terça-feira, 7 de agosto de 2018

Campina Verde - Promotor da comarca assume coordenação do GAECO
José Cícero Barbosa da Silva Júnior assume a Subcoordenadoria do Gaeco de Uberaba, mas continuará respondendo pela Promotoria única de Campina Verde


Foi publicado na última quarta-feira (01/08), no Diário Oficial Eletrônico do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), despacho assinado pelo procurador-geral de Justiça Antônio Sérgio Tonet designando o promotor José Cícero Barbosa da Silva Júnior, da comarca de Campina Verde para a função de subcoordenador do Grupo de Atuações Especiais de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), Unidade Regional de Uberaba.

Ainda na mesma data foi publicado a dispensa do promotor Carlos Alberto Valera, que estava ocupando o cargo no Gaeco desde 16 de janeiro de 2017.
O promotor de justiça José Cícero Barbosa da Silva Júnior assume a unidade do Gaeco em Uberaba sem prejuízo de suas atribuições como promotor único em Campina Verde, ou seja, suas funções serão conciliadas sem interferir no trabalho que desempenha na comarca desta cidade. 
José Cícero Barbosa da Silva Júnior está no Ministério Público há seis anos, tendo ingressado como promotor substituto na realização de júris na comarca de Montes Claros. De lá ele foi transferido para Barbacena, onde atuou como promotor eleitoral nas eleições municipais. Também atuou como promotor único nas comarcas de Taiobeiras e São João do Paraíso, no norte de Minas. Em 2014 foi designado como promotor único de Campina Verde, onde vem desempenhando um brilhante trabalho na comarca.
Em conversa com a reportagem do Blog Notícias Campina Verde, Dr. José Cícero disse estar ciente dos desafios em sua nova atribuição, porém disposto a trabalhar com muito empenho juntamente com sua equipe para reforçar o combate ao crime organizado na. “A expectativa é intensificar um trabalho árduo para debelar o crime organizado, especialmente o PCC, porque sabemos que é muito forte aqui no Triângulo Mineiro" disse. 
De acordo com ele, a expectativa é reforçar o desempenho do Gaeco em Uberaba com uma mudança estratégica de atuação ou de abordagem para conseguir mais efetividade no combate ao tráfico, mas também a corrupção e as quadrilhas de furto e roubo, inclusive estendendo para a área política quando for preciso. “A pretensão é grande e as ambições são muitas em prol da sociedade, que não pode mais viver refém do crime como está hoje. Meu modo de agir é trabalhar de maneira articulada, gerenciando as relações. Às vezes é um problema de convencimento do Poder Judiciário. Talvez seja necessária outra abordagem, mudando a estratégia de atuação. Isso é importantíssimo, porque sem o Judiciário perdemos a efetividade”, disse o novo subcoordenador do Gaeco.
A unidade regional do Gaeco que agora passa a ser coordenada pelo promotor José Cicero Barbosa da Silva Júnior, foi implantada em dezembro de 2015 na cidade de Uberaba. Como órgão do Ministério Público, é função do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) prestar apoio aos Promotores de Justiça do Estado de Minas Gerais, visando à identificação, prevenção e repressão às atividades de organizações criminosas. 
Integram o Gaeco, representantes do Ministério Público, Polícia Civil, Polícia Militar e Secretaria de Fazenda. 
O raio de atuação abrange, além de Uberaba, as seguintes cidades: Araxá, Campos Altos, Carmo do Paranaíba, Conceição das Alagoas, Campina Verde, Conquista, Coromandel, Frutal, Ibiá, Itapagipe, Iturama, Nova Ponte, Patos de Minas, Patrocínio, Perdizes, Presidente Olegário, Rio Paranaíba, Sacramento, São Gotardo e Tiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário