terça-feira, 28 de agosto de 2018

Padrão de energia foi desligado e unidade de saúde perde todas as vacinas em Campina Verde

A servidora de uma unidade de saúde em Campina Verde, se deparou com uma cena lamentável no último sábado (25): todas as doses de vacina disponíveis no município foram perdidas.
Segundo a assessoria da prefeitura, vândalos desligaram o padrão de energia elétrica da unidade, denominada "PSF Dr. Ademar Geraldo de Queiroz", localizada na Avenida 25, na noite anterior, quando estava fechada. As doses precisam ficar em ambiente refrigerado. Sem energia, o sistema de armazenamento da vacina ficou desligado e não foi possível precisar por quantas horas.
A servidora percebeu que a temperatura na sala estava elevada e que as geladeiras que armazenam as vacinas estavam desligadas, constatando que o local estava sem energia. Ao dirigir até o padrão de energia verificou que o mesmo havia sido violado e estava desligado. 
Em entrevista à imprensa, o secretário de saúde informou que após o fato, as geladeiras foram lacradas e aguardam a avaliação do Ministério da Saúde, através da Unidade Regional de Saúde que fica localizada na cidade de Ituiutaba para as devidas providências.
Enquanto isso, a população está desprovida de qualquer tipo de vacina, inclusive a vacina BCG, que previne a tuberculose, considerada obrigatória e feita sob o esquema de dose única, normalmente aplicada no recém-nascidos. 
O secretário informou ainda que, na sexta-feira (24) havia chegado uma grande quantidade de vacinas, sugerindo que havia um grande estoque de vacina armazenada no local. 
Nota da Redação - Não é a primeira ocorrência registrada no local, o que demonstra a fragilidade das instalações e consequentemente a necessidade de investimento em segurança dos prédios públicos, já que ficou demonstrado que em um local que armazena itens essenciais à saúde, sequer possui um vigilante para resguardar a ação de vândalos , os quais, quando não estão destruindo, estão inutilizando bens adquiridos com dinheiro público. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário