quinta-feira, 17 de maio de 2012


Gestores devem ficar atentos ao período eleitoral
 Alerta foi feito durante reunião do Conselho Intermunicipal de Educação da AMVAP

Gestores devem ficar atentos este ano, com relação aos procedimentos que as Secretarias Municipais de Educação e Escolas Municipais devem observar, devido ao período eleitoral de 2012. O alerta foi feito pelo consultor em Gestão Pública da AMVAP, Alexandro Paiva, durante reunião do Conselho Intermunicipal de Educação (CIE/AMVAP) realizada no último dia 11. “De acordo com o código eleitoral e a lei 9.504, algumas posturas devem estar alinhadas à observância de condutas vedadas, durante este ano, devido às eleições”, ressaltou Paiva.
Entre os cuidados, Alexandro chamou a atenção para vestuário que não pode demonstrar preferência a um partido, candidato ou mesmo coligação partidária. Paiva chamou a atenção, também, para condutas que devem ser evitadas pelos gestores para que não sejam configuradas promoção pessoal, ou propaganda extemporânea de candidaturas. “As publicidades institucionais, a partir de 7 de julho, são proibidas. O gestor, no máximo, pode publicar avisos e campanhas de caráter essencial”, alertou.
Ainda, durante o encontro, o consultor falou sobre a Lei Federal 12.527/ 2011 que regula o acesso às informações de todos os documentos e informações públicas. “Todos os órgãos devem ficar atentos, já que a lei já está em vigor e a maior parte deles não está preparada para trabalhar com esta nova realidade”, destacou.
Esta lei, segundo Paiva, determina que os órgãos disponibilizem a informação de caráter público, em tempo real, sem que para isso, tenham que aguardar um requerimento, como acontece, até então. Nas cidades que tenham população acima de 10 mil habitantes, os gestores são obrigados a disponibilizarem a informação, em tempo real, na internet. “Cidades abaixo desse número de habitantes, devem adotar formas de atender a lei, lembrando que é mais fácil disponibilizar pela internet, por meio de blog, twitter, facebook e sites governamentais gratuitos, devido ao baixo custo”, lembrou Alexandro.
Fonte: Assessoria de Comunicação AMVAP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário