quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

Campina Verde - Prefeito Municipal anunciou fim do carnaval em Campina Verde
Em entrevista realizada nesta quinta feira (11/01), na Rádio Interativa da cidade de Ituiutaba, o prefeito Fradique Gurita da Silva colocou fim à expectativa da população do município e da região, informando que não será realizado o carnaval 2018 em Campina Verde.
A polêmica envolvendo a realização do carnaval vem se arrastando desde o mês de novembro de 2017, quando o prefeito municipal vetou emenda ao orçamento aprovada por maioria de votos na Câmara Municipal, reduzindo os valores destinados à realização do carnaval.
O veto do prefeito foi derrubado por maioria de votos, porém na ocasião os vereadores da bancada de oposição que votaram pela derrubada do veto, encaminharam sugestão ao prefeito que fosse encaminhado projeto próprio ao Legislativo solicitando uma suplementação, assegurando que poderiam estar aumentando o valor, já que de acordo com os vereadores da bancada do prefeito, o valor seria insuficiente para a realização da festa.
Como nenhum projeto neste sentido foi encaminhado à Câmara Municipal mais uma reunião foi realizada com a presença dos vereadores das duas bancadas com a finalidade de que executivo e legislativo pudessem chegar a um entendimento em relação ao valor. Na ocasião, os vereadores da bancada de oposição reafirmaram que votariam favorável a aumentar o valor destinado ao carnaval, bastando para isso, que o executivo enviasse à Câmara Municipal, projeto relativo.
Já na última terça-feira (09) uma reunião extraordinária foi realizada e como nenhum projeto em referência tinha sido encaminhado, os vereadores da bancada de oposição, apresentaram projeto do Legislativo autorizando o valor de 600 mil para o carnaval de Campina Verde.
Foi uma reunião muito polêmica, onde vereadores da bancada do prefeito alegaram inconstitucionalidade do projeto e após muitas discussões em reunião já no período da tarde, foi protocolado projeto do executivo solicitando a revogação da emenda ao orçamento.
Mais uma vez a polêmica se instalou em uma reunião que finalizou por volta das 18 horas, quando por maioria os vereadores limitaram o valor de 600 mil destinado às despesas de carnaval.
Porém como o valor constante no orçamento é de 778.450,00, o chefe do executivo alega que a limitação, além de inconstitucional é insuficiente para a realização do evento.
Já na quarta-feira o presidente da Câmara Municipal, vereador Alexandre Freitas Macedo em entrevista na Rádio Interativa de Ituiutaba fez esclarecimentos à população, conclamando ao prefeito municipal que viabilizasse mecanismo jurídico para referendar o valor aprovado pelo legislativo, afirmando que a Câmara Municipal estaria inclusive abrindo mão de prazo regimental para votar e aprovar o referido valor de 600 mil, alegando, dentre outras razões, que a redução seria necessária em virtude da situação econômica do município, esclarecendo ainda que todos os vereadores são favoráveis a realização do carnaval.
Além da entrevista na emissora de rádio, o presidente da Câmara recebeu em seu gabinete vários jovens da comunidade onde esclareceu o seu posicionamento, como dos demais vereadores da bancada de oposição, assegurando que todos se posicionariam em favor da realização do carnaval, porém explicando que a decisão final de realizar ou não o carnaval caberia somente ao chefe do executivo, pois todas as tentativas haviam sido feitas para dar legalidade à aprovação do recurso no valor 600 mil.
Durante esse período que envolveu reuniões, discussões em relação ao assunto, a população foi se envolvendo no assunto através das redes sociais se posicionando favoráveis ou contrários aos valores discutidos, mas na expectativa da realização do evento, porém nesta quinta-feira em entrevista na emissora de rádio da cidade de Ituiutaba, o prefeito municipal anunciou que o evento na cidade não será realizado, ou seja, que o município de Campina Verde não irá realizará o tradicional carnaval de rua.
O prefeito, à exemplo do presidente da Câmara Municipal também fez suas considerações, respondeu questionamentos da população durante a entrevista, reiterou seu posicionamento sobre a inconstitucionalidade das medidas legislativas, alegando ainda a limitação dos recursos, porém em nenhuma ocasião mostrou disposição em manter diálogo com os vereadores da bancada de oposição visando buscar qualquer entendimento sobre o assunto.
Confira as duas entrevistas completas nos links abaixo:
https://www.facebook.com/wanderson.rodrigues.5454/videos/1336697089809643/
https://www.facebook.com/wanderson.rodrigues.5454/videos/1337481129731239/
Your Website Title
How to Share With Just Friends How to share with just friends.
Posted by Facebook on Friday, December 5, 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário