quarta-feira, 23 de maio de 2012


UMAS & OUTRAS/EneirManna/Campina Verde

Hora certa – Para quem se acostumou com tantas notícias de corrupção, pelo menos agora o eleitor tem uma nova arma para selecionar melhor seus representantes. Já está em vigor desde o último dia 16, a Lei de Acesso à Informação. Sancionada pela presidente Dilma Rouseff em novembro de 2011, a lei regulamentou o direito constitucional de acesso dos cidadãos às informações públicas. Detalhe importante: vale para todos os poderes - União, Estados, Distrito Federal e Municípios.
Sem distinção – A lei, que começou a valer neste dia 16, obriga órgãos públicos a prestarem informações sobre suas atividades a qualquer cidadão interessado, sem justificativa do pedido. O projeto é de iniciativa do Executivo e vale para todo o serviço público do país, exceto para informações consideradas sigilosas, tais como assuntos secretos do Estado, temas que possam colocar em risco a segurança nacional ou que comprometam atividades de investigação policial. A lei fixa ainda, procedimentos, normas, prazos, punições para o caso de recusa na entrega dos pedidos, e prevê a criação de um Serviço de Informações ao Cidadão em todos os órgãos e entidades do poder público.

Internet – A Lei de Acesso à Informação estabelece também que as entidades públicas divulguem na internet, em linguagem clara e de fácil acesso, dados sobre a administração pública. Devem constar, no mínimo, registro das competências e estrutura organizacional, endereços e telefones das respectivas unidades e horários de atendimento ao público. Também devem ser publicados registros de quaisquer repasses ou transferências de recursos financeiros e informações sobre licitações, inclusive os editais e resultados. A lei exige ainda que fiquem expostos na internet dados gerais para o acompanhamento de programas, ações, projetos e obras do governo, além de respostas a perguntas mais frequentes da sociedade. As informações devem ser mantidas sempre atualizadas.

Detalhe – Apenas os municípios com menos de 10 mil habitantes estão desobrigados a apresentar em um site na internet os dados sobre as operações municipais. No entanto, os órgãos desses pequenos municípios são obrigados a prestar informações sempre que solicitadas.

Agora vai..? – Previsto para o próximo dia 25 (sexta-feira), licitação para contratação de empresa especializada para reforma do restaurante no Parque de Exposições Homero Santos. O recebimento de documentos e das propostas está previsto para as 13:30hs. A licitação na modalidade Tomada de Preços que já foi marcada para ocorrer em data anterior foi considerada deserta, ou seja, não compareceu nenhum interessado na execução da obra. 

Team Penning – A pista de areia do Parque de Exposições “Homero Santos” será arena para etapa de Team Penning, que distribuirá R$15 mil em prêmios. As provas serão realizadas nos dias 01, 02 e 03 de junho, a partir das 16 horas. As inscrições podem ser feitas no local.
A prova que se tornou uma das atrações da 41ª Expoverde é uma competição disputada em equipes de três cavaleiros cada, que tem que separar três bovinos numerados de um rebanho e levá-los a um curral num tempo máximo seguindo o regulamento.
A atração vem chamando cada vez mais a atenção do público, reunindo famílias e demais adeptos numa competição que proporciona grande emoção e adrenalina aos participantes da modalidade.
Confira o regulamento e demais informações abaixo:



Nenhum comentário:

Postar um comentário