quarta-feira, 18 de abril de 2012


Prefeitos são orientados quanto à legislação eleitoral

Assunto foi um dos temas da Assembléia, realizada no último dia 30.

Os cuidados com o período eleitoral foi um dos temas apresentados durante a assembleia de prefeitos da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba (AMVAP), realizada no dia 30/03.
O consultor em Gestão Pública da AMVAP, Alexandro Paiva, chamou a atenção para prazos de convênios provenientes de recursos federais e estaduais. “Para que a obra seja realizada após 07 de julho, até dia 06 de julho deve estar pronto: convênio assinado, licitação concluída com contrato assinado e ordem de serviço/compra emitida e cronograma físico financeiro proposto. Além disso, pelo menos a primeira parcela do convênio deve estar na conta. Se estas condições não forem atendidas, o recurso não poderá ser gasto no período de 07 de julho a 07 de outubro”, alertou.
Paiva chamou a atenção, também, para as doações que devem ser previstas em lei específica, autorizada pela Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e orçamento aprovado. Este ano não podem ser criados novos tipos de doações ou benefícios eventuais, inclusive, a média de doações/benefícios eventuais até o ano de 2011, é limite para 2012. “As doações não devem sobrepor de anos anteriores”, ressaltou.
Na área pessoal, o consultor falou sobre o limite de aumento salarial que, este ano, não pode exceder 14% e a lei deve ser sancionada até 09 de abril; a realização de concurso e sua homologação devem ocorrer até 06 de julho, assim, não haverá problema em dar posse ao servidor público, mesmo durante o período eleitoral. Para cargos em comissão ou de confiança, segundo Paiva, não existe restrição.
Neste ano de eleição, outro ponto que os prefeitos devem ter atenção é com relação a publicidade, que não pode ser realizada em caráter institucional, após 07 de julho. Os shows artísticos só podem ser realizados, se forem uma tradição nos municípios, “aqueles realizados todos os anos”, destacou Paiva. O consultor lembrou, ainda, que os prefeitos não devem participar de inaugurações e apontou os prazos de desincompatibilização para quem for se candidatar a cargos de prefeito e vereadores, no pleito de 2012.
Programa Nacional de Habitação Rural - O gerente regional da Caixa Econômica Federal, Gilmar Passos, também participou da Assembleia e apresentou aos prefeitos o Programa Nacional de Habitação Rural, que visa atender agricultores com renda anual bruta de R$ 15 mil. O Programa prevê um subsídio de R$25 mil destinados a construção de unidade habitacional. “O beneficiário fará o pagamento de apenas 4% do valor recebido, em quatro parcelas anuais”, explicou. Podem ter acesso ao Programa, segundo o gerente, pescadores extrativistas, piscicultores, indígenas e demais comunidades tradicionais. A concessão do subsídio ao agricultor familiar é organizada de forma coletiva. “A entidade organizadora que pode ser a prefeitura, sindicato ou, a própria Emater, vai selecionar e apresentar estas pessoas à Caixa”, lembrou.
Diagnóstico da produção hospitalar dos municípios da AMVAP - A coordenadora de regulação da Superintendência Regional de Saúde, Fernanda Naves Dias, apresentou aos prefeitos e secretários de Saúde, presentes à reunião, um comparativo da Programação Pactuada e Integrada (PPI) de cada município da AMVAP. A coordenadora ressaltou que os números apontam que a atenção primária precisa ser reforçada nos municípios. “Não queremos que pacientes cheguem a quadros críticos. Pacientes que não utilizam os serviços dos próprios municípios extrapolam em outras referências”, destacou.
De acordo com Fernanda, o diagnóstico mostra, também, que nos municípios que são polos de micro regiões, como Ituiutaba, Araguari, Patrocínio e Monte Carmelo, os serviços devem ser fortalecidos, para que Uberlândia, que é macro, atenda apenas a alta complexidade. A coordenadora lembrou que na região, existem muitos hospitais que não estão em pleno funcionamento, “devemos fortalecer também esses hospitais”, ressaltou.
Fonte: Assessoria de Comunicação AMVAP

Nenhum comentário:

Postar um comentário