quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

CNM parabeniza gestores empossados e recomenda ações para o desenvolvimento de boas práticas locais

É com muita alegria e expectativa que iniciamos o ano de 2017. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) parabeniza todos os gestores pela posse realizada neste domingo, 1º de janeiro. A entidade destaca que a participação de todos é fundamental para tornar o movimento municipalista mais forte.
São muitos os desafios a serem enfrentados e a certeza de que há grandes aprendizados a serem obtidos no decorrer desses quatro anos de gestão. Como vem fazendo há mais de 36 anos de história, a Confederação, estará ao seu lado ao longo de todo o mandato, a fim de apoiar as iniciativas, orientar os caminhos a serem seguidos e, principalmente, lutar pelo equilíbrio das relações entre os Entes e, consequentemente, possibilitar melhores condições de vida às nossas populações.
Com o objetivo de ajudá-lo a realizar uma gestão responsável e a otimizar suas políticas locais, a CNM recomenda boas práticas que devem ser implementadas em seu Município:
  1. Faça somente o que for de competência e de responsabilidade do Município.
  2. Constitua um suporte técnico centrado na realidade, porém focado em um futuro promissor e desenvolvimentista para seu Município.
  3. Valorize os servidores públicos municipais, pois são eles que executarão o seu projeto de governo.
  4. Elabore instrumentos de planejamento fundamentados na sua realidade econômica, financeira, social, cultural e administrativa.
  5. Elabore bons projetos com dados concisos e consistentes, capazes de motivar novas iniciativas.
  6. Estruture suas redes locais, respeitando as necessidades de seus munícipes e as realidades de seu Município.
  7. Ouça sua comunidade! Ela é sábia no que exige de seu gestor.
  8. Não gaste mais que arrecada!
  9. Preste contas!
  10. Obedeça à lei!
Luta municipalista - A primeira grande missão deste ano já começou: trata-se da derrubada do veto a pontos importantes da Lei Complementar 116/2003 – que trata do Imposto Sobre Serviços (ISS), medida que priva os Municípios da possibilidade de redistribuírem pelo menos R$ 6 bilhões.
Agora, a pressão deve ser sobre os parlamentares para que os vetos sejam derrubados, e que justiça seja feita em relação à desconcentração e à melhor distribuição desses recursos. Pressione o seu parlamentar! Exija que os recursos referentes às transações de cartões de crédito/débito, leasing e planos de saúde fiquem em seu Município.
Fonte: Portal CNM

Nenhum comentário:

Postar um comentário