quarta-feira, 27 de junho de 2018

Campina Verde - Vereadores se mobilizam em busca se soluções para transtornos causados pela COPASA
Valor elevado na taxa de esgoto, forte odor e agora infestação de pernilongos que já atingiu grande parte da cidade


Esgoto a céu aberto faz pernilongos invadir casas


Se não bastasse o valor muito alto pago pela taxa de esgoto, desde o início do ano essa reportagem vem acompanhando o clamor da população devido a um grave problema que vem ocorrendo nas proximidades do Bairro Ana Cândida, mais precisamento na fazenda da PBCM, local conhecido como "Fazenda dos Padres". No local existe um emissário da rede de esgoto e por vários anos vinha ocorrendo problemas de entupimento e serviços paliativos por parte da COPASA (bombeamento), porém alguns meses atrás, rompeu definitivamente, possivelmente por não suportar o volume de resíduos, passando a correr à céu aberto no local.

Na ocasião tivemos conhecimento através do vereador Isaías Neto, que já foi proprietário de um comércio no bairro, e também através de moradores, que o problema realmente é bem antigo, ou seja, desde a construção de casas naquela bairro quando o volume de esgoto logicamente aumentou, os moradores vem passando por diversos transtornos, como retorno de esgoto nas residências, forte odor, dentre outros problemas, principalmente no período de chuvas. De acordo com moradores, tudo indica que o emissário não suporta a grande quantidade de resíduos, e com a construção de novas moradias, nova rede deveria ter sido construída, o que não ocorreu. 
"Porém neste período a COPASA até resolvia de forma paliativa a situação, pois quando ocorria o entupimento, realizava-se o bombeamento e solucionava o problema temporariamente. Eu mesmo já acionei a COPASA devido a entupimento na rede de esgoto e fui atendido", disse o vereador.
Mas com o rompimento definitivo as reclamações se intensificaram já que um forte odor se instalou nas imediações, causado pelos dejetos despejados à céu aberto. Quando isso ocorreu, mediante a inércia diante do fato, o vereador Isaías Geraldo Nunes Neto apresentou indicação na Câmara Municipal para que o Ministério Público pudesse acionar o município e a COPASA visando uma solução urgente para resolver o problema. 
Além disso, juntamente com outros vereadores, deram início à uma "romaria" na sede da COPASA em Belo Horizonte em busca de soluções. Eles solicitaram também, por reiteradas vezes, a cópia do contrato de concessão dos serviços de água e esgoto no município, celebrado entre COPASA e o Poder Público Municipal. O referido contrato somente foi encaminhado para os vereadores na semana passada.
Não bastasse o forte odor intensificado nos Bairros Ana Cândida, São Vicente e imediações, novo problema surgiu nos últimos dias, aumentando o drama dos moradores e, não se fala em outra coisa a não ser da infestação de pernilongos que tomou a cidade, tirando o sossego, o sono e a paciência dos habitantes.
Na noite da última segunda feira, essa reportagem acompanhou os vereadores, Isaías Neto, Lucimar Nunes, Vanderlei e Marcos Roberto em visitas no Bairro Ana Cândida. 
A situação é de calamidade, os moradores relatam que além do odor insuportável, nos últimos dias foram surpreendidos por uma invasão de pernilongos. Em um relato, a moradora contou que só conseguem dormir ligando todos os ventiladores que possuem na residência. Além disso, usam de todos os meios possíveis, raquetes, aparelhos nas tomadas e combate com spray.
Nas redes sociais as reclamações são generalizadas, além dos bairros Ana Cândida, São Vicente, moradores de outras localidades também já estão reclamando da infestação de pernilongos, ou seja, o problema já se alastrou por toda cidade.
Já nesta terça-feira, a reportagem do Blog de Notícias Campina Verde, retornou no Bairro Ana Cândida, desta vez em companhia do Promotor de Justiça da comarca, Dr, José Cícero que gentilmente aceitou o nosso convite, ocasião em que ele pôde comprovar, além do forte odor naquela região, a infestação de pernilongos, também relatada por um  morador. 
Além do Bairro Ana Cândida, o promotor visitou outro local que vem causando, além de incômodo aos moradores, mais um grave problema ambiental. É nas imediações da Praça da Matriz onde existe uma grande vazão de água, possivelmente de esgotos, sendo despejado, formando uma cachoeira que corre a céu aberto pela vegetação.
Já no período da tarde, desta terça-feira, o promotor de justiça recebeu uma comissão de vereadores em seu gabinete para tratar do assunto. Na ocasião, protocolaram ofício assinado pelos vereadores, Alexandre Macedo, Lucimar Nunes, Marcos Donizetti, Nélio Lacerda, Isaías Neto, Vanderlei Ferreira e Marcos Roberto, solicitando medidas cabíveis para sanar os problemas relatados, além de buscar meios para sanar os prejuízos causados pelos desmandos praticados pela COPASA no município.
Para os vereadores, a COPASA está cobrando indevidamente a taxa de esgoto, pois de acordo com o termo do contrato, o morador não deveria estar pagando pelo esgoto que não está sendo tratado, e no caso em questão, além de não estar sendo tratado devidamente, o escoamento/despejo de esgoto pela vegetação vem causando um grave dano ambiental. Lembrando que na referida localidade, onde o esgoto está sendo despejado a céu aberto é muito próximo de uma nascente, denominada "Bicano" que seguramente já foi contaminada, local onde a população inclusive buscava água para consumo.
Durante a reunião, o promotor de justiça informou aos vereadores as providências que já estão sendo tomadas, porém abriu espaço para que novos documentos possam ser juntados visando dar maior sustentabilidade aos procedimentos.
Diante de todos os fatos elencados acima e de outros desmandos correlatos praticados pela COPASA, possivelmente uma reunião será agendada nos próximos dias, pela Câmara Municipal, com o objetivo de discutir irregularidades no contrato de concessão da empresa com o município. "Este é um meio de facilitar a participação da comunidade, especialmente para que todos possam manifestar publicamente sobre o assunto, relatando todos os transtornos causados pela inércia e ineficiência dos serviços prestados no município. A partir da participação da comunidade é que iremos formular um documento com todos os registros possíveis para encaminhar à justiça. Além disso, um abaixo-assinado deverá estar disponível na Câmara Municipal à partir da próxima quinta-feira (28). Nós precisamos do apoio da comunidade, portanto pedimos às pessoas que estão sendo prejudicadas que procurem a Câmara Municipal, de posse de um documento pessoal e de uma conta de água de sua residência, para assinar este abaixo-assinado que estará disponível à partir do dia 28. A participação da comunidade é fundamental e iremos buscar todos os meios legais em busca de ressarcimento aos prejuízos causados em nosso município. Pagamos um valor exagerado por um serviço que não está sendo prestado", ressalta os vereadores que estão se mobilizando em busca de soluções para a situação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário