sábado, 2 de julho de 2011

Governador Anastasia anuncia o programa Caminho de Minas
O governador Antonio Anastasia anunciou, no último dia 14, em solenidade no Palácio Tiradentes, na Cidade Administrativa “Presidente Tancredo Neves”, o programa Caminhos de Minas. Trata-se do maior conjunto de obras de infra-estrutura viária já realizado no Estado, que levará o asfalto a 223 trechos de estradas que fazem ligação entre as cidades mineiras. O programa beneficiará diretamente 297 municípios, com a pavimentação de 7,6 mil quilômetros de extensão, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida de milhares de mineiros que utilizam as estradas de terra. Durante a solenidade, o governador Antonio Anastasia assinou a autorização de liberação de recursos necessários à Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) para realizar licitação, execução e conclusão de projetos de engenharia.
“O Programa “Caminhos de Minas” é a continuidade do Proacesso, que foi um programa âncora do desenvolvimento de Minas. Tenho a honra agora de dar um passo avante importantíssimo para a interligação das regiões mineiras. Acredito que é um programa que vai trazer não só qualidade de vida, conforto, mas, especialmente, desenvolvimento econômico e integração regional às diversas regiões de nosso Estado. Para você ter uma idéia, o Sudoeste de Minas não é ligado ao Triângulo, a não ser por São Paulo. Vai ser ligado direto. Mesma coisa o Norte com o Centro-Oeste. Nós faremos isso”, disse o governador Antonio Anastasia em seu pronunciamento.
Participaram da solenidade 203 prefeitos de cidades mineiras, deputados estaduais e federais, secretários de Estado e lideranças políticas.
O deputado estadual, Zé Maia também presente na solenidade, aproveitou a oportunidade para solicitar ao Governador Anastasia autorização para licitação do Pró-MG Pleno para o Triângulo Mineiro, abrangendo as Rodovias da região de Iturama: Prata/Campina Verde, Ituiutaba/Cachoeira Dourada, Capinópolis/Ipiaçu, Gurinhatã/BR 365. Através do Programa Caminhos de Minas, autorização para licitação do trecho que liga Frutal a Pirajuba, vindo a concluir a ligação de Frutal e região a Uberlândia e a interligação da MG 255 a BR 364 e BR 365, na altura dos municípios de Itapagipe, Campina Verde, Comendador Gomes.
Projetos iniciados:
O “Caminhos de Minas” consolida o Planejamento Estratégico de Logística de Transportes, elaborado a partir do Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI) para o período 2007-2023. A proposta é dotar o Estado de moderna infra-estrutura e, assim, promover o desenvolvimento econômico e reduzir a desigualdade social entre as regiões mineiras.
O projeto foi criado para solucionar inúmeros gargalos rodoviários e abrir novos rumos para o desenvolvimento dos municípios e do Estado. O Planejamento Estratégico de Logística de Transportes identificou 223 trechos que necessitavam de pavimentação emergencial e ampliações, e realizou estudos necessários para iniciar imediatamente os serviços.
“É um programa por etapas, obviamente. Ninguém faz um programa deste tamanho de uma vez só, como também não fizemos assim com o Proacesso. Já temos recursos este ano para concluirmos os projetos. Várias das obras já estão em execução, como por exemplo, o trecho Uberlândia – Campo Florido. Algumas já começaram e vamos concluir os projetos neste ano. Outras tantas os projetos estão sendo concluídos”, disse o governador.
Para a primeira etapa, a Secretaria de Estado de Transportes de Obras Públicas (Setop) está autorizada a iniciar obras em 21 trechos, somando 509 quilômetros, com investimento de aproximadamente R$ 800 milhões. Outros 39 trechos estão em fase de projetos de engenharia. A Setop já contratou a elaboração de projetos de engenharia de 40 trechos e abriu o processo de licitação para contratar projetos para outras 122 estradas.
“Uma estrada, para começar, precisa de planejamento e projeto. Hoje, já temos 21 estradas com projetos prontos e acabados. Então, estamos em condições de licitar essas estradas para que elas possam ainda este ano iniciar obras. Tem um conjunto de situações em que precisamos concluir projetos que estão iniciados, e algumas outras obras que o projeto precisa ainda ser iniciado. É um programa grande, amplo, estruturador, e como tal ele tem uma dimensão de tempo muito grande, porque são 7 mil quilômetros de estradas”, explicou o secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Fuad Noman.
O Governo de Minas, por meio da Setop, estima investimento de R$ 5 bilhões nas obras. O custo final será consolidado após a conclusão de todos os projetos executivos e licitações.

Caminhos de Minas – Obras autorizadas:
1 Água Boa – Malacacheta
2 Anel Viário Sete Lagoas – Av. Norte / Sul
3 Brumadinho – Piedade do Paraopeba – BR/040
4 Conceição Mato Dentro-Serro
5 Contorno Andradas
6 Contorno Jaíba
7 Contorno Norte Montes Claros
8 Contorno Sul Uberlândia
9 Entr.BR040-São Brás Suaçui-Jeceaba e Contorno São Brás Suaçuí
10 Frutal – Entr. Fazenda Boa Vista
11 Frutal- Vila Barroso
12 Garimpo Bandeira – Entr. BR364(Frutal)
13 Itapagipe – Campina Verde
14 Passa Vinte – Divisa MG/RJ
15 Pintópolis – Urucuia
16 Rio Pacuí – Coração de Jesus
17 Santa Rita Jacutinga – Divisa MG/RJ
18 São Romão – São Francisco
19 Sarzedo – MG 040
20 Sete Lagoas-Entr.MG010 – Subtrecho: Entrº LMG/800 – Sete Lagoas e Contorno de Matozinhos e Prudente de Morais
21 Taquaraçu de Minas – Entrº MG/020

Nenhum comentário:

Postar um comentário