quinta-feira, 28 de novembro de 2019

GAECO faz operação em cinco cidades da região, incluindo Campina Verde

O GAECO - Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado, unidade de Uberaba e a 4º Promotoria de Justiça da comarca de Frutal em conjunto com unidades da Polícia Militar da região, além do GAECO de Franca/SP e militares do estado de São Paulo, desencadearam uma operação na manhã desta quinta-feira (28/11), denominada "Torrentes", com o objetivo de investigar organização criminosa de atuação nacional em núcleos, o qual foi verificada a existência de locais destinados a comercialização de drogas ilícitas, em negócios omissos rentáveis em cidades do Triângulo Mineiro, incluindo esquema de inserção e mercância de drogas no presídio da cidade de Frutal para sanar dívidas contraídas com a prática escusa, funcionando de forma estruturada e institucionalizada.
De acordo com o Coordenador do GAECO em Uberaba e Promotor de Justiça da comarca de Campina Verde, Dr. José Cícero, durante as investigações, que antecederam a operação, ainda, foi possível identificar a existência de indivíduos faccionados, comissionados no exercício e promoção de controle disciplinar e integração de indivíduos à ORCRIM, tanto no ambiente carcerário/prisional, bem como nas ruas e/ou comunidades inseridas. Averiguou-se uma preocupação da citada ORCRIM em perpetuar a sua ideologia criminosa no imaginário coletivo, fomentando-a e promovendo-a. 
"As investigações tiveram início no mês de abril de 2019 e se desenvolveram por 07 (sete) meses. Na data de hoje, foram cumpridos 08 (oito) Mandados de Prisão Preventiva e 01 (um) Mandado de Prisão Temporária, sendo que 02 (dois) dos investigados já se encontravam recolhidos no Presídio de Frutal. 
Foram cumpridos ainda 18 mandados de Busca e Apreensão nas cidades de Frutal, Iturama, Conceição das Alagoas, Campina Verde e Batatais/SP", informou o Coordenador do GAECO, Dr José Cícero.
Ele informou ainda que as diligências continuam para a captura de dois foragidos. "Insta ressaltar que um dos investigados foi capturado na cidade de Batatais/SP, após relevante suporte de Agentes do Gaeco de Franca/SP. Dois veículos foram apreendidos, além de uma grande quantidade de joias, documentos e dinheiro". 
Em conversa com a reportagem do Blog Notícias Campina Verde, o coordenador do Gaeco informou ainda que em Campina Verde não ocorreu prisão, mas sim um mandado de busca e apreensão em uma residência de familiar de um investigado que encontra-se foragido.
Participaram da operação, 80 policiais militares, 02 promotores de justiça, 6 policiais civis, além de militares do estado de São Paulo e agentes do GAECO da cidade de Franca/SP.



Nenhum comentário:

Postar um comentário