quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Campina Verde - Vereador João Silva solicita providências urgente à COPASA em relação aos danos ambientais no Rio Verde

O vereador João Silva Filho, através de requerimento protocolado na Câmara Municipal no último dia 09, solicitou o envio de correspondência à direção da COPASA solicitando providências urgentes em relação à barreira existente no Rio Verde, especificamente no local onde é feito a captação de água, a qual vem causando danos ambientais, prejudicando o ciclo reprodutivo de peixes ao impedindo que eles nadem rio acima em busca de local apropriado para a desova.

De acordo com o vereador, não é possível a inércia em relação ao problema já que está caracterizado o enorme dano ao meio ambiente, conforme se verifica pelas fotos abaixo e ainda através do vídeo (abaixo) feito no ano de 2012.

O vereador salientou ainda que o fato já é objeto de Ação Civil Pública, impetrada em dezembro de 2012 pelo Ministério Público, o qual conseguiu junto à justiça o deferimento de liminar para que a COPASA efetuasse a realização de estudos técnicos e científicos sobre a melhor forma de recuperação dos recursos ambientais destruídos e/ou alterados e a implantação de Mecanismo de transposição para os peixes de Piracema (preferencialmente uma "escada de peixes"), no local, porém, apesar da multa fixada, o prazo foi expirado e a empresa ainda não cumpriu a medida judicial.

"Não podemos ficar de braços cruzados assistindo tamanho descaso em relação ao problema em nosso município. Além disso, estamos em período propício para a realização de tais obras que venha sanar este grave problema, portanto, espero resposta da concessionária e consequentemente a solução do problema", salientou o vereador. 
O requerimento foi assinado também pelos vereadores, Mário Machaim, Olívia Nahass, João Batista e Alan Borges.




Nenhum comentário:

Postar um comentário