quinta-feira, 11 de outubro de 2018

Coordenador do GAECO em Uberaba  apresenta balanço da Operação "Guilhotina"
Foto: Jornal da Manhã

Através de release encaminhado ao Blog Notícias Campina Verde, o promotor de Justiça José Cícero Barbosa da Silva Júnior, coordenador do Gaeco em Uberaba, fez um balanço da Operação "Guilhotina" deflagrada nesta quarta-feira (10).
O nome da operação faz referência ao instrumento “Guilhotina”, amplamente utilizado durante a Revolução Francesa para aplicar a pena capital através da decapitação.  
De acordo com o coordenador, a escolha do nome se dá em virtude de muitos que, à época, se divertiam com suplício, em um futuro próximo, acabavam sendo a próxima vítima. Da mesma maneira, a organização criminosa alvo da operação, que se utiliza de tribunal de exceção também com penas capitais, acaba se voltando contra seus próprios membros.  
História e comparações à parte, a operação visa a guilhotinar – pôr fim a atividades criminosas – lideranças de famigerada facção que atua dentro e fora dos presídios nacionais e estava plenamente atuante em Uberaba, Conceição das Alagoas e região circunvizinha.  
Unindo as forças dos militares do 4º e do 67º Batalhão de Polícia Militar, da 3ª Cia PM Independente de Iturama, Inteligência da Polícia Militar, do suporte incondicional do Ministério Público de Minas Gerais e da autoridade da Segunda Vara da comarca de Conceição das Alagoas, a operação atinge a referida organização criminosa nos Estados de Minas Gerais e São Paulo, sendo desencadeada em Uberaba, mas com reflexos em Conceição das Alagoas – sede dos dois pontos de drogas mais rentáveis da facção em Minas Gerais – e São Paulo – onde estão presos dois agentes do alto escalão da Organização Criminosa com poder de comando sobre comparsas em nosso Estado.  
Foram cumpridos 12 mandados de prisão e 12 mandados de busca e apreensão, e ainda houve a prisão em flagrante de outros três agentes por tráfico de drogas com vínculos com os alvos da operação. 
A duração da presente investigação perdurou em torno de 10 meses e, no seu desenrolar, ocorreram diversas intervenções exitosas, que culminaram com várias prisões em flagrante e apreensões de drogas ilícitas, dentre elas: 
13 prisões em flagrante por tráfico de drogas; 
2 prisões por mandado de prisão; 
1 prisão de autor de latrocínio na cidade de Uberaba; 
Apreensão de aproximadamente 5 kg de cocaína e crack, 5 kg de maconha, munições diversas, além de outros materiais. 
A operação teve papel primordial na identificação e posterior prisão de mandantes dos ataques ocorridos na cidade de Uberaba no mês de junho deste ano, papel que somente pôde vir à tona agora para não prejudicar o desenvolvimento das investigações. 
Dentre os alvos, dois são do estado de São Paulo, e são suspeitos de comandar e coordenar o tráfico de drogas, este com ênfase em Conceição das Alagoas, e outras ações delituosas da organização. 
Ainda foram identificadas e desarticuladas duas bocas de fumos da organização criminosa em Conceição das Alagoas, as mais de maior faturamento no Estado, como comprova a atividade investigativa.   
"Essa operação vai muito além da apreensão de drogas e de materiais. Foram tiradas de circulação lideranças de uma perigosa facção criminosa que estavam articulando constantemente crimes na região", afirmou o promotor de Justiça José Cícero Barbosa da Silva Júnior, coordenador do Gaeco em Uberaba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário