sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Município de Campina Verde será contemplado com um Centro de Comercialização da Agricultura Familiar
A previsão para conclusão e funcionamento do Centro de Comercialização no município de Campina Verde, caso toda a tramitação ocorra dentro do tempo previsto é ainda para o ano de 2017.

Estimular a comercialização dos produtos da agricultura familiar do município. Essa é a expectativa com a construção de um Centro de Comercialização da Agricultura Familiar no município de Campina Verde. A iniciativa de contemplar o município é do deputado federal Zé Silva, sendo que obra será construída com recursos do Governo Federal, através de programa da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário - SEAD, (que substitui o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA),e o INCRA, com a parceria do município que irá ceder o local para construção e ainda da EMATER-MG (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais, que será a responsável pela execução da obra e pela contra-partida do recurso.

A apresentação do projeto para a construção do Centro de Comercialização da Agricultura Familiar ocorreu na tarde da última quinta-feira (19) no gabinete do Prefeito Municipal Fradique Gurita, ocasião em que além do prefeito estavam presentes, assessores do Deputado Zé Silva, Fausto Marques e "Cabelinho", de representantes da Subsecretaria de Desenvolvimento Agrário, do presidente do Assentamento PA Campo Belo Arnaldo Alves de Oliveira, da Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Córrego Fundo, Valeria Alves Borges, da Associação dos Pequenos Produtores Rurais do PA Córrego Fundo, Hilo de Oliveira Borges, do Diretor da Associação do Agricultores Familiares de Campina Verde PA Sanharão, Enéas Pereira, além dos vereadores Alan Borges, Marcos Roberto Almeida, Cortopassi Macedo Tostes, Nélio Inácio e João Silva Filho. 
O valor dos recursos a serem investidos na construção do Centro de Comercialização é de R$782.313 mil reais. O terreno será doado pela administração municipal e a gestão do espaço será feita pela Emater-MG em parceria com os agricultores.
Representante do deputado federal Zé Silva, o assessor parlamentar, Fausto Marques fez questão de ressaltar que a orientação em construir parcerias com os municípios e instituições que possam trazer qualidade de vida e acréscimo em termos de renda aos agricultores familiares e assentados atendidos pelos diversos programas do Governo Federal. "Este esse espaço tem a vantagem de ser um local em que os assentados e os agricultores familiares são os próprios fornecedores dos alimentos que produzem, garantindo a entrega de produtos de qualidade e uma renda maior pela relação direta com o consumidor". ressaltou ele. 
Os representantes de assentamentos e associações de pequenos produtores rurais do município, demonstraram satisfação com a apresentação do projeto e já estão torcendo para que o mesmo seja um sucesso, em benefício de todos.
Atualmente os pequenos produtores rurais, especialmente dos assentamentos já comercializam diversos alimentos, como farinha de mandioca, hortaliças, dentre outros e com a construção do Centro de Comercialização passarão a ter a responsabilidade também de aumentar a produção para garantir a regularidade de entrega, lembrou o prefeito Fradique Gurita. 
Durante a reunião, Fradique Gurita caracterizou a conquista para o município como um momento muito especial no início de sua administração. Para ele, o homem do campo pode dar sua contribuição pela importância da diversificação da agricultura para a economia local e, principalmente, a partir também do processo de conscientização para se evitar a utilização de agrotóxicos na produção de alimentos mais saudáveis e que preservem o meio ambiente, além de trazer qualidade de vida e acréscimo em termos de renda aos agricultores familiares e assentados atendidos pelos diversos programas do Governo Federal, pois outros projetos foram apresentados na mesma reunião e que serão desenvolvidos pela equipe da prefeitura, com recursos federais através de parcerias com os respectivos órgãos governamentais, através de ações dos deputados da região, especialmente do deputado Zé Silva que tem demonstrado o seu trabalho e ação parlamentar, disponibilizando benefícios para o município e inaugurando sua parceria com a atual administração.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário