segunda-feira, 8 de junho de 2020

Campina Verde - Boletim Coronavírus
Prefeitura divulga o resultado de casos suspeitos de Covid-19 e esclarece os casos positivos divulgados nesta segunda-feira (08) pela Secretaria de Estado de Saúde

A prefeitura de Campina Verde, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus, divulgou o resultado dos exames do material coletado das 03 pessoas suspeitas da Covid-19 na última quarta-feira dia 03, trata-se de duas mulheres, uma de 20 anos e outra de 23 anos e um homem de 45 anos, as amostras foram coletadas e enviadas para a analise em Belo Horizonte, já o resultado saiu na manhã desta segunda-feira 08, e apontou ser negativo de Coronavírus.
Nesta segunda-feira servidores da Secretaria Municipal de Saúde coletaram o material de mais 03 pessoas suspeitas da Covid-19, sendo 03 mulheres uma de 41 anos, outra de 47 e uma senhora de 82 anos. O material dos 03 casos suspeitos já foi enviado para a regional de saúde para posteriormente ser enviado a capital mineira para os exames definitivos. Em ambos os casos não foi possível realizar o teste rápido da Covid-19 pois os pacientes não possuem o tempo mínimo de sintoma da doença que é de 08 dias.
Vale destacar ainda que as três mulheres passam bem e estão em total isolamento, sendo acompanhadas pelas equipes de saúde da prefeitura e cumprindo as normas estipuladas pelos órgãos de saúde. Outra situação que tem gerado muito transtorno e confusão é quanto aos casos que aparecem no site da Secretaria de Estado de Saúde (SES) que apontam 06 casos confirmados da Covid-19 no Município.
Em decorrência dessa situação a Assessoria de Comunicação da prefeitura entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde na busca de informações a respeito do boletim epidemiológico divulgado pela SES, nesta segunda-feira 08.
De acordo com o Secretário Municipal de Saúde Anderson Ferreira de Melo e a enfermeira Fernanda Barcelos responsável pelo controle dos casos na cidade, o que ocorre, é que o paciente ao procurar atendimento médico em qualquer parte do País e ao realizar a coleta do material para o exame, é feita a qualificação do paciente através dos dados cadastrais de seu cartão SUS.
Dessa forma se uma pessoa der entrada em uma unidade de saúde por exemplo em São Paulo e o cartão SUS dela estiver com os dados de Campina Verde, automaticamente esse paciente vai constar como sendo de Campina Verde. É onde ocorrem tais divergências, pois são inúmeros campinaverdenses que residem em outros Municípios e mesmo em outros Estados, mas que de uma forma ainda estão vinculados a Campina Verde, pois ainda não atualizaram os dados do seu Cartão SUS para o Município de origem.
Fato esse que vem criando o maior transtorno, pois em dois casos que constam no site da Secretaria de Estado de Saúde, um paciente realizou o exame da Covid-19 na cidade de Uberlândia, porém os dados de seu cartão SUS são de Campina Verde, e o outro caso o paciente realizou o exame em outro estado, e os dados cadastrados no SUS também são de Campina Verde, dessa forma a SES entende que esses pacientes pertencem ao Município de Campina Verde, e não ao Município o qual residem, um erro grave no sistema que vem criando muito transtorno e o que falar na cidade.
Nós entramos em contato com a Regional de Saúde, para saber o que poderia ser feito em relação a essa situação. A mesma informou que está avaliando a situação e que no momento não poderia corrigir as informações, pois é de responsabilidade da SES realizar a correção dos dados.
Gostaríamos de informa que todos os dados presentes em nossos boletins epidemiológicos são repassados pela Secretaria Municipal de Saúde do Município e qualquer outra informação que chegar a conhecimento da população sem seus devidos créditos poderá ser Fake News.
No momento o Município soma 22 amostras coletadas, sendo 15 descartadas, 04 casos confirmados, sendo que destes, 02 já totalmente recuperados da doença e mais 02 em isolamento domiciliar e com o quadro em recuperação e ainda mais 03 casos suspeitos, aguardando o resultado dos exames da Covid-19.
Com todos os esforços e medidas que a prefeitura vem tomando, é de estrema importância que o cidadão evite aglomerações, faça o uso constante de máscara e ajude a denunciar qualquer irregularidade em desacordo com o Decreto em vigor.
Vale ressaltar que foi criado pela prefeitura o Disk Denuncia Coronavírus que funciona 24 horas por dia através do telefone (34) 99859-2030 tanto para ligações direta quanto via WhatsApp. Qualquer atitude suspeita o cidadão poderá entrar em contato no numero que um fiscal da prefeitura ira até o local para averiguar a situação, e caso haja necessidade a própria polícia militar poderá ser acionada.

Por William Batista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário