quinta-feira, 3 de maio de 2012


Um Projeto Sociocultural em favor da vida e pela prevenção das drogas em Campina Verde
 Coordenador do projeto, pároco Padre Marcus Alexandre Mendes Andrade

Vem aí a 1ª FESTA DAS NAÇÕES que é um evento sociocultural promovido pela Paróquia Nossa Senhora da Medalha Milagrosa em parceria com a Polícia Civil, as Escolas Públicas e Particulares de Campina Verde e o Grupo Amor Exigente.
Tendo como público-alvo crianças, adolescentes e jovens, a FESTA DAS NAÇÕES visa, de modo geral, promover a cultura universal, especificamente a música, a dança e a produção de conhecimento, e a prevenção das drogas.
Em entrevista ao Jornal Notícias da Região o coordenador do projeto, Padre Marcus Alexandre informou que o intuito da Comissão Organizadora é promover a vida, cujo valor inestimável se coloca acima de todas as divisões e discussões, dos credos e religiões, dos interesses políticos e das classes sociais. “Num mundo marcado pela violência e pelo contínuo e progressivo avanço das drogas, pela desestruturação das famílias e pela perda dos valores fundamentais da existência, a FESTA DAS NAÇÕES pretende ser uma sementeira de valores. Fazendo uso da cultura e das artes, procura desenvolver nas crianças, adolescentes e jovens, e consequentemente em suas famílias, o amor pela vida saudável e inteligente, por relações fraternas e sociais transparentes, além de ser uma oportunidade para a confraternização, o lazer e o descanso.
Para tanto, seus objetivos específicos são: promover o conhecimento de danças e músicas características de outros países, favorecendo a ampliação da cultura universal; produzir conhecimento sistemático sobre diversos países, favorecendo o aprofundamento dos conteúdos da grade curricular e de temas transdisciplinares; ocupar o público-alvo com ensaios de dança, favorecendo o desenvolvimento artístico, a harmonia pessoal e relacional; formar a consciência para valores fundamentais, favorecendo a aquisição de valores necessários para a convivência, a solidariedade e o trabalho em equipe; instruir o público-alvo sobre o problema das drogas e da dependência química, favorecendo o combate ao vício e à dependência química e ajudar as famílias que sofrem com o problema das drogas, favorecendo sua participação em grupos temáticos e de ajuda mútua.
A FESTA DAS NAÇÕES se desenvolve em vários setores e perspectivas, tais como: ensaios de dança com crianças, adolescentes e jovens; visitas a escolas para aprofundamento e debate sobre vários temas, especialmente sobre drogas e dependência química; promoção da Festa propriamente dita, com barraquinhas e atividades lúdicas para as famílias e as crianças; apresentações culturais e feira de conhecimento.
A nobreza de sua causa exige a participação de todos. A FESTA DAS NAÇÕES, mais do que uma atividade da Paróquia, é uma atividade para toda a cidade, com um foco muito preciso e com possibilidade de envolver muitas crianças, adolescentes e jovens, em vista de construírem uma vida mais inteligente, sadia e humana”, informou Padre Alexandre, lembrando que os ensaios dos participantes estão acontecendo todas as quintas-feiras na sede do CEREA e a festa acontece no dia 07 de julho.

 Ensaios com os participantes do projeto

Nenhum comentário:

Postar um comentário