sábado, 30 de julho de 2016

Campina Verde - Tribunal de Justiça concede liminar ao ex-prefeito Fradique Gurita para anular sessão da Câmara Municipal que rejeitou suas contas


O ex-prefeito de Campina Verde, Fradique Gurita da Silva, entrou com recurso junto ao Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais pedindo a suspensão da votação das contas do exercício financeiro de 2007, pela Câmara de Vereadores e o Tribunal de Justiça deferiu liminar em seu favor, nesta sexta-feira (29/07). 
Por 6 votos contra 5, a Câmara Municipal de Campina Verde reprovou no dia 30 de agosto de 2013 a prestação de contas do exercício financeiro de 2007, referente à gestão do ex-prefeito, e a liminar concedida pela desembargadora do TJ suspende todos os efeitos decorrentes da deliberação da Câmara de Vereadores (Decreto Legislativo nº 018/2013), que rejeitou as contas do impetrante, até o julgamento do recurso.
A decisão do despacho proferido pelo Tribunal de Justiça deverá ser publicada no próximo dia 02, porém já foi realizada a transmissão, via malote digital, da referida decisão ao ex-prefeito Fradique Gurita na tarde desta sexta-feira. 

Campina Verde - Últimas Ocorrências policiais


Acidente com caminhão bitrem tira a vida de empresário da cidade de Iturama - O acidente aconteceu na noite de quarta-feira (27/07), por volta das 22:30h, na MG-497, nas proximidades do aeroporto de Iturama, envolvendo um caminhão bitrem de combustível e uma camionete Nissan Frontier, placas GRP 1860, da cidade de Iturama. Tudo indica que houve uma colisão lateral e, logo em seguida, ocorreu um incêndio que destruiu a camionete.
O acidente teve como vítima fatal o empresário, Mário Antônio Olivares, proprietário da empresa Trans Olivares o qual conduzia a camionete.

Furto de Bicicleta - No dia 27 (quarta-feira), de acordo com relato das vítimas, C.N.G., 26 anos e D. 14 anos, estacionaram suas bicicletas no Ginásio Poliesportivo, nesta cidade e ao retornarem ao estacionamento, constataram que as bicicletas haviam sido furtadas.
A Polícia Militar foi acionada e testemunhas relataram que suspeitavam de um adolescente conhecido R.S.Q., 15 anos. Foi realizado rastreamento e localizou o menor infrator na Praça Dr. Lázaro Lacerda e em conversa o menor confessou a autoria do furto, informando que já havia desmontado as bicicletas e havia montado os pneus da bicicleta furtada em sua própria bicicleta, tendo ainda se prontificado a mostrar o local onde havia abandonado o quadro da bicicleta furtada. A outra bicicleta, de acordo com levantamentos da Polícia Militar havia sido furtada por um indivíduo W.S.B., 25 anos.
A Guarnição da PM foi a residência do acusado W. S. B., o qual também confessou o furto e relatou que havia desmontado a bicicleta e se prontificou a entregar as peças que estavam em sua residência bem como mostrar o local em que havia abandonado o quadro da bicicleta.
Diante ao exposto foi dado voz de prisão ao autor WELLINGTON e o adolescente RAFAEL foi apreendido sendo ambos conduzidos à presença da autoridade policial.

Tráfico de Drogas
- Ainda na quarta-feira (27/07), na Avenida 29, Bairro Redenção, após denúncias de que no local estaria ocorrendo tráfico ilícito de drogas e que os autores estariam comercializando drogas bem como emprestando a residência para o uso e consumo, a polícia militar montou uma campana nas proximidades, sendo que em dado momento foi visualizado um indivíduo conhecido no meio policial como usuário de drogas ilícitas adentrar na residência e no momento de sua saída foi procedida à abordagem. Durante a busca pessoal foi verificado que alguém do interior da residência havia arremessado algum objeto pela janela.
Foi feita a abordagem nos envolvidos: C.C.J.S., 17 anos, A.S.J., 15 anos e J.D.S.J., 20 anos, sendo que um dos adolescentes confessou ter arremessado duas buchas e um cigarro de maconha pelo muro. No interior da residência foram localizadas outras três buchas e resto de cigarros de maconha, uma pedra de crack e vinte e quatro reais e cinquenta centavos e outros objetos de procedência duvidosa, sendo recolhidos e entregues na Delegacia de Polícia. O autor foi preso e os menores aprendidos por trafico ilícito de drogas.
Adulteração de sinal identificador de veículo - Na quinta-feira (28/07), durante patrulhamento na Avenida Prefeito Fradique Correa da Silva, os militares avistaram uma motocicleta marca HONDA, ML 125, cor preta, placa BJX-6343, sendo conduzida em baixa velocidade nas proximidades de um posto de gasolina. Foi realizada uma abordagem e durante a busca pessoal ao condutor M.S.M., 24 anos, nada de ilícito foi localizado. Ao ser solicitado os documentos de porte obrigatório, foi apresentado somente CRLV no exercício de 2016, tendo o condutor alegado não possuir CNH. Durante a verificação da motocicleta, foi notado pelos militares que tal motocicleta apresentava diversas características alteradas, tais como: "painel, farol, kit de freio a disco todos de modelo diferente do ano da motocicleta. O quadro da motocicleta havia sido cortado e substituído por outro com uma grotesca adaptação, sendo que a tampa lateral do motor se encontra aberta. Durante vistoria do número do motor, foi constatado que tal numeração que se encontrava "JC1BE T 001783" é diferente do documento apresentado (CRLV). Diante ao exposto realizamos a condução do condutor da motocicleta e recolhimento da motocicleta para o pátio conveniado ao DETRAN/MG.



Criminosos arrombam agências bancárias em Limeira do Oeste - Duas agências bancárias foram alvos de criminosos na madrugada desta sexta-feira (29), em Limeira do Oeste. Segundo informações da Polícia Militar, um dos estabelecimentos ficou danificado após a explosão e os autores fugiram.
Ainda conforme a ocorrência, por volta das 5h30, os criminosos invadiram a agência do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob), no Centro, e explodiram os equipamentos. Em seguida, eles também tentaram arrombar caixas do HSBC, mas não conseguiram.
Os locais têm câmeras de segurança, mas até o início da manhã a PM não teve acesso às imagens. Os gerentes dos bancos não informaram aos militares se foi levada alguma quantia em dinheiro.
De acordo com a Polícia Militar, os criminosos fugiram após o crime em um veículo roubado em São Paulo. Ele foi encontrado a cerca de cinco quilômetros da cidade, mas ainda não é possível dizer se foi o mesmo usado durante as explosões. Um perito e o delegado foram ao local para realizar os trabalhos.





droga-apreendida-renatohenriquesPolícia Rodoviária Federal e Polícia Militar apreendem cerca de 140 kg de droga em abordagem na BR-153 - Uma operação conjunta entre a Polícia Militar e a Polícia Rodoviária Federal terminou com a apreensão de 140 quilos de maconha na madrugada desta sexta-feira (29/07) na BR-153, entre Uberlândia e Prata. A droga estava dentro de um carro roubado. Um jovem de 24 anos acabou preso. A Polícia Federal (PF) vai investigar a origem da droga, mas a suspeita é que o criminoso fazia tráfico interestadual e que possivelmente a maconha seja do Paraguai ou da Bolívia.
Uma denúncia anônima levou os policiais a iniciarem a investigação. O denunciante informou que um Corolla, com placas de Contagem, cidade da Região Metropolitana de Belo Horizonte, estaria com drogas dentro. Os policiais montaram um cerco para deter o suspeito. Ao ver a blitz, o motorista acelerou e tentou fugir. Porém, acabou preso próximo ao trevo da cidade de Prata. 

Carro utilizado para o transporte da droga na BR-153, em Uberlândi (Foto: PRF/PM/Divulgação)A prisão ocorreu por volta das 4h. O motorista Carlos Felipe Oliviera Silva, natural de Campina Verde e que morava em Uberlândia, afirmou que a droga não lhe pertencia. Disse que receberia R$ 3 mil para fazer o transporte dos entorpecentes. Porém, não informou qual era o destino deles. A maconha estava embalada em tabletes. 
Ao verificar o chassi do veículo, a PM descobriu que ele havia sido roubado em Uberlândia, no dia 22 de junho. O jovem foi levado para a delegacia da PF e autuado por tráfico de drogas, receptação e direção perigosa.





quinta-feira, 28 de julho de 2016

Reunião apresenta conceito “Cidades Inteligentes” em reunião na Câmara Municipal de Campina Verde
O conceito de "Smart Cities" ou Cidades Inteligentes" foi apresentado na última terça-feira, em reunião realizada na Câmara Municipal de Campina Verde com a presença de representantes dos municípios que integram o Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba – CIDES e a Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba – Amvap.
Na ocasião os prefeitos receberam o presidente do Consórcio Intermunicipal de Especialidades – CIESP e prefeito do município de Mar de Espanha – na Zona da Mata Mineira, Wellington Rodrigues, com o qual o CIDES vem firmando parceria para efetivação do conceito Cidades Inteligentes.
Wellington destacou aos prefeitos e participantes a importância deste recurso para as gestões públicas municipais considerando a oportunidade do marco legal estabelecido através do Decreto da Presidência da República nº 8.776 de 11 de maio de 2016 que instituiu o Programa Brasil Inteligente. Ele lembrou também que a adoção do conceito Cidades Inteligente já dispõe de capital e portanto foge a necessidade de busca de novos recursos para esta finalidade.


O evento recebeu também o consultor do McKinsey Global Institute, Herike Assis, que reforçou o leque de possibilidades de implantação de novas tecnologias sem a necessidade de troca imediata do parque de Iluminação Pública (IP) hoje instalado.
Marcou presença também o representante da Cemig, José Firmino do Carmo que fez explanações técnicas de viabilidade, destacando as possibilidades de avanços de vários serviços por meio dos ativos de IP, como por exemplo, a chance de disponibilizar sinal de internet pelos pontos de IP, vídeo monitoramento em tempo real, segurança pública assistida na zona urbana e rural entre vários outros.
Os prefeitos que integram o CIDES sinalizaram o projeto como uma oportunidade de ser uma peça fundamental na infraestrutura necessária para viabilizar a disponibilidade de mais tecnologia e melhores serviços à sociedade. Para o prefeito de Campina Verde, anfitrião do evento e presidente do CIDES, Reinaldo Assunção Tannús, esta é a chave que abre novas portas para o futuro tecnológico das cidades.
Já a presidente da Amvap e prefeita de Capinópolis, Dinair Maria Pereira Isaac, destacou o novo conceito como algo fundamental para o poder executivo municipal que busca novos recursos capazes de melhorar a qualidade dos serviços públicos e assim garantir melhor qualidade de vida aos cidadãos.


domingo, 24 de julho de 2016

Diretor do DER/MG tomará providencias emergenciais em relação a MG-497
1 ee74b8e345
No dia 18 de julho, o deputado Zé Silva (Solidariedade/MG) participou de audiência com o Diretor-Geral do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/MG), Célio Dantas. Na pauta, o estudo técnico da MG–497, rodovia que liga Campina Verde a Iturama, que tem causado acidentes graves, por falta de sinalização adequada na curva 175, chamada pelos moradores de “curva da morte”.
O diretor do DER informou ao deputado que o processo licitatório que trará melhores condições da via encerará no próximo dia 25 de julho.
“Encontro positivo, o diretor do DER comprometeu-se a colocar barreiras eletrônicas que é uma das alternativas mais rápidas e importante, monitorar a velocidade e verificar a quantidade de veículos que trafegam pela rodovia por dia, trará mais segurança para os usuários e auxiliará também no contrabando e na recuperação de veículos roubados”, explica Zé Silva.

Manifestação - A última vítima da rodovia foi a jovem Lorrane Nunes Santos de 24 anos. Familiares e amigos da vítima fará manifestação no próximo dia 30 de julho para pedir que sejam feitas reformas emergenciais na via. A manifestação foi titulada “Chega de lágrimas”, fôlder e adesivos já estão sendo distribuídos por toda região com o objetivo de chamar a atenção ao tema.
Desde que assumiu seu mandato o deputado Zé Silva, tem se empenhado em buscar soluções para os problemas que causam transtornos a população de Minas Gerais.

 Sem título
Fonte: Deputado Federal Zé Silva


terça-feira, 19 de julho de 2016

Campina Verde - Diretor do Incra participa de reunião com assentados

Foi realizada no último dia 15, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, uma reunião com representantes de diversos assentamentos do município de Campina Verde com o diretor de Desenvolvimento de Projetos de Assentamento do INCRA Ewerton Giovanni dos Santos e com Rodrigo Moreira Lacerda "Grilo", representando o deputado federal Zé Silva. A reunião também contou com a presença do vereador Alan Borges, além de representantes da Emater-MG.
Diretor do Incra - Ewerton Giovani
O vereador Alan Borges explicou que a vinda do diretor do INCRA foi atendendo ao pedido do deputado federal Zé Silva, tendo como objetivo de ouvir as famílias assentadas, buscando uma maior aproximação com os agricultores familiares nos municípios. 
Durante a reunião os assentados apresentaram suas demandas ao diretor do INCRA, bem como a Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, atualmente licenciada, Laiza Cristina, dialogaram e buscaram soluções para os principais impasses vividos pelos assentamentos em Campina Verde.

Represent. Dep. Zé Silva - Rodrigo Moreira
O diretor de Desenvolvimento de Projetos de Assentamento do Incra, Ewerton Giovanni dos Santos, natural de Pará de Minas (MG), é graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Técnico Agrícola, formado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), foi servidor efetivo da Emater/MG por mais de 14 anos, atuando como extensionista agropecuário, na promoção do desenvolvimento rural sustentável em municípios do Alto Jequitinhonha (MG). É pós-graduando em Direito Público pela PUC Minas. Tomou posse como diretor do Incra em junho de 2016.

Confira todas as fotos na página do Blog Notícias Campina Verde no Facebook

Confira nos áudios abaixo as entrevistas com o Diretor de Desenvolvimento de Projetos de Assentamento do INCRA, Ewerton Giovanni dos Santos e com Rodrigo Moreira Lacerda "Grilo":



domingo, 10 de julho de 2016

Campina Verde - Acidente tira a vida de jovem na Rodovia MG-497


De acordo com a Polícia Rodoviária de Iturama, o acidente aconteceu por volta das 4:30h de sábado na altura do km 175 da MG-497, município de Campina Verde. O local tem sido chamado de “curva da morte” e fica a 63 quilômetros de Iturama.
Nesse local, um veículo GM/Prisma, conduzido pelo jovem ituramense Diego Santos Diniz, capotou na faixa de domínio do DER.
O condutor foi encaminhado ao pronto atendimento de Iturama pela ambulância de Campina Verde com fratura no fêmur esquerdo. Houve também uma vítima fatal: a jovem, Lorrane Nunes Santos, 24 anos, que ficou presa nas ferragens do veículo vindo a óbito instantaneamente.
O Corpo de Bombeiros de Iturama compareceu ao local para ajudar no resgate do corpo de Lorrane, que é natural de Campina Verde e cursa Engenharia Civil na Faculdade Fama. 
Fonte: Wamidia.com

quarta-feira, 6 de julho de 2016

Campina Verde - Homens armados invadem fazenda, rendem vitima e levam cerca de 20 cabeças de gado 
Foto ilustrativa
O fato correu por volta das 15horas desta terça-feira (06/07) na Fazenda Bonito, município de Campina Verde.
De acordo com levantamentos, pelo menos 20 cabeças de vacas gordas, 15 delas paridas, foram subtraídas da propriedade.
Segundo a vitima, L.B.C., três homens em duas motocicletas, uma delas, prata, chegaram ao local armados com revolver, o morador da propriedade foi abordado por um dos autores que o ordenou a olhar para baixo, colocando o de joelhos com uma venda nos olhos e constantemente o ameaçando de morte.
Em depoimento, a vitima disse que os autores permaneceram na propriedade por cerca de 3 horas , somente após a saída dos mesmos a vitima pode acionar a policia.
Os bovinos são todos da raça NELORE (gado branco) e contem a seguinte identificação, NR.
Levantamentos estão sendo feitos pela policia no sentido de identificar a autoria do crime.
Fonte: Diário do Triângulo
Hospital São José realiza mais de 600 exames gratuitos em Campina Verde


Mais de 600 exames gratuitos foram realizados em Campina Verde, pelo Hospital São José, na última semana. Esta etapa de prestação de serviços é de grande importância para o hospital, uma vez que mostra a extensão das campanhas do HSJ aos municípios circunvizinhos.





Segundo informações, desde que o serviço começou a ser prestado, na primeira hora da manhã, uma fila se formou e o atendimento fluiu com tranquilidade, com dicas de saúde e realização dos exames de glicemia (diabetes), aferição da pressão, além dos testes rápidos de triglicérides e colesterol.
Uma das pessoas atendidas foi o senhor Antônio José Miranda. Ele disse que “o Hospital São José, da cidade de Ituiutaba, está de parabéns, porque, em eventos como esse, ficamos sabendo como está nossa saúde”.
Fonte: Pontal em Foco
Campina Verde - Proprietários rurais devem indenizar trabalhadores sem-terra

A 17ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) condenou quatro proprietários rurais a indenizar, por danos morais, um grupo de trabalhadores sem-terra, em R$20 mil, porque os fazendeiros expulsaram violentamente o grupo de uma propriedade rural no Município de Campina Verde. A decisão reformou parcialmente a sentença de primeira instância.
Segundo os autos, os quatro sem-terra que ajuizaram a ação ocuparam, com dezenas de pessoas, a fazenda Inhumas Sanharão, em setembro de 2002. Eles relataram que ergueram um acampamento, com barracos de madeira e lona, onde colocaram seus bens pessoais e, em dezembro de 2002, houve um acordo para a desocupação da área e reintegração de posse. Em março de 2003, no entanto, os proprietários da fazenda e mais de 40 homens armados expulsaram os acampados.
Em primeira instância, a juíza entendeu que a culpa de ambas as partes era semelhante, já que a invasão da fazenda pelos sem-terra foi ilegal e os proprietários os expulsaram de maneira truculenta, portanto não cabia nenhuma indenização.
Os trabalhadores rurais recorreram da decisão, argumentando que, durante a desocupação forçada, foram torturados fisicamente e submetidos a cárcere privado e a ofensas morais. Eles alegaram que foram alvo de graves ameaças e que parte de seus bens foi destruída.
Os donos da propriedade disseram que os invasores destruíram plantações, mataram vacas e bois, praticaram pesca predatória e outro crimes contra o meio ambiente. Afirmaram ainda que os acampados ameaçaram os empregados da fazenda e que, passados cinco meses do ajuizamento da ação de reintegração de posse, o pedido de liminar não havia sido analisado. Diante da demora, tentaram reaver à força o imóvel, ressaltando que agiram em legítima defesa, no uso regular do direito.
O relator do processo, desembargador Luciano Pinto, entendeu que há o dever de indenizar os trabalhadores rurais pelo fato de ser “inafastável o reconhecimento do dano moral”. O magistrado lembrou que os acusados foram criminalmente condenados por cárcere privado e que não restaram dúvidas de que a ação violenta provocou danos físicos e mentais aos autores da ação.
O desembargador arbitrou a indenização por danos morais em R$ 20 mil, a serem pagos em partes iguais a cada um dos quatro recorrentes.
Os desembargadores Leite Praça e Evandro Lopes da Costa Teixeira votaram de acordo com o relator.
Fonte: TJMG
Leia a íntegra do acórdão e acompanhe a movimentação processual no endereço: