terça-feira, 18 de setembro de 2012


Campina Verde – Polícia cumpre mandado de reintegração de posse na Fazenda São José da Boa Vista

A Polícia Militar cumpriu no último dia 12, um mandado de reintegração de posse na fazenda São José da Boa Vista, neste município. A propriedade estava ocupada por integrantes dos movimentos “Liga dos Camponeses Pobres” e “ Movimento Unido dos Trabalhadores em Terra”, desde fevereiro deste ano.
Na ocasião, aproximadamente quarenta famílias invadiram a propriedade, construindo barracos no local bem como tomaram posse da sede da fazenda.
O proprietário através de seu procurador impetrou ação de reintegração de posse que foi deferida pelo juiz da Vara de Conflitos Agrários em Belo Horizonte, após uma vistoria no local e uma audiência realizada nesta cidade com os representantes dos invasores.
A medida liminar foi expedida, determinando um prazo de 60 dias para que os invasores deixassem a propriedade de forma pacifica, porém expirado o prazo, a desocupação não ocorreu.
No mês de abril, a juíza da comarca ordenou o cumprimento da liminar de maneira forçada, requisitando o apoio da polícia militar que por sua vez deu inicio aos trabalhos de reintegração, realizando diversas incursões no local, cumprindo todas as fases necessárias para efetiva desocupação. Trata-se de fases determinantes que envolvem amplo planejamento, até mesmo em razão da falta de contingente policial na região o que demanda o envolvimento de militares de outras companhias, inclusive a aprovação do comando geral da Polícia Militar para que tal operação possa ocorrer.
Concluída todas as etapas e sem êxito na saída dos ocupantes de forma espontânea, procede-se a desocupação.
Aproximadamente 100 policiais participaram da operação que esteve sob o comando do Comandante da 3ª Companhia Independente, Capitão José Luiz da Costa que acompanhou o Oficial de Justiça da Comarca e contou ainda com a colaboração da 6ª Cia de Missões Especiais. Além dos efetivos das duas Companhias, a assessoria de planejamento e operações da 5ª RPM também se fez presente, com a supervisão do Major Vicente Paulo Dias, Chefe do Estado-Maior e Sub-Corregedor da Região com sua equipe.
Foram vinte horas de negociação, sendo que os invasores se recusaram a acatar a medida de imediato o que demandou longo período de negociação e espera, culminando com a saída pacífica dos invasores os quais tiveram integral apoio para a retirada de seus pertences. Representantes do Conselho Tutelar também estiveram presentes durante a operação já que havia várias crianças no local, além de um representante do ITER, órgão que trata da mediação de conflito no campo, que também acompanhou os trabalhos bem como participou das negociações.

A operação teve início às 5 horas da manhã com uma reunião com todos os participantes, em espaço cedido pelo Sindicato Rural desta cidade.








Após a reunião um comboio composto por várias equipes se deslocaram para o local afim de dar cumprimento a reintegração de posse.







No local, o oficial de justiça procedeu a leitura da liminar ordenando a desocupação, acompanhado por uma equipe dos militares que compunham a operação.
(Fto 5) – De início os invasores se negaram a cumprir a ordem de desocupação, o que demandou várias intervenções do comando da PM.

Também fizeram parte do efetivo policial, uma equipe médica da Polícia Militar, assessoria jurídica, militares bombeiros e integrantes da PMAmb além de membros da corregedoria da PMMG.
Veja mais fotos da operação: 













Nenhum comentário:

Postar um comentário