quinta-feira, 22 de maio de 2014

Emoção marca sepultamento do ex-prefeito de Campina Verde Iron Caetano de Oliveira


A cidade de Campina Verde se despediu de um dos seus filhos mais ilustres. Faleceu na noite de segunda-feira (19) o ex-prefeito Iron Caetano de Oliveira. O sepultamento ocorrido no final da tarde desta terça-feira (20) reuniu amigos, correligionários, familiares e centenas de pessoas que foram prestar suas últimas homenagens ao líder político. A administração Municipal decretou luto oficial por três dias.
Após o velório que teve início em sua residência o corpo foi conduzido para a Câmara Municipal, onde foram prestadas homenagens pelo poder legislativo, através do vereador João Batista Barbosa e ainda pelo ex-presidente da Câmara e ex-prefeito Fradique Gurita da Silva, representando os ex-vereadores veteranos e os ex-prefeitos veteranos.  
O momento das homenagens foi conduzido pelo assessor da Câmara Municipal, advogado Paulo Luciano, que foi secretário nas gestões de Iron Caetano.
A Câmara Municipal, representada pelos vereadores, João Silva Filho, Olívia Maria Nahass Franco de Sousa, Alexandre Freitas Macedo e Franco Nero de Moura Souza cobriu o ataúde com a Bandeira do Município.
No encerramento da cerimônia, a filha, Rúbia Freitas Caetano de Oliveira, ex-vereadora deste município agradeceu, emocionada, em nome da família, a todos que participaram da despedida do seu pai.
Muitas pessoas passaram pela Câmara Municipal para dar o ultimo adeus. Após as homenagens o corpo do ex-prefeito foi levado para o cemitério local onde foi sepultado por volta das 17 horas.
A morte do ex-vereador e ex-prefeito, que governou a cidade por dois mandatos, no período de 1963 a 1967 e de 1989 a 1992, causou consternação na comunidade. Inúmeras homenagens e mensagens foram postadas nas redes sociais, demonstrando a consternação pela perda do ex-prefeito e ressaltando a gratidão pelo pai, amigo e ser humano, além de figura política de grande expressão no município que deixa seu nome registrado na história de Campina Verde.

Confira através do áudio ao lado momentos da cerimônia na Câmara Municipal e abaixo, algumas das inúmeras mensagens registradas em redes sociais.

“Meus sentimentos um grande homem Campina Verde perde nesse dia, principalmente a classe pobre dessa cidade. Homem honrado e de bons sentimentos. Deus o ampar”. (Lucienir Aparecida da Silva)

Que Deus neste momento difícil ampare e conforte a todos os familiares, nós, os amigos, enfim o povo de Campina Verde.
As amigas Rubia Caetano, Glorinha Caetano Inácio e Carmélia Caetano, Duda Caetano, nossos pensamentos estão com vocês neste momento difícil. Deus já recebeu o "paizinho"(como era chamado por todas vocês) ao lado Dele, com toda a certez”. (Vereadora Olívia Nahass)

“Grande homem na história de Campina Verde, meus sentimentos à família Caetano”. (Fabio Manna)

“Tamanha surpresa tive ao deparar com a notícia pelo passamento do ilustre cidadão Sr. Iron Caetano de Oliveira, que deixa na História de Campina Verde o legado de um político honrado, sério e ético, que tanto faz falta nos tempos de hoje e um pai de família exemplar. Campina Verde perde o filho mais ilustre. Meus sentimentos aos seus entes queridos”. (Margarida Maria Aparecida Duarte)

“Gostaria de deixar aqui registrado os meus sinceros votos pesar a toda família do ex-prefeito deste município, Iron Caetano de Oliveira.
Campina Verde perde uma de suas mais expressivas lideranças, um grande homem público, pai, avô, bisavô e esposo que ao lado de sua estimada esposa, outra grande guerreira, sempre lutou pelo desenvolvimento de nosso município e pela causa pública. Que Deus ilumine e esteja ao lado de seus familiares neste momento de dor”. (Vereador Mário Machaim)

“O Sr Iron Caetano escreveu uma página muito importante na história da nossa querida Campina Verde. Sua passagem para o mundo espiritual vai carregada de gratidão pelo povo Campinaverdens”.. (Ironildes Ribeiro)
  
“E eu sei o quanto ele fez por Campina Verde! Acompanhei de perto sua trajetória política administrativa. Criterio, trabalho, honestidade, igualdade, justiça, discernimento, visão futurista. Nossa gratidão prezado amigo. Deus o colocará em lugar de honra em Sua Morada! Nossas condolências à família”.
(Edson Moysés)

“Iron Caetano de Oliveira, duas vezes Prefeito de Campina Verde, grande líder político, com certeza deixou escrita importante página na história de Campina Verde”.  (Alberto Manna)

“Foi um alicerce na família, pai, marido, avô, bisavô e amigo da população deste município. Sua partida nos deixa triste, ele fez sua história de vida. Se constituiu um líder nato em nossa comunidade, e seu exercício como homem público foi um exemplo para muitos de nós. Perdemos uma referência. Iron Caetano de Oliveira era um homem com os princípios mais nobres. Minhas condolências à todos os familiares e amigos, que Deus conforte a todos nesse momento delicado e triste” (Vereador João Silva Filho)

“A POLÍTICA EMPOBRECEU... Madrugada de 20 de maio de 2014, terça-feira... Recebemos a notícia, em nossa casa, da morte de uma pessoa muito importante pra todos nós, da família. Mais do que um tio, o irmão próximo da minha mãe, o pai das primas/amigas/irmãs, morreu um político admirável. Ex-prefeito por dois mandatos em Campina Verde, IRON CAETANO DE OLIVEIRA mudou os conceitos na forma de fazer política. Além da luta por melhorias para sua cidade, incluindo aí, a energia elétrica, ele deu exemplos de ética (antinepotista ferrenho), e de coragem: no segundo mandato provocou um Deus nos acuda entre os ricos e poderosos da cidade, numa ação inédita. Criou o carnaval de rua, para o povo pobre, simples e humilde da cidade, de graça e ao som de bandas de altíssima qualidade. Acabou-se o carnaval suntuoso dos clubes! E mais: os ricos, que pagavam pelo carnaval de clube, perceberam que a festa era muito melhor na AVENIDA, mesmo misturados ao suor da pobreza. O que hoje é uma ação natural em várias cidades (promovendo turismo e economia), naquela época era uma demonstração de coragem, de sensibilidade e de respeito ao povo. Apaixonada que sou por política (muito por causa dele), tenho pelo meu tio uma admiração profunda por tudo disso. Que Deus o receba em Seus braços e dê muita paz à sua esposa, tia Geni, e seus filhos e netos, neste momento de tristeza”. (Giselda Campos)

“Nossas palavras não são suficientes para mostrar nossos sentimentos. Nossas ações se fazem ínfimas frente à grandeza da Pessoa.
Adversário político por muitos anos, mas Homem de fibra e determinação.
Sempre soube separar a amizade da política.
Foi verdadeiramente Político por Dom Divino.
Foi humanamente fraterno pelo Dom de Cristo.
Foi o que foi... e sempre será lembrado.
Sua História será alicerce para a construção de uma sociedade mias justa, humana e fraterna.
Passou por nós e jamais será esquecido...
Fez e deixou seu legado.
Louvamos a Deus pela oportunidade de "tê-lo tido".
Tive o prazer de carregá-lo no colo, quando foi Prefeito, mesmo tendo sido seu adversário ferrenho.
A amizade com sua família é motivo de reforçar tudo que sinto.
Eternamente Senhor Iron Caetano de Oliveira...”
Eternamente! (Edmilson Nahass Franco)


Nenhum comentário:

Postar um comentário