sábado, 30 de janeiro de 2016

Polícia Militar apreende celular com preso em Campina Verde que ligava para suspeito em Planura

A Polícia Militar de Planura abordou na tarde desta sexta-feira (29) uma motocicleta em que seu condutor e seu passageiro apresentavam atitudes suspeitas. Os dois, segundo o soldado Alexandre, são pessoas conhecidas na cidade por terem passagens por tráfico e outro por homicídio. Eles estavam em uma moto Yamaha.
Durante a averiguação, os militares descobriram que os mesmos não portavam os documentos do veículo. Além disso, o condutor não possui CNH. Diante da situação, a moto foi recolhida.
Mas foi aí que os problemas desses indivíduos apenas haviam começado. Durante a lavratura da ocorrência, o celular de um desses indivíduos tocou e seu proprietário tentou disfarçar. Nesse instante – com tirocínio apurado – o militar pegou esse telefone e encontrou dentro dele diversas fotos do Forum de Frutal. Haviam imagens da parte externa e interna do prédio.
Aos militares, o proprietário informou que fez as imagens por achar que o prédio havia ficado “bonito”. “Achamos por bem fazer o recolhimento desse celular e durante o registro desse BO, um número passou a ligar constantemente e eu, então, atendi essa ligação e do outro lado havia uma pessoa que disse se chamar Juscelino”.
Juscelino, informa o policial, está preso na cidade de Campina Verde desde o mês de maio do ano passado acusado de envolvimento com tráfico de drogas quando foram apreendidos seis quilos de maconha em Planura. “E esse Juscelino é um dos suspeitos”.
interior da cadeia de Campina Verde
Sem saber que falava com um policial militar, Juscelino, preso em Campina Verde, de dentro da cadeia, questionou se “já tinha feito os ‘corre’ e ele não percebeu minha voz e eu disse que os ‘corre’ iria ser feito hoje”.Imagem do interior da cadeia de Campina Verde.
Após a conversa, soldado Alexandre fez contato com a Polícia Militar da cidade de Campina Verde repassando todas essas informações. “Nisso, os militares foram a cadeia pública de Campina Verde – na cela em que estava preso Juscelino – o mesmo foi flagrado com celular na mão. Ele estava retornando a ligação para o mesmo telefone”.
A Polícia Militar aponta que Juscelino é considerado de alta periculosidade e foi morador da cidade de Planura “e vai ficar mais um tempo preso por esse crime graças às informações que a gente obteve”.
Fonte: Portal Alô Frutal

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Veículo carregado de agrotóxico é apreendido na MG-497

Na Rodovia MG-497, Km 246 a equipe da Polícia Militar Rodoviária composta pelos militares, Sgt Araújo e Sgt Cardoso, abordou um veículo FIAT/Línea o qual encontrava-se carregado de agrotóxico e alguns materiais eletrônicos oriundos do Paraguai. 
O veículo apreendido bem como o condutor foi conduzido até a autoridade policial para as demais providências.
Foram apreendidos os seguintes materiais: 432 pacotes de aproximadamente um quilo cada um de defensivo agrícola "benzoato", 10 calculadoras científicas CASIO, 5 carregadores para pilhas SONY, 6 telefones celulares BLU TANK ll, 2 barbeadores PANASONIC, 1 máquina de cortar cabelo WAHL, 1 frasco de perfume JEAN PAUL, 2 repetidores de sinal WI-FI TP LINK, 1 tela TOUCH BLU, 60 Pen-drives de 8Gb, 30 Pen-drives de  16 Gb, 30 Pen-drives de 4Gb, 1 Imã que era utilizado para ativação do rádio comunicador do veículo.




terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Dengue: Campanha é lançada pela Câmara Municipal de Campina Verde

Campina Verde - O Presidente da Câmara Municipal, vereador João Batista Barbosa confirmou, na manhã desta terça-feira, o lançamento pelo Poder Legislativo da campanha institucional “Dengue: Vote Contra”. A campanha será realizada através de mensagens publicitárias nos meios de comunicação, especialmente nas redes sociais com o objetivo de auxiliar o trabalho de conscientização junto aos moradores da cidade na redução dos focos do mosquito transmissor da dengue e de outras doenças.
Além desta ação, o Presidente do Legislativo expediu Requerimento endereçado à Secretaria Municipal de Saúde, assinado pelos demais vereadores, Alan Borges de Oliveira, Marcos Roberto Ferreira de Almeida, Mário Machaim Franco, João Silva Filho e Olívia Maria Nahass Franco de Sousa, solicitando informações sobre a situação atual da dengue no município (quantas notificações nos últimos 6 meses, quantas confirmações) bem como sobre as medidas que estão sendo tomadas, na prevenção e no combate para evitar a proliferação do mosquito e consequentemente contribuir na redução dos casos de dengue.
“A participação da Secretaria Municipal de Saúde, através do Setor de Vigilância Epidemiológica é muito importante, mas não podemos ficar inertes também frente à situação, já que estamos em período muito propício à proliferação do mosquito causador da doença. Portanto, a Câmara Municipal deu início à Campanha para ajudar o Poder Público Municipal na conscientização da população que é a peça fundamental de controle da doença”, ressalta o Presidente do Legislativo, vereador João Batista Barbosa.
Segundo o Presidente, a campanha institucional do poder legislativo representa apenas uma das medidas adotadas para contribuir na redução dos casos de dengue em Campina Verde, “dentro das atribuições constitucionais da Câmara Municipal”. A mensagem publicitária da casa pede aos moradores que elimine todo e qualquer objeto com água parada em suas residências, além de manter limpas as vias públicas da cidade. A campanha, cuja frase de apoio é “Vamos ganhar do mosquito por unanimidade” e “DENGUE Vote Contra”, serão divulgadas em meios de comunicação, dentre elas em redes sociais e em outros materiais de divulgação institucional do poder legislativo.
Paralelo à campanha institucional, os vereadores vão ampliar o número de proposições voltadas à prevenção e ao enfrentamento da doença, inclusive com a convocação do secretário de Saúde e representantes da Vigilância Epidemiológica da Prefeitura, caso necessário, além de realizar reuniões com representantes de bairros da cidade e de demais segmentos representativos da comunidade.

“A população pode estar certa de que o Poder Legislativo vai atuar com o objetivo de diminuir os reflexos negativos da doença na cidade, respeitando, obviamente, as suas atribuições regimentais e constitucionais” – afirma o Presidente do Legislativo, vereador João Batista Barbosa.

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Tribunal Superior Eleitoral divulga resolução que disciplina o limite de gastos para os cargos de vereador e prefeito nas eleições municipais de 2016

Agora é Lei e estão limitados os gastos com campanha de Prefeito e Vereador

Veja os valores máximos para Campina Verde e demais municípios de Minas Gerais (clik na imagem abaixo para ampliar)


O Tribunal Superior Eleitoral divulgou Resolução com o detalhamento dos limites de gastos para os cargos de vereador e prefeito nas eleições municipais deste ano. A partir de agora, com as alterações promovidas pela Reforma Eleitoral 2015 (Lei 13.165), o teto máximo das despesas dos candidatos será definido com base nos maiores gastos declarados na eleição anterior.
De acordo com a norma, no primeiro turno do pleito para prefeito o limite será de 70% do maior gasto declarado para o cargo em 2012.
A norma foi disciplinada pela Resolução TSE 23.459, de 15.12.2015.
A norma diz ainda que nos municípios com até 10 mil eleitores, o limite de gastos será de R$ 100 mil para prefeito e de R$ 10 mil para vereador.
Nos municípios com mais de 10 mil eleitores, sempre que o cálculo do maior gasto declarado resultar em valor inferior ao patamar previsto para cada cargo.
No caso das campanhas eleitorais dos candidatos às eleições para vereador, o limite de gastos também será de 70% do maior valor declarado na última eleição.
Mas atenção: Os valores serão atualizados monetariamente de acordo com a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), tendo como base o período de outubro de 2012 a junho de 2016. Os valores corrigidos serão divulgados por ato editado pelo presidente do TSE, cuja publicação deverá ocorrer até o dia 20 de julho do ano da eleição.
As tabelas com os valores por município estão anexadas na Resolução 23.459.
Acompanhe no link abaixo o teor da resolução e as tabelas para todos os municípios brasileiros:

Vereadores são detidos em operação do Gaeco na cidade de Centralina/MG
Operação cumpre três mandados de prisão de vereadores investigados

Três vereadores de Centralina, no Triângulo Mineiro, foram presos na manhã desta terça-feira (19) durante a operação “Viagem Fantasma”, suspeitos de desvio de dinheiro. A ação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado - Unidade Regional de Uberlândia (Gaeco) foi para desmontar um esquema de associação criminosa, peculato e lavagem de dinheiro.
Operação viagem fantasma em Centralina  (Foto: Leandro Moreira/G1)Foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão, inclusive nas instalações da Câmara Municipal de Centralina, de onde recolheram computadores e documentos. Segundo o promotor de Justiça Marcos Vinícius Ribeiro Cunha, foram conduzidos os Legislativos Eurípides Batista Ferreira, o Baianinho (Pros), Hélio Matias (PSL) e Carla Rúbia do (SDD). A imprensa ainda não conseguiu ouvir representantes da Câmara Municipal até a publicação desta matéria.
Conforme nota à imprensa, o Gaeco informou que os vereadores foram investigados por “recebimento de diárias de viagens que na realidade nunca aconteceram, bem como o desvio de dinheiro público cometido por alguns vereadores e servidores da Câmara".
De acordo com o promotor, os vereadores ficam presos preventivamente no Presídio Professor Jacy de Assis e os materiais apreendidos serão encaminhados ao Gaeco em Uberlândia para análise.
A operação envolveu 40 policiais militares e dez viaturas. A assessoria de comunicação do Ministério Público disse por e-mail que provavelmente o promotor não vai atender a imprensa nesta terça-feira (19), somente depois das investigações. São, ao todo, seis investigações em curso envolvendo desvios de recursos públicos por vereadores e servidores da Câmara Municipal de Centralina.
Com informações e foto: G1/Triângulo Mineiro


domingo, 17 de janeiro de 2016

Campina Verde: Acidente tira a vida de 05 pessoas da mesma família na MG 497


Um acidente ocorrido por volta das 18:15hs deste sábado (16/01) na MG-497, km 204 a cerca de 4 km do distrito de Honorópolis sentido a cidade de Campina Verde, envolvendo um veiculo de passeio e uma carreta tirou a vida de 05 pessoas, sendo, 03 adultos e 02 crianças. De acordo com informações preliminares, todos seriam de uma mesma família e estavam no veículo de passeio, VW GOL, placas HDB-4929 da cidade de Iturama/MG. Ainda no veículo GOL estava Luiz Felipe Silva Macedo, que sobreviveu e foi socorrido para esta cidade e posteriormente transferido. 
De acordo com informações repassadas pela Polícia Militar Rodoviária o acidente foi provocado possivelmente por uma ultrapassagem mal sucedia, ocasionando uma colisão frontal entre o veiculo GOL que seguia sentido Honoropolis à Campina Verde e uma carreta VOLVO com reboque que seguia sentido contrario.  
Morreram no local: Mãe e filhas (nas fotos), sendo: Claudia Cândida Oliveira, as crianças: Priscila Oliveira Macedo, 02 anos e Pietra Oliveira Macedo, 03 anos, Adriano Rosa Moreira, 40 anos, sua esposa Maria Helena da Silva.
Luiz Felipe Silva Macedo, 22 anos que sobreviveu é o pai das crianças e esposo de Claudia.
A equipe do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e Militar Rodoviária e a perícia estiveram no local e as causas do acidente serão divulgadas posteriormente.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Crocodilo de Campina Verde, que viveu há 90 milhões de anos, é exposto pela primeira vez

Fonte: Estado de Minas

Esqueleto e escultura fazem parte de exposição, a partir desta sexta-feira, na Universidade Federal do Triângulo Mineiro, em Uberaba. Nova espécie, única no mundo, pode ter sido descoberta na mesma região
Luís Adolfo/UFTM
Luís Adolfo/UFTM
Visitantes do Complexo Cultural e Científico de Peirópolis, da Universidade Federal do Triângulo Mineiro – CCCP/UFTM, poderão observar um espécime que habitou a região há cerca de 90 milhões de anos. A partir desta sexta-feira, a exposição conta com a reconstituição do esqueleto do menor crocodilo do Brasil e, ainda, uma representação esculpida em tamanho real utilizando materiais como resinas e massa para modelar.
Descoberto ao acaso em 2009, o Campinasuchus dinizi, mais conhecido como crocodilo de Campina Verde, é uma espécie que habitava a Região do Triângulo Mineiro. Os primeiros fósseis deste crocodilo foram descobertos na fazenda Três Antas, localizada no município de Campina Verde e as escavações na região continuaram até outubro de 2014. Esta é a primeira vez que os fósseis originais do Campinasuchus estão expostos ao público.
No local, centenas de fósseis desta espécie, até então desconhecida da ciência, foram encontrados. De acordo com o geólogo Luiz Carlos Borges Ribeiro, a quantidade, grau de preservação e o número de fósseis encontrados na região são notáveis. Alguns exemplares traziam esqueletos quase completos, contendo crânio, vértebras, patas e cauda.
“A cada nova escavação no Sítio Três Antas novos espécimes são trazidos à luz da ciência. Além de Campinasuchus, há a possibilidade de outra espécie, única no mundo, descoberta em julho de 2014. São atribuídos também a este sítio paleontológico, excepcionais exemplares de peixes, fósseis de dinossauros e ovos de crocodilomorfos”, disse o geólogo.
O novo espécime mede 1,8 metro de comprimento e, diferente dos jacarés e crocodilos atuais que sempre estão próximos aos rios e lagos, o crocodilo de Campina Verde vivia essencialmente em terra firme. Ele possuía patas longas e retas e cauda cilíndrica curta, inadequada para nadar. Além disso, a espécie tinha poucas placas ósseas compondo a couraça, o que o tornava leve e ágil.
Luís Adolfo/UFTM
Rodolfo Nogueira faz a reconstituição com base nas pesquisas e análise das características da espécie
O trabalho de elaboração das ilustrações e esculturas das espécies descobertas pelo CCCP/UFTM é feito pelo paleoartista Rodolfo Nogueira. Graduado em desenho industrial pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho – UNESP, ele desenvolveu uma metodologia científica para reconstruir animais extintos utilizando conceitos e suportes do design aplicados à paleontologia e arqueologia.
A produção artística é feita em parceria com os pesquisadores que, ao analisar os fósseis, orientam sobre as características da espécie. De acordo com o especialista, o processo de criação é dividido em quatro etapas: na primeira reúnem-se todas as informações necessárias para imaginar como foi aquele animal, os fósseis são analisados, vários artigos científicos são pesquisados e há discussões com os paleontólogos; em um segundo momento, é feita a ilustração do esqueleto digitalmente em 3D, nesta etapa a forma dos ossos é observada e comparada com animais atuais, tornando possível reconstituir a musculatura; na terceira etapa reconstrói-se a aparência em vida do animal, pele, textura e cores e por fim o ambiente onde ele viveu.

terça-feira, 12 de janeiro de 2016

CAMPINA VERDEFesta lindíssima de Formatura da Creche Divino Pai Eterno 

Fotos: Thamires Maia




A Creche "Divino Pai Eterno" realizou no mês de dezembro um momento muito especial para os alunos. Foi a Formatura da Primeira turma de alunos da Educação Infantil. 
Para eles esta etapa não é o fim, mas o principio de uma longa caminhada cheia de sonhos e conquistas.
À princípio foi prestada uma homenagem aos grandes fundadores da creche, Irmã Luísa, Padre João Carneiro Saraiva, Irmã Ana Alves Rocha, Ana Luciana de Oliveira e Maria de Lourdes Prata Vidal Rezende, os quais no ano de 1976 tiveram coragem e determinação, contribuindo na edificação de um mundo melhor e humanitário. Irmã Luísa que esteve na coordenação desde a criação da entidade até o seu último dia de vida, quando veio a falecer em fevereiro de 2013, administrando dentro do princípio da fé e do amor. 

A solenidade de formatura contou com a presença de diversas pessoas, dentre elas, representantes de entidades e de demais segmentos da comunidade, tendo como anfitriões o Presidente da Creche "Divino Pai Eterno", o advogado, Dr. Jairon Dias Pereira e sua esposa, Gláucia Macedo Costa Faria tendo ocorrido nas dependências da entidade e contou com uma belíssima e impecável ornamentação que abrilhantou a cerimônia alegre e colorida, com a participação de todos os alunos, ex-alunos, diretora, professoras e demais membros da comunidade escolar. 

Na solenidade, os pequenos Doutores do ABC entraram com a Professora Franciella Nunes da Silva, acompanhados pelos pais ou responsáveis e o juramento foi feito pelo formando Eduardo, juntamente com os demais colegas comprometendo-se a trilhar sua formação escolar com entusiasmo e dedicação.
O ponto máximo da festa foi a valsa, dançada pelos formandos com seus pares, ao som de Danúbio Azul, além disso, houve apresentação dos demais alunos da entidade em homenagem aos formandos.

As estrelas da noite prestaram homenagem aos pais, Professores e demais pessoas da comunidade que colaboraram com o evento, seja através da organização ou através de patrocínios. 
Também foram homenageados pela professora, Franciella, pela madrinha, por familiares e através de filmagens produzidas das crianças durante o ano letivo, além da presença do Papai Noel que chegou alegrando a  todos
A educação infantil consiste no ensinamento até seis anos de idade de uma criança. Neste período, as crianças são estimuladas, através de atividades lúdicas e jogos, a exercitar suas capacidades motoras e cognitivas, fazendo grandes descobertas e iniciando o processo de alfabetização.

O Presidente da Creche "Divino Pai Eterno", Jairon Dias Pereira encerrou a solenidade fazendo um agradecimento especial aos formandos da primeira turma de alunos, aos demais alunos e todos os membros da comunidade escolar. Falou sobre a organização do evento que consagra a importância da educação e do trabalho desenvolvido pela entidade, agradecendo ainda todos os membros da diretoria e demais pessoas da comunidade que são parceiros da entidade e salientou o trabalho desenvolvido em sua gestão, citando inicialmente uma frase do escritor e poeta francês, Vitor Hugo.

Acompanhe abaixo:
"O futuro tem muitos nomes. Para os fracos, é inatingível. Para os temerosos, o desconhecido. Para os corajosos, a oportunidade.
Permitam-me falar um pouquinho do nosso trabalho a frente dessa instituição. Deus quis que muitas coisas boas viesse acontecer na nossa gestão. 
Tivemos a oportunidade de promover todas as reformas necessárias em nossas instalações. Fizemos saída de emergência, trocamos o piso, pintamos o prédio, trocamos a parte hidráulica e elétrica, construímos uma recepção, melhoramos a horta, colocamos câmaras de segurança em todos os setores da creche, adquirimos um veículo, uniformes para os alunos, colocamos ar-condicionado e televisão nas salas de aulas e ajustamos os salários dos nossos colaboradores. Contamos com uma equipe de profissionais de alta competência. E todas essas realizações foram possíveis, graças aos nossos doadores. 
E tudo que fizemos e estamos fazendo é para melhor acolher nossas crianças.
Hoje é um dia muito feliz e muito importante para a Creche "Divino Pai Eterno" e para todos nós, pois, depois de 40 anos de existência desta instituição, é a primeira vez que estamos realizando a nossa festa de formatura.
Também não posso deixar de citar aqui, neste dia tão cheio de alegria para esta casa, que todo trabalho teve início pela saudosa Irmã Luísa.
Quero me dirigir às nossas professoras para agradecer cada uma, pela paciência, carinho e dedicação nesta etapa tão importante na vida destas crianças.
- Meus queridos formandos, vocês brilharam como estrelinhas durante este ano e agora chegou o momento de ganharem seus prêmios: um bonito diploma de educação infantil.
Isso significa que já cresceram mais um pouquinho e que agora vão partir para um mundo de meninos e meninas maiores e muitas coisas novas irão acontecer.
Serão outros estudos, outras brincadeiras e outros professores e novas responsabilidades, mas a lembrança de vocês, de suas risadas, de seus olhares brilhantes e brincadeiras vão viver sempre em nossos corações.
Gostaríamos que vocês nunca se esquecessem de tudo o que construímos juntos aqui, a amizade, o companheirismo, a lealdade, a verdade, o carinho, o perdão e o amor.
Também não esqueçam que estudar é importante e que cuidar da natureza, dos animais e da nossa terra é uma coisa da qual nunca podemos esquecer.
Não esqueçam ainda de amar a Deus, ao próximo, aos pais e que cuidas das pessoas mais velhas é uma tarefa importante para um mundo melhor.
Que as sementinhas que foram plantadas nos corações de cada um de vocês venham crescer, dar flores e formar um jardim de paz e esperança.
- Queridos pais, sintam-se orgulhosos de seus filhos, eles subiram o primeiro degrau. Cabe a vocês continuar incentivando-os e que continuem firmes na longa caminhada que se inicia.
Lembrem-se que a família, seja ela como for constituída, é o lugar mais importante para uma criança.
Nosso coração se abre para acolher e guardá-los todos, afinal vocês são partes de nossas vidas. Obrigado e o nosso grande abraço a todos vocês."
Jairon Dias Pereira

** Todas as fotos do evento na página do Blog Notícias Campina Verde no Facebook
(https://www.facebook.com/Blog-Not%C3%ADcias-Campina-Verde-217272705105206/)


terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Campina Verde - Toma posse a nova mesa diretora da Câmara Municipal de Campina Verde 
 A cerimônia de posse da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal aconteceu no sábado (02/01) no Parque de Exposições "Ítalo Manna", no distrito de Honorópolis, a pedido do presidente eleito, vereador João Batista Barbosa.
A cerimônia muito prestigiada contou com a presença de mais de 1.000 pessoas, entre elas, autoridades, amigos e familiares dos vereadores empossados, que lotaram o recinto de festas do Parque de Exposições. 

Foram empossados os novos membros da mesa diretora para o exercício de 2016, os vereadores, João Batista Barbosa – Presidente; Alan Borges de Oliveira – Vice Presidente; Marcos Roberto Ferreira de Almeida – Secretário e Mário Machaim Franco – Tesoureiro.

Além dos vereadores empossados, compareceram os vereadores, Isaias Geraldo Nunes Neto (ex-Presidente), João Silva Filho, Olívia Maria Nahass Franco de Sousa e Cláudio Antônio Borges Souza.

O Presidente empossado, vereador João Batista Barbosa em seu pronunciamento fez agradecimentos especiais aos moradores do distrito de Honorópolis, às autoridades que compareceram, entre elas, o prefeito municipal, Reinaldo Assunção Tannús, o ex-deputado Zé Maia, o ex-prefeito Fradique Gurita (presidente do seu partido PSDB), autoridades da cidade de Iturama que também marcaram presença, aos servidores da Câmara Municipal, aos seus familiares e aos demais, nominando-os cada um deles que marcaram presença.

Ele agradeceu ainda nominalmente os vereadores que o elegerem, além de ressaltar e agradecer a parceria e colaboração de seus amigos para a realização da festa de posse, o que resultou em custo zero para os cofres do Legislativo.
Batista falou da responsabilidade da sua função e finalizou agradecendo mais uma vez a grande quantidade de pessoas que prestigiaram pelo momento da posse, declarando que seus agradecimentos a cada um que compareceu será em forma de trabalho no Legislativo.
Após a cerimônia de posse, foi servido um jantar a todos que compareceram e ainda a realização de um animado show com a dupla Divino (Alto Astral) e Hélio Freitas. 

Confira na sequencia os pronunciamentos do ex-Presidente do Legislativo, Vereador Isaías Neto, da Madre Judith e do Presidente empossado, Vereador João Batista Barbosa e em seguida todas as fotos do evento:
Com fotos: Gonçalo Paula