. Já no Foursquare, o perigo é que ele exponha uma rotina fixa de horários e locais onde o usuário está. “Uma pessoa mal intencionada pode usar essa informações. Por isso, saber como agir é o primeiro passo para se resguardar. É preciso oferecer informações e conhecimento para os mais jovens, para que eles saibam que atitudes tomar”, ressalta. “Proibir, simplesmente, não é um caminho efetivo. A orientação é tão importante que escolas estão solicitando palestras da WSI para orientações de seus alunos. 
Também é fundamental levar em conta que tudo o que está na rede é, de alguma forma, público, e que as informações não podem ser completamente apagadas. “Mesmo os perfis desativados ficam armazenados. Toda a informação deixa um rastro. Por isso, antes de publicar algo em uma rede social, pense se aquilo pode prejudicar ou envergonhar você daqui a dez ou vinte anos”, recomenda Cruz.
O perigo da exposição - Qualquer um que tenha contato com jovens sabe que eles estão o tempo todo conectados à internet, já que é uma comunicação poderosa, um canal para conversar, trocar experiências, passar o tempo, conhecer pessoas mas, por isso, tem sido tão frequente os casos nos quais os jovens se expõem de forma inconsequente.
É muito comum entre os jovens a exposição voluntária de seus corpos nas redes sociais ou para alguém em particular. É o chamado sexting, termo vindo do inglês, baseado na junção das palavras “sex” (sexo) e o sufixo “ting” (da palavra “texting”, que significa troca de mensagens eletrônicas de texto), para designar o envio de conteúdo erótico por meio eletrônico (SMS, redes sociais , e-mail, etc).
As meninas costumam ser as principais vítimas desse desejo de sedução, quando usam suas imagens sensuais ou eróticas para provocar alguém, ou como prova de amor para o namorado ou pretendente. Muitas vezes, elas não têm a consciência de que, depois que uma foto é enviada, é impossível saber onde ela vai parar. A pessoa que a recebe pode fazer o que quiser: encaminhar, copiar, postar on-line ou compartilhar com alguém.
É aí que mora o perigo! - A exposição de partes íntimas do corpo ou a difusão de imagens em situação de erotismo pode deixar o adolescente em evidência de forma negativa, tornando-o alvo de bullying ecyberbullying, o que acaba por minar toda a estrutura psicológica da vítima por conta do constrangimento, da vergonha e do medo de ver sua imagem circulando indiscriminadamente pela rede.
Boatos em rede social - A internet, de uma forma geral, trouxe uma série de pontos positivos mas é, também, um convite à impunidade, à boataria, exageros, generalizações e conceitos apressados. Mais do que nunca é preciso cuidado redobrado a tudo aquilo que circula em rede social, sobretudo se o autor for um anônimo, para que casos assim não se repitam”, explica a psicóloga Teresa Negreiros, da Pontifícia Universidade Católica (PUC-RJ). 
A multidão esconde alguns perigos, pois ao mesmo tempo que ela dilui responsabilidades e culpas dentro de cada um, cria a necessidade de imitação. Quando o primeiro atira um tijolo, outro já dá um pontapé, um terceiro joga uma pedra e assim por diante.
Lembrando de caso recente em que boatos no Facebook levaram à morte da dona de casa, Fabiane Maria de Jesus que foi linchada após ser vítima de boatos que diziam que ela sequestrava crianças para fazer magia negra.
Espancada até a morte por populares, no Guarujá, litoral paulista, acusada de prática de magia negra, a dona de casa Fabiane Maria de Jesus, de 33 anos, foi mais uma vítima dos boatos e da irresponsabilidade de cidadãos comuns em redes sociais. 
Auto-exposição - Embora a maioria das pessoas enxergue apenas as “vantagens” da vida pública no mundo da internet, elas em sua maioria também ignora os perigos de se expor demais nas redes sociais, esquecendo que a vida inteira publicada na internet poderá ser usada contra elas em algum momento. No mundo em que vivemos, existe muitas pessoas má intencionadas e dispostas a fazer mau uso de cada informação que você publica na rede. 
Esse mau uso pode ir desde as críticas sem fundamento ou por pura inveja e despeito, até os grandes golpes emocionais e financeiros que tanto ouvimos e vemos por aí. Mesmo que algumas pessoas reconheçam esses riscos, precisamos parar e perguntar se entre as perdas e ganhos tem valido a pena tamanha exposição.
Portanto, devemos fazer uso racional das redes sociais, até por que ela está completamente envolvida nos mais variados contextos de nossas vidas., mas se usadas adequadamente podem sim bastante úteis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário