terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Prazo para tirar, transferir ou regularizar o título termina no dia 9 de maio

Termina no dia 9 de maio o prazo para tirar o título de eleitor, transferir o domicílio eleitoral, solicitar transferência para uma seção de fácil acesso e regularizar a situação perante a Justiça Eleitoral antes das eleições 2018. Eleitores que ficaram três vezes sem votar ou se justificar também devem se apressar, pois o prazo para regularizar sua situação também é 9 de maio.
Cadastramento biométricoO dia 9 de maio é também o prazo final para comparecimento dos eleitores que quiserem fazer o cadastramento biométrico para votar de modo ainda mais seguro no dia da eleição, lembrando que o cadastramento biométrico no município de Campina Verde ainda não é obrigatório, ou seja, quem não fizer o cadastramento biométrico, poderá votar normalmente nas eleições de 2018, porém há de 
ressaltar que isso vale para quem estiver com sua situação regular perante a Justiça Eleitoral.
Aplicativo e-Título - Novidade lançada pela Justiça Eleitoral no final de 2017,  o e-Título, aplicativo que permite aos eleitores acessarem uma via digital do título eleitoral por meio do seu smartphone ou tablet. 
Para acessar o documento digital, o eleitor deverá baixar o aplicativo e-Título, desenvolvido pela Justiça Eleitoral, e que já está disponível no Google Play e também na App Store. Ao inserir no aplicativo, o número do seu título eleitoral, seu nome, o nome da mãe e do pai e a data de nascimento, o e-Título será validado e liberado. Ao ser acessado pela primeira vez, o documento será gravado localmente e ficará disponível ao eleitor.
A versão digital do título oferece novidades em relação à via tradicional impressa. O documento tem agora a foto do eleitor para identificá-lo na hora da votação. Contudo, essa possibilidade vale apenas para aqueles eleitores que já fizeram o recadastramento biométrico, momento em que é capturada uma foto do cidadão junto com suas impressões digitais. No entanto, não há nada que impeça que os eleitores que ainda não fizeram o recadastramento biométrico baixem o aplicativo para usar no dia da eleição, porém terão de apresentar documento de identificação com foto. 
Ao baixar o App, o eleitor tem na sua mão várias funcionalidades. A principal delas é a obtenção da via digital do título eleitoral. Depois que informa os dados, ele configura o seu acesso e recebe, além do próprio título eleitoral, informações sobre a sua quitação eleitoral, local de votação, inclusive, um QR Code que pode ser utilizado para validação dessa informação fornecida pela Justiça Eleitoral.
Todas as informações sobre o e-título (título digital), prazo final para transferência, alistamento (primeiro título), mudança de local de votação para eleitores com dificuldade do voto (deficiência) ou aqueles que não estejam quite com a justiça eleitoral, além de recadastramento biométrico, poderão ser adquiridas no cartório eleitoral, com endereço nesta cidade na Rua 30, nº 281.

Nenhum comentário:

Postar um comentário