domingo, 4 de agosto de 2013

Campina Verde – Material explosivo é localizado em matagal na zona rural deste município

Material foi encontrado nesta sexta-feira (02/08) por um trabalhador agrícola em um matagal próximo a um canavial

Aproximadamente 50 quilos de dinamite, distribuídos em 109 explosivos conhecidos como "bananas" foram localizadas nesta sexta-feira (02/08) na zona rural de Campina Verde, próximo à cidade de Iturama.
O material foi encontrado por um trabalhador agrícola em meio a um matagal próximo a um canavial entre os municípios de Campina Verde e Iturama, localizado na Rodovia MGT 497 e estava acondicionado em sacas plásticas.
Após localizar o material o trabalhador agrícola acionou a polícia militar que através do Comandante da 3ª Cia. PM. Ind, Major José Luiz da Costa, o qual imediatamente providenciou a segurança do local e acionou o Gate (Grupo de Ações Táticas Especiais) na capital mineira para identificar o material utilizado no artefato explosivo, os quais chegaram ao local neste sábado (03/08) por volta das 10 horas da manhã.
Os policiais do Esquadrão de Bombas do GATE que recebem treinamento diferenciado para atuar em situações desta natureza, possuindo, portanto grande habilidade técnica e agem de acordo com normas de segurança rigorosas e imprescindíveis para a situação. A princípio, se utilizarem de vestimentas adequadas e adentraram na mata para realizar a análise do material, constatando que se tratava de explosivos da marca Britanite, Ibegel tipo E, UN 0241 e certificaram também que os explosivos não continham complementos como, pavios e detonadores, podendo, portanto, serem retirados sem riscos de explosões.



Foram localizados 90 unidades de bananas de dinamites pequenas pesando cerca de 180 a 200 gramas e 19 bananas de dinamite grandes com peso aproximado de 1.600 Kg.
Para certificar sobre o poder de funcionamento do artefato, os integrantes do GATE detonaram uma banana de dinamite em local de segurança, atestando, portanto que estariam em perfeitas condições de uso bem como constatou o seu poder de destruição.
De acordo com o comandante da 3ª Cia. PM Ind. Major Costa e o Delegado de Polícia desta cidade, Dimer de Toledo, o material localizado possivelmente seria usado para explosão de caixas eletrônicos e não descartam a possibilidade do material ter sido escondido no local por quadrilhas que usam esta modalidade criminosa.


Após os trabalhos de praxe dos integrantes do GATE, do perito da Polícia Civil que acompanhou a ação, o material foi incinerado em local apropriado naquelas imediações, previamente escolhido pelos militares do GATE, na presença dos policiais militares e civis que participaram da operação e da imprensa que marcou presença no local.
Estiveram presentes no local os militares, Cb PM Luiz Carlos e Cb PM Jefferson (policiais do Distrito de Honorópolis que fizeram a preservação do local, desde a localização do material, até a retirada do mesmo), Sgt PM Célio, Sd PM Adiler, Cb PM Oliveira (Iturama), além do assessor de Imprensa da PM, jornalista Ronei Alves e o comandante da 3ª Cia. PM. Ind. Major PM José Luiz Costa; Delegado de Polícia Civil, Dimer de Toledo e o Perito da PC, Ricardo; Integrantes do GATE, Tenente PM Silvestre (Batalhão de Radio patrulhamento aéreo), Sgt PM Rodrigo Campos (Comandante da Guarnição) e Sgt PM Adhemar.


Acompanhe abaixo, na integra as entrevistas com o Delegado de Polícia da comarca, Dimer de Toledo, Comandante da 3ª Cia. PM. Ind, Major José Luiz da Costa e com o Integrante do GATE (Grupo de Ações Táticas Especiais) de Belo Horizonte, Sgt PM Rodrigo Campos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário