quinta-feira, 30 de junho de 2016

Estudantes de Campina Verde se formam no Proerd


O Ginásio Poliesportivo “Pedro Caetano de Oliveira”, em Campina Verde recebeu no último dia 28, um grande numero de alunos das escolas particulares, estaduais e municipais para
a cerimônia de formatura do Proerd – Programa de Resistência às Drogas e à Violência.
Marcaram presença na solenidade, alunos, pais, professores, a Secretária de Educação, Aguimar Nunes, o representante da Câmara Municipal, Vereador João Silva, diretores de escolas, representantes da comunidade, parceiros do programa, além do instrutor do Proerd neste município, Cabo Luis Carlos, o instrutor do Proerd do município de Iturama, Cabo Pablo, o comandante da Polícia Militar, desta cidade, Tenente Rodrigo Lopes, o Sub Comandante da 3ª Cia. Ind. PM, Capitão Júlio César Jacometi e demais militares desta cidade e da região.
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência é desenvolvido pelas Polícias Militares do Brasil. Ele começou em 1983 na cidade de Los Angeles, Estados Unidos, tendo como base o projeto D.A.R.E. (Drag Abuse Resistance Education). Nos últimos anos o programa vem se espalhando por todo o mundo na tentativa de prevenir o uso das drogas e da violência entre crianças e adolescentes nas unidades escolares.
O programa consiste em uma ação conjunta entre o policial militar, educadores, estudantes, pais e comunidade, no sentido de prevenir e reduzir o uso de drogas e a violência entre crianças e jovens, bem como ajudar os estudantes a reconhecer e resistir às pressões e influências em relação às drogas, além de estabelecer uma relação de confiança entre a polícia militar e o cidadão. O Proerd envolve atividades educativas destinadas aos educadores, aos pais e, sobretudo, aos estudantes. A participação ativa e efetiva dos professores e dos pais é importantíssima e indispensável.
Os professores atuam como divulgadores das ideias do programa para as demais salas de aula e os pais alavancam o programa na família.
O Proerd oferece estratégias preventivas para reforçar os fatores de proteção, em especial, os referentes à família, escola e comunidade, que favorecem o desenvolvimento da resistência em jovens que poderiam correr o risco de envolverem-se com drogas e problemas de comportamento.
Tais ensinamentos fortalecem a atitude positiva das crianças em relação às autoridades e o respeito às leis, desmistificando propagandas comumente veiculadas reforçando a ideia de que para se obter sucesso deve-se experimentar e usar drogas”.
Durante a solenidade de formatura os alunos fizeram o juramento se comprometendo a ficar longe das drogas e da violência e cantaram com entusiasmo a musica do programa, considerada por todos como o hino de combate a tudo que é maléfico para uma convivência saudável, tanto na família e na escola, como em toda a sociedade, juntamente com o instrutor do Proerd, Cabo Luis Carlos .
Cada criança recebeu um certificado do Programa onde se compromete a ficar longe das drogas.
Durante a solenidade, os presentes acompanharam a entrega de premiações especiais aos alunos vencedores das melhores redações com relatos do que eles aprenderam durante as aulas, recebendo como premiações uma bicicleta cada um, doados pelos parceiros do programa, Escritório União; Sal Grama; Advogado, Dr Gaudêncio; Colégio Objetivo; Escola Santa Terezinha - Sistema Positivo; Advogado, Dr. Cortopassi; Gráfica Alvortada; Ótica Carol; Douglas Silva; MZ- Produtos Agropecuários; Eletro Frio; Posto Irmãos Gurita; Odontólogo, João Silva e Supermercado Smart Dumbo.
O instrutor do Proerd Cb PM Luis Carlos falou de sua satisfação em ter participado do programa salientando que “o Proerd foi uma missão recebida de Deus que quero estar desempenhando da melhor forma. "Essa luta contra as drogas tem que ser feita não só nas escolas mas também em casa junto aos pais de cada uma delas. Espero que os alunos do Proerd, possam estar plantando também o que aprenderam na escola juntamente com os seus pais", disse ele. 
Confira todas as fotos do evento na página do Blog Notícias Campina Verde no Facebook.

quarta-feira, 29 de junho de 2016

Campina Verde realiza o 13º Leilão Direito de Viver em prol do Hospital do Câncer de Barretos
No último domingo (26/06), aconteceu em Campina Verde, o 13º Leilão “Direito de Viver” em prol do Hospital de Câncer de Barretos.
O evento contou com a presença de representante do Hospital do Câncer de Barretos e de coordenadores do Leilão "Direito de Viver" de outras cidades da região. 
Foram muitos dias de preparação até chegar o dia do Leilão e um grande trabalho realizado por membros da comissão, participação maciça da comunidade nas doações, bem como a presença de um grande público no recinto de leilões do Sindicato Rural.
O evento teve início com a benção proferida pelo pároco, Padre João Donizete Dombroski e logo após teve início ao Leilão Direito de Viver, após a abertura feita pelo Coordenador Geral do Leilão "Direito de Viver", em Campina Verde, Heli Paula de Freitas que agradeceu a presença de todos e falou de sua satisfação em ver o recinto de leilões do Sindicato Rural lotado de pessoas da comunidade de Campina Verde que mais uma vez  abraça a causa de ajudar o próximo.
Nos próximos dias, o Blog Notícias Campina Verde irá publicar o balanço geral do evento, onde a renda conseguida no 13º Leilão, no bazar e no almoço será revertida ao Hospital de Câncer da Fundação Pio XII, da cidade de Barretos, que atende milhares de pacientes de todas as partes do Brasil.
Confira todas as fotos do evento na página do Blog Notícias Campina Verde no Facebook.


Hospital São José realizará campanha preventiva na cidade de Campina Verde
Nesta quinta-feira (30), o Hospital São José realizará uma campanha com serviços na área da saúde sendo prestados na cidade de Campina Verde. O evento será no centro da cidade (Avenida 11 entre Ruas 28 e 30), em frente à Caixa Econômica Federal, das 8h às 12h. Estarão presentes os representantes das Comissões de Voluntários e de Humanização e Eventos, além da Equipe de Enfermagem da instituição.
O presidente do HSJ, Vicente Pereira da Silva, destaca que serão prestados relevantes serviços de saúde à comunidade, tais como o teste de glicemia ou teste rápido de diabetes; aferição da pressão arterial; e teste de triglicérides e colesterol.
Para o responsável técnico da Enfermagem do HSJ, Valter Belizário Neto, realizar a prevenção em outros municípios é de suma importância. Afirmou também que este será “um marco histórico na prestação de serviços do Hospital São José. Queremos despertar as pessoas sobre a conscientização de medidas simples que podem prevenir um AVC (Acidente Vascular Cerebral) ou até mesmo um infarto agudo do miocárdio, que são patologias que lideram o ranking mundial de mortalidade”.
Para realizar a campanha, as equipes do Hospital São José visitaram diversas lideranças, deixando ofícios e sensibilizando as autoridades do município acerca da presença do HSJ na cidade.
Fonte: Pontal em Foco
Campina Verde - Reunião Ordinária - Câmara Municipal

Confira na íntegra o teor da última reunião Ordinária da Câmara Municipal de Campina Verde, realizada no dia 21 de Junho.

domingo, 26 de junho de 2016

Delegado interino de Pedranópolis e Fernandópolis é executado a tiros 
Guerino Solfa Neto tinha fio amarrado nas mãos em vicinal de Rio Preto.

Caminhonete, carteira e documentos da vítima foram roubados. (Foto/Reprodução FB)


O delegado do Deinter-5, Guerino Solfa Neto, de 43, anos, foi encontrado morto, com um fio de celular amarrado em uma das mãos e com marcas de tiros às margens de uma vicinal da rodovia Washington Luís, em São José do Rio Preto (SP), na noite deste sábado (25).
Guerino atuava na Unidade de Inteligência Policial (UIP) do Deinter-5, como delegado interino nas delegacias de Pedranópolis (SP) e Fernandópolis (SP), além de ser conhecido na região pelo combate ao tráfico de entorpecentes. Ele era casado e deixa uma filha de 8 anos. O corpo foi velado no Cemitério Jardim da Paz, onde ocorreu o enterro às 17h.
De acordo com o delegado assistente do Deinter-5, Raymundo Cortizo, por volta das 19h30 o Copom recebeu uma ligação de que havia um homem amarrado e sangrando na rodovia. No local, havia oito cápsulas de pistola .40 deflagradas, mesmo calibre da arma usada pelo delegado assassinado.
Segundo Cortizo, o delegado saiu de uma festa por volta das 18h em sua caminhonete. Uma das suspeitas da polícia é latrocínio, já que caminhonete, carteira e documentos de Guerino foram levados. No entanto, Cortizo não descarta a possibilidade de um crime encomendado.
A polícia recebeu a informação de que a caminhonete do delegado foi abastecida em um posto de Itirapina (SP), a 250 quilômetros de Rio Preto, por um rapaz que saiu do local sem pagar pelo combustível.
Abalado, Cortizo diz que há uma mobilização de delegados no Estado para identificar o assassino.
Local onde delegado foi encontrado assassinado

*Com informações de Janaina de Paula, da TVTEM.

sábado, 18 de junho de 2016

Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais multa 36 prefeitos que não prestaram contas devidamente, dentre eles, o Prefeito de Campina Verde
Segundo os conselheiros, a omissão inviabilizou a consolidação da Prestação de Contas Anual (PCA) do Chefe do Poder Executivo

O Tribunal de Contas do Estado (TCEMG), em sessão plenária realizada no dia 15 de junho, decidiu aplicar multas de R$ 5 mil a 36 prefeitos mineiros, por não apresentaram documentos e informações exigidos pela Instrução Normativa 2/2015 do TCEMG. Segundo os conselheiros, a omissão inviabilizou a consolidação da Prestação de Contas Anual (PCA) do Chefe do Poder Executivo, referente ao exercício de 2015, e, por consequência, a emissão do parecer prévio para fins de julgamento pelo Legislativo. 
O Tribunal Pleno autorizou, também, a adoção “das demais providências decorrentes do inadimplemento”, ou seja, o bloqueio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), e a comunicação ao Estado e ao Legislativo Municipal para as medidas de suas competências; em caso de persistir a omissão a partir de 31 de julho deste ano.
Lista dos municípios
ÁGUAS FORMOSAS
ALMENARA
ARAPORÃ
BARRA LONGA
BOA ESPERANÇA
BURITIS
CAMPINA VERDE
CANA VERDE
CARATINGA
CONSELHEIRO LAFAIETE
CRISTAIS
ESPERA FELIZ
FERNANDES TOURINHO
FLORESTAL
GUANHÃES
GURINHATÃ
INDIANÓPOLIS
INHAÚMA
MARTINHO CAMPOS
MEDINA
NACIP RAYDAN
NINHEIRA
PATOS DE MINAS
PEDRA AZUL
PEDRA DO INDAIÁ
RIO MANSO
RIO PARANAÍBA
RIO PIRACICABA
RUBIM
SACRAMENTO
SANTA BÁRBARA DO TUGÚRIO
SANTA MARIA DO SALTO
SANTO ANTÔNIO DO MONTE
TRÊS CORAÇÕES
TUPACIGUARA
VARJÃO DE MINAS
Fonte: TCE/MG

sexta-feira, 17 de junho de 2016

Campina Verde - Diretoria do Sindicato Rural faz entrega de alimentos arrecadados durante a 45ª EXPOVERDE

A diretoria do Sindicato Rural de Campina Verde, representada pelos diretores, Aluízio Freitas Rezende (Presidente), acompanhado de sua esposa Mirtes Rezende, Cleone Inácio França (Secretário), Genebaldo Nahass Franco, realizou no dia 16/06 a entrega dos alimentos arrecadados durante a 45ª EXPOVERDE.
Foram alimentos doados pela população que compareceu nos dois dias da festa com portões abertos, sendo arrecadados aproximadamente 3.000 kg de alimentos não perecíveis e que foram distribuídos para 7 entidades assistenciais de Campina Verde, sendo elas: APAE, Creche Divino Pai Eterno, Lar do Idoso Padre João Anesi, AIC - Associação Internacional de Caridade, ONG Como Ser Forte, Casa Espírita Eurípedes Barsanulfo e Projeto AABB.

O Presidente do Sindicato Rural, Aluízio Rezende falou sobre a importância da iniciativa do Sindicato, porém ressaltou o apoio da comunidade que efetivamente contribuiu para que a ação fosse possível.

"Em nome do Sindicato Rural e de cada diretor agradeço a população que prestigiou a nossa festa, e especialmente a cada pessoa que trouxe o seu alimento, colaborando com o Sindicato Rural nesta prestação de serviço assistencial, atingindo o nosso objetivo que é atender as pessoas que necessitam dos alimentos arrecadados. Nós como diretores ficamos muitos satisfeitos com o resultado e é através dessas atitudes que queremos deixar a nossa marca, que além do lazer, ajudar também as pessoas que mais necessitam", disse o presidente do Sindicato Rural, Aluízio Rezende.

Campina Verde - Escola Santa Terezinha - Positivo promove evento cultural

Na última terça-feira (14/06), a Escola Santa Terezinha - Positivo apresentou a 2ª Edição do Projeto "Herança Cultural" com o tema "Olimpíadas". 
Foram montados estandes no pátio da escola, cada um deles caracterizados de acordo com os Países representados: Brasil, Rússia, China, Alemanha, França, Grécia, Holanda, África do Sul e Cuba.
Foi um evento de muita beleza  e criatividade, além de oportunidade para que a comunidade escolar e visitantes pudessem aprender um pouco mais sobre a cultura de cada País ali representado, através da decoração, comidas típicas, além das informações prestadas por alunos, professores e direção da escola.
É uma semana de intensa atividade da Escola Santa Terezinha, já que neste final de semana (sexta e sábado) acontece a grandiosa Festa Junina no Centro Comunitário Medalha Milagrosa.
Confira todas as fotos do evento na página do Blog Notícias Campina Verde no Facebook.

quarta-feira, 15 de junho de 2016

Campina VerdeLeilão "Direito de Viver" - em Campina Verde, em prol do Hospital do Câncer de Barretos será no dia 26 de Junho
Artistas que se apresentaram na 45ª EXPOVERDE doaram chapéus autografados para leilão

A Comissão Organizadora do Leilão "Direito de Viver", de Campina Verde, realiza no próximo dia 26, o 13º Leilão em prol do Hospital do Câncer de Barretos.
O Leilão será realizado no Sindicato Rural, à partir das 11 horas com almoço (churrasco completo) e sorteio de prêmios.
São aceitas qualquer tipo de doações para a realização do leilão. Para doações os interessados poderão entrar em contato nas Centrais de Atendimentos, através dos telefones: (34) 3412-3107, 3412-1629, 3412-1402 e 9 9964-1512.
Os artistas que se apresentaram na 45ª EXPOVERDE já fizeram suas doações, doaram chapéus autografados que serão leiloados no dia 26/06.
De acordo com Coordenador Geral do Leilão "Direito de Viver", em Campina Verde, Heli Paula de Freitas e o tesoureiro, Oliveira, toda a renda conseguida no leilão, no bazar e no almoço será revertida ao Hospital de Câncer da Fundação Pio XII, da cidade de Barretos, que atende milhares de pacientes de todas as partes do Brasil.
Em toda sua história, o Hospital do Câncer de Barretos depende muito de doações, por receber pessoas do Brasil inteiro em sua sede, que chegam a viajar milhares de quilômetros para receberem atendimento, inclusive, é uma referência e atende inúmeros munícipes de Campina Verde.
O repasse do governo está muito aquém de atender as necessidades daquela instituição, daí a importância de momentos de mobilização coletiva como o que acontece pelo 13º ano consecutivo em Campina Verde, onde um grupo de pessoas se dedicam a trabalhar, de forma voluntária, em prol da solidariedade, seja na realização do leilão, ou da campanha de óleo que está sendo realizada desde o dia 13, nesta cidade e vai até a próxima sexta-feira (17/06), além dos cidadãos e cidadãs empenhados em fazer suas doações, ou ainda comparecer com intuito de contribuir a uma causa maior.
Que em nosso município, possamos ser cada vez mais despertados pelo exemplo de solidariedade, contribuindo da forma que puder em prol de uma causa tão nobre.  



terça-feira, 14 de junho de 2016

Campina Verde - Ministério Público Eleitoral encaminha recomendação à imprensa
Promotor de Justiça de Campina Verde - José Cícero Barbosa da Silva Júnior

O Ministério Público Eleitoral, através do Promotor de Justiça, Dr. José Cícero Barbosa da Silva Júnior encaminhou recomendação à imprensa referente ao processo eleitoral deste ano.
Consta na recomendação encaminhada ao Blog de Notícias Campina Verde, considerações acerca das divulgações de pesquisas, testes pré-eleitorais, enquetes sem o prévio registro na Justiça Eleitoral.
A recomendação é que os veículos de comunicação se abstenham de promover a realização e a veiculação de pesquisas, testes pré-eleitorais, enquetes, por qualquer meio, ainda que por meros comentários, sem que assegurem da existência regular e prévio registro na Justiça eleitoral, bem como que se abstenham da divulgação de pesquisas em tese, fraudulentas.
REQUISITA ainda ao veículo de comunicação, o envio à promotoria Eleitoral, de toda eventual pesquisa que lhe for apresentada para divulgação, sem o devido registro ou que tenham a aparência de fraude.
Confira na íntegra o teor do documento: 

quinta-feira, 2 de junho de 2016

Deputado Federal Zé Silva é homenageado em Campina Verde com o título de Cidadão Campinaverdense

O deputado federal Zé Silva foi homenageado pela Câmara Municipal de Campina Verde com o título de cidadão Campinaverdense.

A entrega da homenagem de autoria do vereador Mário Machaim Franco aconteceu no último dia  26, em sessão solene na sede do legislativo.


Quando apresentou o Projeto de Decreto Legislativo na Câmara Municipal, o vereador Mário Machaim justificou a homenagem destacando o trabalho do deputado Zé Silva junto à população e pelo seu excelente desempenho e dedicação como parlamentar.

Na ocasião o Projeto de Decreto Legislativo recebeu aprovação unanime dos vereadores.


 

Além dos vereadores,  marcaram presença também na solenidade, demais autoridades, como o ex-prefeito Fradique Gurita, o ex-prefeito e Presidente do Sindicato Rural, Aluízio Rezende, o diretor do Sindicato Rural, Uander Leonel "Baiano", colaboradores e amigos do homenageado, da cidade de Iturama e funcionários da EMATER de outras localidades. 
O Deputado Federal, José Silva Soares, conhecido como "Zé Silva" (SD/MG), 52 anos, é natural de Iturama, é engenheiro agrônomo e  extensionista rural, com curso MBA pela Fundação Getúlio Vargas e especializações em Piscicultura, Solos e Meio Ambiente.  Presidiu a Emater-MG - Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais de 2003 a 2010, período em que participou da equipe de formulação do Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI), foi o gestor do Programa Minas Sem Fome, membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Minas Gerais e membro do Conselho Estadual de Política Agrícola. 
Em 2005 foi eleito Presidente da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural – Asbraer, onde atuou até 2010, liderando um amplo movimento nacional de renovação das diretrizes e gestão da ATER - Assistência Técnica e Extensão Rural. Para intercâmbio de conhecimentos e práticas extensionistas, organizou para lideranças da Extensão e parlamentares ligados ao setor viagens de missões técnicas à França, Itália, Portugal, Algarve, Luxemburgo, Bélgica, Chile, Argentina e Peru.
Participou da gestão do Governo de Minas como Secretário de Estado Trabalho e Emprego, de fevereiro de 2013 a dezembro de 2013. Em 2014, foi nomeado Secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, quando organizou e liderou a construção coletiva do Planejamento estratégico da Agropecuária Mineira, com horizonte de 2015 a 2030.
Deputado  federal  pelo Solidariedade/MG, e presidente estadual do Partido em Minas, Zé Silva está em seu segundo mandato e defende uma transformação social a partir de investimentos, tecnologias, conhecimentos e garantia de direitos sociais no campo, com foco na Agricultura Familiar, na Assistência Técnica e Extensão Rural e no desenvolvimento sustentável dos pequenos e médios municípios brasileiros que, em sua maioria, tem a economia agrícola como base de sua sustentação. 
Zé Silva foi o idealizador e primeiro presidente da Subcomissão de Agricultura Familiar e Extensão Rural da Câmara dos Deputados. Atua nas Comissões de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Comissão de Finanças e Tributação e Comissão de Meio Ambiente e ainda na Comissão de  Educação. É membro atuante da Frente Parlamentar de Agropecuária (FPA) e presidente da Frente Parlamentar da Extensão Rural.  
Atendendo solicitação do Presidente do Legislativo, vereador João Batista Barbosa, a entrega do Titulo de Cidadania Campinaverdense ao deputado foi feita pelo autor do Projeto de Decreto Legislativo, vereador Mário Machaim. 
O vereador Alan Borges (SD) que também participou da solenidade, fez a entrega de um quadro ao homenageado. 
Também foi homenageada a esposa do deputado Zé Silva, Marinalva Soares com um ramalhete de flores que foi entregue por Fabiana Ferreira Machaim Franco.
Confira nos áudios abaixo o pronunciamento do vereador Mário Machaim e do homenageado, Deputado Federal, Zé Silva.
Confira todas as fotos do evento na página do Blog Notícias Campina Verde no Facebook.


quarta-feira, 1 de junho de 2016

Campina Verde - Com média de 37,517 kg/dia, “BUZINA” é a campeã do torneio leiteiro da 45ª Expoverde


O animal “Buzina” foi a grande campeã do Torneio Leiteiro da 45º Exposição Agropecuária de Campina Verde - EXPOVERDE.
“Buzina” é de propriedade do criador Creone e teve uma média diária de 37,517 quilos de leite durante o torneio, na categoria aberta. 

A edição do Torneio Leiteiro da 45ª EXPOVERDE contou com a participação de 17 animais pertencentes a 9 criadores.
Como prêmio, além de troféu e brindes os criadores receberam ainda um banho de leite resfriado. 
Já na categoria GIR a campeã foi o animal "Graziela" de propriedade de Teotônio Duarte que teve uma média diária de 17,726 quilos de leite durante o torneio e na categoria JERSEY a média de leite diária foi de 23,302 quilos, consagrando campeã o animal "Bordada" de propriedade do criador Maycon.

Marcaram presença no encerramento do Torneio, diretores da Agroverde, participantes e seus familiares, patrocinadores e o Presidente e Tesoureiro do Sindicato Rural, Aluízio Rezende e Uander Leonel "Baiano". 
O Presidente do Sindicato Rural, Aluízio Rezende falou sobre a importância do Torneio Leiteiro salientando que é uma forma de mostrar aos produtores, e ao público em geral, a importância do leite e o melhoramento genético das raças, além da interação de fatores como: genética, nutrição, condições ideais de manejo e conforto que permitem a expressão da máxima eficiência biológica na conversão de nutrientes consumidos em leite. 
Para ele, o resgate do Torneio Leiteiro, durante a realização da EXPOVERDE veio somar ao brilho e ao sucesso da festa. 
O Torneio Leiteiro da 45ª EXPOVERDE foi organizado pelo Sindicato Rural de Campina Verde, através do diretor, Aluízio Rezende e dos funcionários, Joelma Monteiro, Bruno Queiroz, em parceria com a Cooperativa Agroverde.


Acompanhe na página do Blog de Notícias Campina Verde, no Facebook todas as fotos do Torneio Leiteiro da 45ª EXPOVERDE.