segunda-feira, 15 de abril de 2013


Campina Verde – Vereador Isaías Neto solicita Audiência Pública para discutir segurança


Diante da realidade em que se encontra a segurança pública e por ser uma das grandes preocupações da população, o Vereador Isaías Geraldo Nunes Neto solicitou através de Requerimento, a realização de uma Audiência Pública para tratar deste assunto, a qual será realizada nesta terça-feira (16/04), na Câmara Municipal, a partir das 18 horas.
A criminalidade tem produzido um efeito amedrontador junto à população, já que tem sido registrado um aumento crescente da ocorrência de furtos, roubos, drogas, além de outros crimes de menor potencialidade.  
O Vereador requereu a expedição de convites da audiência pública às autoridades competentes, bem como aos representantes de todos os segmentos da comunidade, o que significa ampliar o assunto de forma a envolver a comunidade na discussão.
Sabemos que a construção de uma cidade mais segura não depende somente da iniciativa dos poderes públicos, mas do engajamento de toda a sociedade, portanto, é salutar a iniciativa do vereador em reunir neste encontro, todos os segmentos da comunidade, já que sobre as políticas públicas é preciso que os governos Federal, Estadual e Municipal juntamente com a sociedade civil organizada e seus diversos organismos possam dialogar sobre a realidade que efetivamente tem destruído a sociedade, aprisionando as pessoas de bem, as quais de forma inerte assistem os efeitos da criminalidade aumentando dia-a-dia.
Como garantir segurança à população, como tornar a presença da polícia preventiva e ostensiva mais eficiente, como evitar que o uso e tráfico de drogas continuem crescendo de forma acelerada, são questionamentos que devem estar em pauta nesta audiência.
Para os profissionais da imprensa que acompanham com frequência o trabalho da polícia, bem como a parcela da população que cobra ações de combate ao crime, é comum ouvir das autoridades responsáveis de que o crime tem migrado para os pequenos centros, assim como quando se questiona da necessidade de mais policiais trabalhando na rua, a resposta é certeira, “existe uma dificuldade do Estado, pois os efetivos são poucos, mas em breve, será realizado um concurso público para que seja suprida a demanda de policiais e, consequentemente, aumente a segurança”.
Se o crime está migrando para os pequenos centros, não seria em contrapartida, se fazer necessário, migrar também os investimentos na segurança? As cobranças para que isto ocorra, o combate, à mesma altura e proporção? Salientando que nos últimos dias, tivemos nesta cidade, números preocupantes de roubos a residências, furtos de veículos, policial militar que teve sua casa alvejada por tiros de arma de fogo, explosão de caixas eletrônicos, além de outros registros, não menos importantes que também não foram solucionados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário