terça-feira, 28 de agosto de 2018

Campina Verde - Atendimento gratuito do Castramóvel no município foi uma conquista do vereador Nélio Inácio 

Em parceria com a Ong Ajuda – de Juiz de Fora (MG), o vereador Nélio Lacerda Inácio deu um grande salto no quesito saúde pública do município.
A ação que ocorreu de 31 de julho a 03 de agosto,  concretizou a primeira etapa da castração animal e ao todo foram castrados mais de 200 animais. 

O Castramóvel que esteve em Campina Verde é um programa implantado pelo deputado Noraldino Junior, autor de emenda parlamentar que adquiriu o veículo e demais equipamentos e que através da Ong Ajuda – Aliança Juizforana pela Defesa dos Animais viaja por todo estado de Minas Gerais. 

O vereador Nélio Inácio, ao tomar conhecimento do programa no ano de 2017, procurou o deputado em seu gabinete em Belo Horizonte e durante várias tratativas conseguiu que o Castramóvel e sua equipe,  composta por 7 pessoas da Ong Ajuda – de Juiz de Fora (MG), dentre elas, veterinários ficassem por cinco dias na cidade.
Em Campina Verde, o vereador contou com a parceria do Sindicato Rural que cedeu o espaço para instalação do Castramóvel, da AMA - Associação Amigos de Animais, da Prefeitura Municipal, a qual arcou com despesas no valor de R$2.940,00 (dois mil, novecentos e quarenta reais) investindo um custo médio de R$13, 70 (treze reais e setenta centavos), por animal castrado, além de outros parceiros que ajudaram viabilizar a  esterilização de 211 cães e gatos, nesta primeira etapa, sendo que a segunda já está prevista para o mês de setembro.
Além da castração, a equipe realizou palestras de conscientização em escolas municipais e distribuição de cartilhas educativas aos alunos participantes. 
O vereador que inclusive recebeu Moção de Aplausos e muitos elogios na Câmara Municipal, por sua brilhante iniciativa, comemora as ações do Castramóvel. Segundo ele, com a realização da segunda etapa, prevista para o mês de setembro, há possibilidade de atingir um número muito maior de animais. “Atualmente a maioria das cidades do país enfrenta problemas com o número de animais de rua. A castração é uma forma de conter esse aumento e evitar inclusive problemas de saúde pública”, destacou.


Nélio Inácio destaca os benefícios do programa de castração, uma vez que a iniciativa vai contribuir para reduzir o número de animais abandonados, o que é fundamental para evitar zoonoses. “Com a castração haverá menos abandono e menos transmissão de doenças, tanto de um animal para outro quando as zoonoses, transmitidas de animais para pessoas. A castração é de suma importância para controlar a natalidade dos animais e para administrar a saúde pública com menor custo e maior eficiência”, disse. Entre as doenças que podem ser transmitidas de animais para humanos estão a raiva (doença incurável para animais e pessoas), leishmaniose e esporotricose, esta última no caso dos gatos.

"A castração é o melhor caminho para o controle e é a primeira vez que tal prática acontece no município, mas não vamos parar por aqui, estaremos viabilizando meios para que ela ocorra periodicamente", concluiu o vereador.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário