segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Formatura do PROERD em Campina Verde e Honorópolis

Aconteceu no Ginásio Poliesportivo “Pedro Caetano de Oliveira”, em Campina Verde no último dia 22 (quinta-feira), e no distrito de Honorópolis no dia 23 (sexta-feira) as cerimônias de formatura do PROERD - Programa de Resistência às Drogas e à Violência.

Aproximadamente 300 alunos das escolas das redes municipais, particulares e estaduais do município receberam o certificado durante as cerimônias.
Em Campina Verde,marcaram presença os alunos, pais, professores, instrutores do PROERD neste município, Cb PM Luis Carlos e do município de Iturama, Cb PM Pablo, o Sub-Comandante da 3ª Cia. PM Ind.., Capitão da Polícia Militar, Júlio César Ferreira Jacometti, o Comandante local da PM, Tenente da Polícia Militar, Rodrigo Otávio Lopes, Promotor de Justiça da Comarca, Dr. José Cícero Barbosa da Silva Júnior, o Vereador João Silva Filho, as Secretárias municipais, Aguimar Nunes (Educação) e Lourdes Coimbra (Esportes), militares deste município e do município de Iturama, além de representantes da comunidade e parceiros do programa. 
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência (PROERD) é desenvolvido atualmente em mais de 58 países em parceria com as escolas da rede estadual,municipal  particular de ensino,consistindo na aplicação de 10 lições aos alunos dos 5º e 7º anos do ensino fundamental. Em encontros semanais as crianças aprendem como reforçar a auto-estima, lidar com as tensões, resistir às pressões do ambiente, além de aprimorar o espírito de cidadania.
No município de Campina Verde, a Polícia Militar desenvolve o programa através do Cabo PM, Luis Carlos, o qual possui o curso específico, desenvolvido por profissionais especializados nas áreas de pedagogia, psicologia, comunicação, farmacologia, direitos humanos, dentre outras áreas. 
Os Instrutores do PROERD além do curso específico, são submetidos com frequência, a cursos de reciclagem e atualização, visando aprimorar cada vez mais seus conhecimentos.
O objetivo da Polícia Militar em manter o programa nos municípios é a preocupação com a prevenção, ou seja, "Educar hoje para não punir amanhã", procurando trabalhar junto às crianças estes ensinamentos para que cresçam sabendo dos malefícios causados pelas drogas, lícitas e ilícitas, bem como pela violência, já que as crianças são o alicerce da sociedade futura.
Portanto, durante a aplicação do programa. são desenvolvidas atividades educativas destinadas aos educadores, aos pais e, sobretudo, aos estudantes. A participação ativa e efetiva dos professores e dos pais é importantíssima e indispensável.
Os professores atuam como divulgadores das ideias do programa para as demais salas de aula e os pais alavancam o programa na família.
Tais ensinamentos também fortalecem a atitude positiva das crianças em relação às autoridades e o respeito às leis, desmistificando propagandas comumente veiculadas reforçando a ideia de que para se obter sucesso deve-se experimentar e usar drogas.
Durante a solenidade de formatura os alunos fizeram o juramento se comprometendo a ficar longe das drogas e da violência e cantaram com entusiasmo a musica do programa, considerada por todos como o hino de combate a tudo que é maléfico para uma convivência saudável, tanto na família e na escola, como em toda a sociedade, juntamente com os instrutores do Proerd.  
Cada criança recebeu um certificado do Programa onde se compromete a ficar longe das drogas e também receberam premiações especiais, os  alunos vencedores das melhores redações, com relatos do que eles aprenderam durante as aulas, os quais foram classificados em 1º, 2º, 3º, 4º e 5º lugares, recebendo como prêmios, uma bicicleta os classificados em primeiro lugar e um Kit Escolar, cada um dos demais classificados de cada escola. 
Em seu pronunciamento o instrutor do Proerd Cb PM Luis Carlos falou de sua satisfação em ter participado mais uma vez do programa salientando que “o Proerd foi uma missão recebida de Deus que quero estar desempenhando da melhor forma. Gosto muito de estar com as crianças já que elas são o futuro de nosso País. Essa luta contra as drogas tem que ser feita não só nas escolas mas também em casa junto aos pais de cada uma delas. Portanto, espero que os alunos do Proerd, possam estar plantando também o que aprenderam na escola juntamente com os seus pais e na comunidade diariamente, pois serão disseminadores desta semente que ora plantamos através deste programa. 
Gostaria de ressaltar ainda que a PMMG precisa da ajuda de todos para fazer segurança pública e ajudar o Proerd é de certa forma também estar participando da melhoria na segurança pública, por isso, precisamos do apoio de todos para juntos lutar por uma vida sem drogas. Que Deus retribua em dobro e manifeste seu poder na vida de todos que nos ajudaram”, finalizou ele, agradecendo os comandos da Polícia Militar, aos alunos, comunidade escolar,colaboradores, parceiros, patrocinadores e especialmente ao Representante do Ministério Público em Campina Verde, Promotor de Justiça, Dr. José Cícero que foi um parceiro excepcional do programa.
Confira todas as fotos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário